"Procura-se escravo. Gratifica-se a quem encontrar": a publicidade a serviço da escravidão no Jornal O Parahybuna (1838-1839)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos de Araújo Rios, Ricardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: dos Santos Franco, Marina, Ribeiro Ferreira Rosa, Márcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/68039
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de mapear e compreender as peças publicitárias que envolvem escravidão e que foram veiculadas na imprensa de Barbacena (MG), especificamente no jornal O Parahybuna, em 1837 e 1838. Este foi o primeiro periódico da cidade e, mesmo de duração efêmera, trata-se de importante documento histórico para compreender a publicidade na cidade. O interesse da pesquisa está em mapear e descrever as peças comerciais descritas anteriormente e analisar os consequentes imaginários sociodiscursivos, em uma dimensão sociohistórica. O percurso teórico está alicerçado nos conceitos de ethos para Amossy (2008) e Charaudeau (2008). Paralelamente, investiga-se a questão estética da publicidade brasileira no Século XIX.
id UFSM-4_99e783ee12e32526c7defbe908a06757
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/68039
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling "Procura-se escravo. Gratifica-se a quem encontrar": a publicidade a serviço da escravidão no Jornal O Parahybuna (1838-1839)O presente artigo tem o objetivo de mapear e compreender as peças publicitárias que envolvem escravidão e que foram veiculadas na imprensa de Barbacena (MG), especificamente no jornal O Parahybuna, em 1837 e 1838. Este foi o primeiro periódico da cidade e, mesmo de duração efêmera, trata-se de importante documento histórico para compreender a publicidade na cidade. O interesse da pesquisa está em mapear e descrever as peças comerciais descritas anteriormente e analisar os consequentes imaginários sociodiscursivos, em uma dimensão sociohistórica. O percurso teórico está alicerçado nos conceitos de ethos para Amossy (2008) e Charaudeau (2008). Paralelamente, investiga-se a questão estética da publicidade brasileira no Século XIX.Universidade Federal de Santa Maria2022-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/68039Cadernos de Comunicação; v. 25 n. 3 (2021); 172316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/68039/45917Copyright (c) 2022 Cadernos de Comunicaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatos de Araújo Rios, Ricardodos Santos Franco, MarinaRibeiro Ferreira Rosa, Márcio2022-01-31T14:47:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/68039Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2022-01-31T14:47:23Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv "Procura-se escravo. Gratifica-se a quem encontrar": a publicidade a serviço da escravidão no Jornal O Parahybuna (1838-1839)
title "Procura-se escravo. Gratifica-se a quem encontrar": a publicidade a serviço da escravidão no Jornal O Parahybuna (1838-1839)
spellingShingle "Procura-se escravo. Gratifica-se a quem encontrar": a publicidade a serviço da escravidão no Jornal O Parahybuna (1838-1839)
Matos de Araújo Rios, Ricardo
title_short "Procura-se escravo. Gratifica-se a quem encontrar": a publicidade a serviço da escravidão no Jornal O Parahybuna (1838-1839)
title_full "Procura-se escravo. Gratifica-se a quem encontrar": a publicidade a serviço da escravidão no Jornal O Parahybuna (1838-1839)
title_fullStr "Procura-se escravo. Gratifica-se a quem encontrar": a publicidade a serviço da escravidão no Jornal O Parahybuna (1838-1839)
title_full_unstemmed "Procura-se escravo. Gratifica-se a quem encontrar": a publicidade a serviço da escravidão no Jornal O Parahybuna (1838-1839)
title_sort "Procura-se escravo. Gratifica-se a quem encontrar": a publicidade a serviço da escravidão no Jornal O Parahybuna (1838-1839)
author Matos de Araújo Rios, Ricardo
author_facet Matos de Araújo Rios, Ricardo
dos Santos Franco, Marina
Ribeiro Ferreira Rosa, Márcio
author_role author
author2 dos Santos Franco, Marina
Ribeiro Ferreira Rosa, Márcio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos de Araújo Rios, Ricardo
dos Santos Franco, Marina
Ribeiro Ferreira Rosa, Márcio
description O presente artigo tem o objetivo de mapear e compreender as peças publicitárias que envolvem escravidão e que foram veiculadas na imprensa de Barbacena (MG), especificamente no jornal O Parahybuna, em 1837 e 1838. Este foi o primeiro periódico da cidade e, mesmo de duração efêmera, trata-se de importante documento histórico para compreender a publicidade na cidade. O interesse da pesquisa está em mapear e descrever as peças comerciais descritas anteriormente e analisar os consequentes imaginários sociodiscursivos, em uma dimensão sociohistórica. O percurso teórico está alicerçado nos conceitos de ethos para Amossy (2008) e Charaudeau (2008). Paralelamente, investiga-se a questão estética da publicidade brasileira no Século XIX.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/68039
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/68039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/68039/45917
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos de Comunicação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos de Comunicação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 25 n. 3 (2021); 17
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1809464000245661696