Relações públicas digitais: estratégias organizacionais na comunicação de crise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jones
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Durante, Juliana Baggattini, Viegas, Sérgio Tadeu Fraga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/31881
Resumo: Diante do aumento da repercussão de crises potencializada pelas mídias digitais, percebe-se cada vez mais a importância do papel das relações públicas e a necessidade de um plano de comunicação de crise no âmbito das organizações. Diante disso, este estudo visa identificar as estratégias empreendidas em páginas no Facebook pelas seguintes organizações: Instituto Evangélico de Novo Hamburgo (IENH), Snickers Brasil e United Airlines, diante de crises em que se envolveram e repercutiram a partir da ambiência digital. O aporte teórico do estudo tem como base as noções de crise e comunicação de crise (FORNI, 2008, 2015; FINK, 2002), relações públicas (GRUNIG, 2009) e estratégias (PÉREZ, 2012). Para articular a teoria com o corpus de pesquisa, o procedimento metodológico utilizado consiste numa triangulação de métodos e técnicas, combinando pesquisa bibliográfica (LAKATOS, 1992), observação encoberta não participativa (JOHNSON, 2010), além da descrição, análise e comparação das estratégias de comunicação no contexto de crise (MACHADO, 2016; TERRA, 2010).
id UFSM-4_c9f4dbf7306048b40b642bf0b264278b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31881
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling Relações públicas digitais: estratégias organizacionais na comunicação de criseDiante do aumento da repercussão de crises potencializada pelas mídias digitais, percebe-se cada vez mais a importância do papel das relações públicas e a necessidade de um plano de comunicação de crise no âmbito das organizações. Diante disso, este estudo visa identificar as estratégias empreendidas em páginas no Facebook pelas seguintes organizações: Instituto Evangélico de Novo Hamburgo (IENH), Snickers Brasil e United Airlines, diante de crises em que se envolveram e repercutiram a partir da ambiência digital. O aporte teórico do estudo tem como base as noções de crise e comunicação de crise (FORNI, 2008, 2015; FINK, 2002), relações públicas (GRUNIG, 2009) e estratégias (PÉREZ, 2012). Para articular a teoria com o corpus de pesquisa, o procedimento metodológico utilizado consiste numa triangulação de métodos e técnicas, combinando pesquisa bibliográfica (LAKATOS, 1992), observação encoberta não participativa (JOHNSON, 2010), além da descrição, análise e comparação das estratégias de comunicação no contexto de crise (MACHADO, 2016; TERRA, 2010).Universidade Federal de Santa Maria2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/3188110.5902/2316882X31881Cadernos de Comunicação; v. 23 n. 3 (2019)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/31881/pdfCopyright (c) 2020 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, JonesDurante, Juliana BaggattiniViegas, Sérgio Tadeu Fraga2020-12-09T20:25:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31881Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:48Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações públicas digitais: estratégias organizacionais na comunicação de crise
title Relações públicas digitais: estratégias organizacionais na comunicação de crise
spellingShingle Relações públicas digitais: estratégias organizacionais na comunicação de crise
Machado, Jones
title_short Relações públicas digitais: estratégias organizacionais na comunicação de crise
title_full Relações públicas digitais: estratégias organizacionais na comunicação de crise
title_fullStr Relações públicas digitais: estratégias organizacionais na comunicação de crise
title_full_unstemmed Relações públicas digitais: estratégias organizacionais na comunicação de crise
title_sort Relações públicas digitais: estratégias organizacionais na comunicação de crise
author Machado, Jones
author_facet Machado, Jones
Durante, Juliana Baggattini
Viegas, Sérgio Tadeu Fraga
author_role author
author2 Durante, Juliana Baggattini
Viegas, Sérgio Tadeu Fraga
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Jones
Durante, Juliana Baggattini
Viegas, Sérgio Tadeu Fraga
description Diante do aumento da repercussão de crises potencializada pelas mídias digitais, percebe-se cada vez mais a importância do papel das relações públicas e a necessidade de um plano de comunicação de crise no âmbito das organizações. Diante disso, este estudo visa identificar as estratégias empreendidas em páginas no Facebook pelas seguintes organizações: Instituto Evangélico de Novo Hamburgo (IENH), Snickers Brasil e United Airlines, diante de crises em que se envolveram e repercutiram a partir da ambiência digital. O aporte teórico do estudo tem como base as noções de crise e comunicação de crise (FORNI, 2008, 2015; FINK, 2002), relações públicas (GRUNIG, 2009) e estratégias (PÉREZ, 2012). Para articular a teoria com o corpus de pesquisa, o procedimento metodológico utilizado consiste numa triangulação de métodos e técnicas, combinando pesquisa bibliográfica (LAKATOS, 1992), observação encoberta não participativa (JOHNSON, 2010), além da descrição, análise e comparação das estratégias de comunicação no contexto de crise (MACHADO, 2016; TERRA, 2010).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/31881
10.5902/2316882X31881
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/31881
identifier_str_mv 10.5902/2316882X31881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/31881/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 23 n. 3 (2019)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1799950605228179456