Dona de casa ou dona de si? Um estudo sobre a representação feminina em produtos de limpeza e alimentício
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Comunicação (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/26662 |
Resumo: | Este artigo científico visa discutir a imagem do feminino, com base no percurso da mulher e suas conquistas na sociedade e no mercado de trabalho. Assim sendo, nosso objetivo principal é compreender o papel da mulher na publicidade, ou seja, a construção da identidade feminina em propagandas antigas e atuais, em anúncios publicitários de produtos de limpeza. Para análise, portanto, selecionamos cinco propagandas impressas desde os anos 50 até os anos 2000 atuais. Palavras-chave: Identidade Feminina; Dialogismo; Anúncio Publicitário. ¿Dona de casa o dueña de sí? Un estudio sobre la representación femenina en productos de limpieza y alimenticiosResumen: Este artículo científico pretende discutir la imagen de lo femenino, con base en el recorrido de la mujer y sus conquistas en la sociedad y en el mercado de trabajo. Así, nuestro objetivo principal es comprender el papel de la mujer en la publicidad, es decir, la construcción de la identidad femenina en propagandas antiguas y actuales, en anuncios publicitarios de productos de limpieza. Para análisis, por lo tanto, seleccionamos cinco propagandas impresas desde los años 50 hasta los años 2000.Palabras clave: Identidad Femenina; Dialogismo; Publicidad Publicitaria. Housewife or owner of you? A study on female representation in cleaning and food productsAbstract: The aim of this research is to discuss the female image based on the path of woman and their achievements in society and the labor market. Hence, our main objective is to comprehend the role of woman in publicity genre, in other words, the construction of female identity in former and current advertisements for cleaning products. For analysis, therefore, we selected five print advertisements from the50s to the 2000s. Keywords: Female identity; Dialogism; Advertisements; Publicity Genres. |
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Dona de casa ou dona de si? Um estudo sobre a representação feminina em produtos de limpeza e alimentícioEste artigo científico visa discutir a imagem do feminino, com base no percurso da mulher e suas conquistas na sociedade e no mercado de trabalho. Assim sendo, nosso objetivo principal é compreender o papel da mulher na publicidade, ou seja, a construção da identidade feminina em propagandas antigas e atuais, em anúncios publicitários de produtos de limpeza. Para análise, portanto, selecionamos cinco propagandas impressas desde os anos 50 até os anos 2000 atuais. Palavras-chave: Identidade Feminina; Dialogismo; Anúncio Publicitário. ¿Dona de casa o dueña de sí? Un estudio sobre la representación femenina en productos de limpieza y alimenticiosResumen: Este artículo científico pretende discutir la imagen de lo femenino, con base en el recorrido de la mujer y sus conquistas en la sociedad y en el mercado de trabajo. Así, nuestro objetivo principal es comprender el papel de la mujer en la publicidad, es decir, la construcción de la identidad femenina en propagandas antiguas y actuales, en anuncios publicitarios de productos de limpieza. Para análisis, por lo tanto, seleccionamos cinco propagandas impresas desde los años 50 hasta los años 2000.Palabras clave: Identidad Femenina; Dialogismo; Publicidad Publicitaria. Housewife or owner of you? A study on female representation in cleaning and food productsAbstract: The aim of this research is to discuss the female image based on the path of woman and their achievements in society and the labor market. Hence, our main objective is to comprehend the role of woman in publicity genre, in other words, the construction of female identity in former and current advertisements for cleaning products. For analysis, therefore, we selected five print advertisements from the50s to the 2000s. Keywords: Female identity; Dialogism; Advertisements; Publicity Genres.Universidade Federal de Santa Maria2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrevisão de literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/2666210.5902/2316882X26662Cadernos de Comunicação; v. 22 n. 1 (2018)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/26662/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDavid, Ricardo SantosDavid, Renato Santos2020-12-09T20:25:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26662Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:32Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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