Detecção de fungos patogênicos em sementes de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Flávia Elise Meneghini dos
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Sobrosa, Rita de Cassia, Costa, Ivan Francisco D., Corder, Maisa Pimentel Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Florestal (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/491
Resumo: A presença de fungos pode reduzir a capacidade germinativa de um lote de sementes, causar a morte de plântulas ou transmitir doenças para plantas adultas. É necessário conhecer os agentes, as causas e as conseqüências decorrentes da contaminação por fungos patogênicos. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo identificar os fungos associados às sementes de Acacia mearnsii De Wild, armazenadas a 5°C, por um período de 12 meses. Foram  utilizadas  sementes  de  acácia- -negra oriundas de plantio comercial, aos 4 anos de idade cuja procedência é África do Sul. As sementes foram colhidas em  três  épocas  distintas: (i) quando com frutos verdes e/ou pigmentados;          (ii) quando com frutos negros e início de abertura das vagens; (iii) quando com sementes coletadas no solo, após a dispersão natural, sendo empregadas como testemunha. Os fungos associados às sementes foram: Botryodiplodia sp., Botrytis sp. (família Moniliaceae), Cladosporium sp.(família Dematiaceae), Cylindrocladium sp., Fusarium sp., Penicillium sp., Pestalotia sp., Rhizoctonia sp., Trichoderma sp. e outros fungos não identificados. De maneira geral, a autoclavagem das sementes promoveu maiores taxas de germinação e a eliminação de fungos associados. As sementes, que apresentaram maior contaminação por fungos, foram aquelas oriundas da coleta no solo. Os fungos de solo observados, que poderiam ocasionar danos em plântulas no viveiro e, simultaneamente, estarem associados à gomose em acácia-negra, foram:  Botrytis sp., Cylindrocladium sp.
id UFSM-6_52586172eccd5e2473f02e740627fea2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/491
network_acronym_str UFSM-6
network_name_str Ciência Florestal (Online)
repository_id_str
spelling Detecção de fungos patogênicos em sementes de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild).patologia de sementesfungos de sologomose. A presença de fungos pode reduzir a capacidade germinativa de um lote de sementes, causar a morte de plântulas ou transmitir doenças para plantas adultas. É necessário conhecer os agentes, as causas e as conseqüências decorrentes da contaminação por fungos patogênicos. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo identificar os fungos associados às sementes de Acacia mearnsii De Wild, armazenadas a 5°C, por um período de 12 meses. Foram  utilizadas  sementes  de  acácia- -negra oriundas de plantio comercial, aos 4 anos de idade cuja procedência é África do Sul. As sementes foram colhidas em  três  épocas  distintas: (i) quando com frutos verdes e/ou pigmentados;          (ii) quando com frutos negros e início de abertura das vagens; (iii) quando com sementes coletadas no solo, após a dispersão natural, sendo empregadas como testemunha. Os fungos associados às sementes foram: Botryodiplodia sp., Botrytis sp. (família Moniliaceae), Cladosporium sp.(família Dematiaceae), Cylindrocladium sp., Fusarium sp., Penicillium sp., Pestalotia sp., Rhizoctonia sp., Trichoderma sp. e outros fungos não identificados. De maneira geral, a autoclavagem das sementes promoveu maiores taxas de germinação e a eliminação de fungos associados. As sementes, que apresentaram maior contaminação por fungos, foram aquelas oriundas da coleta no solo. Os fungos de solo observados, que poderiam ocasionar danos em plântulas no viveiro e, simultaneamente, estarem associados à gomose em acácia-negra, foram:  Botrytis sp., Cylindrocladium sp.Universidade Federal de Santa Maria2001-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/49110.5902/19805098491Ciência Florestal; Vol. 11 No. 1 (2001); 13-20Ciência Florestal; v. 11 n. 1 (2001); 13-201980-50980103-9954reponame:Ciência Florestal (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/491/377Santos, Flávia Elise Meneghini dosSobrosa, Rita de CassiaCosta, Ivan Francisco D.Corder, Maisa Pimentel Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-06T13:52:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/491Revistahttp://www.ufsm.br/cienciaflorestal/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciaflorestal@ufsm.br|| cienciaflorestal@gmail.com|| cf@smail.ufsm.br1980-50980103-9954opendoar:2017-06-06T13:52:42Ciência Florestal (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Detecção de fungos patogênicos em sementes de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild).
title Detecção de fungos patogênicos em sementes de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild).
spellingShingle Detecção de fungos patogênicos em sementes de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild).
Santos, Flávia Elise Meneghini dos
patologia de sementes
fungos de solo
gomose.
title_short Detecção de fungos patogênicos em sementes de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild).
title_full Detecção de fungos patogênicos em sementes de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild).
title_fullStr Detecção de fungos patogênicos em sementes de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild).
title_full_unstemmed Detecção de fungos patogênicos em sementes de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild).
title_sort Detecção de fungos patogênicos em sementes de acácia-negra (Acacia mearnsii De Wild).
author Santos, Flávia Elise Meneghini dos
author_facet Santos, Flávia Elise Meneghini dos
Sobrosa, Rita de Cassia
Costa, Ivan Francisco D.
Corder, Maisa Pimentel Martins
author_role author
author2 Sobrosa, Rita de Cassia
Costa, Ivan Francisco D.
Corder, Maisa Pimentel Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Flávia Elise Meneghini dos
Sobrosa, Rita de Cassia
Costa, Ivan Francisco D.
Corder, Maisa Pimentel Martins
dc.subject.por.fl_str_mv patologia de sementes
fungos de solo
gomose.
topic patologia de sementes
fungos de solo
gomose.
description A presença de fungos pode reduzir a capacidade germinativa de um lote de sementes, causar a morte de plântulas ou transmitir doenças para plantas adultas. É necessário conhecer os agentes, as causas e as conseqüências decorrentes da contaminação por fungos patogênicos. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo identificar os fungos associados às sementes de Acacia mearnsii De Wild, armazenadas a 5°C, por um período de 12 meses. Foram  utilizadas  sementes  de  acácia- -negra oriundas de plantio comercial, aos 4 anos de idade cuja procedência é África do Sul. As sementes foram colhidas em  três  épocas  distintas: (i) quando com frutos verdes e/ou pigmentados;          (ii) quando com frutos negros e início de abertura das vagens; (iii) quando com sementes coletadas no solo, após a dispersão natural, sendo empregadas como testemunha. Os fungos associados às sementes foram: Botryodiplodia sp., Botrytis sp. (família Moniliaceae), Cladosporium sp.(família Dematiaceae), Cylindrocladium sp., Fusarium sp., Penicillium sp., Pestalotia sp., Rhizoctonia sp., Trichoderma sp. e outros fungos não identificados. De maneira geral, a autoclavagem das sementes promoveu maiores taxas de germinação e a eliminação de fungos associados. As sementes, que apresentaram maior contaminação por fungos, foram aquelas oriundas da coleta no solo. Os fungos de solo observados, que poderiam ocasionar danos em plântulas no viveiro e, simultaneamente, estarem associados à gomose em acácia-negra, foram:  Botrytis sp., Cylindrocladium sp.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/491
10.5902/19805098491
url https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/491
identifier_str_mv 10.5902/19805098491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/491/377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Florestal; Vol. 11 No. 1 (2001); 13-20
Ciência Florestal; v. 11 n. 1 (2001); 13-20
1980-5098
0103-9954
reponame:Ciência Florestal (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Florestal (Online)
collection Ciência Florestal (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência Florestal (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciaflorestal@ufsm.br|| cienciaflorestal@gmail.com|| cf@smail.ufsm.br
_version_ 1799944125477289984