Avaliação de um sistema para otimização do sortimento de Eucalyptus sp.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Adriano Ribeiro de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva, Gilson Fernandes da, Arce, Julio Eduardo, Maestri, Romualdo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Florestal (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/461
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral a avaliação de uma metodologia para estimativa do volume de madeira no inventário florestal considerando o perfil de qualidade do fuste das árvores. Foi utilizado um talhão com área de 4,31 ha, plantado com Eucalyptus sp. com idade de dezesseis anos, proveniente de propagação seminífera. O espaçamento inicial utilizado no plantio foi 3 m x 3 m, sendo feito um desbaste seletivo aos 8,6 anos de idade. Foram lançadas oito parcelas circulares de 855 m². Nessas parcelas, foram medidos o diâmetro na altura de 1,30 m (DAP) e altura total (HT) das árvores, sendo os fustes das árvores com DAP maior que 28 cm classificados de acordo com classes de qualidade definidas a priori. Os fustes das árvores das oito parcelas foram submetidos ao processo de otimização. Após a colheita de todas as árvores das oito parcelas, os fustes foram marcados por uma equipe treinada e passaram pelo processo de traçamento para posterior comparação dos volumes comerciais das toras traçadas com o volume obtido pelo método de otimização. O volume e o número de toras por classes de qualidade e sortimento, otimizado e colhido, diferiram significativamente pelo teste qui-quadrado a 5% de probabilidade. Concluiu-se, ao final, que há necessidade de padronização do treinamento das equipes de colheita e inventário florestal, e a metodologia de inventário apresentada necessita de ajustes antes de sua implementação.
id UFSM-6_675f266061a6881e6dc50ff0635ec19a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/461
network_acronym_str UFSM-6
network_name_str Ciência Florestal (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de um sistema para otimização do sortimento de Eucalyptus sp.classificação de fustessortimentosprogramação dinâmicaheurísticas. Este trabalho teve como objetivo geral a avaliação de uma metodologia para estimativa do volume de madeira no inventário florestal considerando o perfil de qualidade do fuste das árvores. Foi utilizado um talhão com área de 4,31 ha, plantado com Eucalyptus sp. com idade de dezesseis anos, proveniente de propagação seminífera. O espaçamento inicial utilizado no plantio foi 3 m x 3 m, sendo feito um desbaste seletivo aos 8,6 anos de idade. Foram lançadas oito parcelas circulares de 855 m². Nessas parcelas, foram medidos o diâmetro na altura de 1,30 m (DAP) e altura total (HT) das árvores, sendo os fustes das árvores com DAP maior que 28 cm classificados de acordo com classes de qualidade definidas a priori. Os fustes das árvores das oito parcelas foram submetidos ao processo de otimização. Após a colheita de todas as árvores das oito parcelas, os fustes foram marcados por uma equipe treinada e passaram pelo processo de traçamento para posterior comparação dos volumes comerciais das toras traçadas com o volume obtido pelo método de otimização. O volume e o número de toras por classes de qualidade e sortimento, otimizado e colhido, diferiram significativamente pelo teste qui-quadrado a 5% de probabilidade. Concluiu-se, ao final, que há necessidade de padronização do treinamento das equipes de colheita e inventário florestal, e a metodologia de inventário apresentada necessita de ajustes antes de sua implementação.Universidade Federal de Santa Maria2008-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/46110.5902/19805098461Ciência Florestal; Vol. 18 No. 2 (2008); 247-258Ciência Florestal; v. 18 n. 2 (2008); 247-2581980-50980103-9954reponame:Ciência Florestal (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/461/358Mendonça, Adriano Ribeiro deSilva, Gilson Fernandes daArce, Julio EduardoMaestri, Romualdoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-11T13:31:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/461Revistahttp://www.ufsm.br/cienciaflorestal/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciaflorestal@ufsm.br|| cienciaflorestal@gmail.com|| cf@smail.ufsm.br1980-50980103-9954opendoar:2017-05-11T13:31:10Ciência Florestal (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de um sistema para otimização do sortimento de Eucalyptus sp.
title Avaliação de um sistema para otimização do sortimento de Eucalyptus sp.
spellingShingle Avaliação de um sistema para otimização do sortimento de Eucalyptus sp.
Mendonça, Adriano Ribeiro de
classificação de fustes
sortimentos
programação dinâmica
heurísticas.
title_short Avaliação de um sistema para otimização do sortimento de Eucalyptus sp.
title_full Avaliação de um sistema para otimização do sortimento de Eucalyptus sp.
title_fullStr Avaliação de um sistema para otimização do sortimento de Eucalyptus sp.
title_full_unstemmed Avaliação de um sistema para otimização do sortimento de Eucalyptus sp.
title_sort Avaliação de um sistema para otimização do sortimento de Eucalyptus sp.
author Mendonça, Adriano Ribeiro de
author_facet Mendonça, Adriano Ribeiro de
Silva, Gilson Fernandes da
Arce, Julio Eduardo
Maestri, Romualdo
author_role author
author2 Silva, Gilson Fernandes da
Arce, Julio Eduardo
Maestri, Romualdo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Adriano Ribeiro de
Silva, Gilson Fernandes da
Arce, Julio Eduardo
Maestri, Romualdo
dc.subject.por.fl_str_mv classificação de fustes
sortimentos
programação dinâmica
heurísticas.
topic classificação de fustes
sortimentos
programação dinâmica
heurísticas.
description Este trabalho teve como objetivo geral a avaliação de uma metodologia para estimativa do volume de madeira no inventário florestal considerando o perfil de qualidade do fuste das árvores. Foi utilizado um talhão com área de 4,31 ha, plantado com Eucalyptus sp. com idade de dezesseis anos, proveniente de propagação seminífera. O espaçamento inicial utilizado no plantio foi 3 m x 3 m, sendo feito um desbaste seletivo aos 8,6 anos de idade. Foram lançadas oito parcelas circulares de 855 m². Nessas parcelas, foram medidos o diâmetro na altura de 1,30 m (DAP) e altura total (HT) das árvores, sendo os fustes das árvores com DAP maior que 28 cm classificados de acordo com classes de qualidade definidas a priori. Os fustes das árvores das oito parcelas foram submetidos ao processo de otimização. Após a colheita de todas as árvores das oito parcelas, os fustes foram marcados por uma equipe treinada e passaram pelo processo de traçamento para posterior comparação dos volumes comerciais das toras traçadas com o volume obtido pelo método de otimização. O volume e o número de toras por classes de qualidade e sortimento, otimizado e colhido, diferiram significativamente pelo teste qui-quadrado a 5% de probabilidade. Concluiu-se, ao final, que há necessidade de padronização do treinamento das equipes de colheita e inventário florestal, e a metodologia de inventário apresentada necessita de ajustes antes de sua implementação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/461
10.5902/19805098461
url https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/461
identifier_str_mv 10.5902/19805098461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/461/358
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Florestal; Vol. 18 No. 2 (2008); 247-258
Ciência Florestal; v. 18 n. 2 (2008); 247-258
1980-5098
0103-9954
reponame:Ciência Florestal (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Florestal (Online)
collection Ciência Florestal (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência Florestal (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciaflorestal@ufsm.br|| cienciaflorestal@gmail.com|| cf@smail.ufsm.br
_version_ 1799944125441638400