Análise dos fatores humanos e condições de trabalho no processamento mecânico primário e secundário da madeira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Eduardo da Silva
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Zanlorenzi, Erinton, Couto, Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Florestal (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/1754
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os fatores humanos e as condições de trabalho dos funcionários que atuavam nas indústrias de processamento de madeira localizadas na região centro-sul do estado do Paraná, visando à melhoria da saúde, do bem-estar, da segurança, do conforto e da produtividade dos trabalhadores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais e medições dos trabalhadores. Os resultados demonstraram que os trabalhadores que atuam nas indústrias de processamento de madeira apresentaram um perfil de pessoa jovem, de origem urbana, casados, com poucos filhos e possuidores de casa própria. Os resultados ainda indicaram que o tempo médio dos trabalhadores na empresa era relativamente longo (75,5 meses), enquanto o tempo na função foi de 40,7 meses. O percentual de consumidores de cigarros e de bebidas alcoólicas foi significativo. As maiores reclamações sobre dores no corpo foram relativas as lombalgias, em razão ao levantamento de excesso de peso e a adoção de posturas inadequadas. O percentual de acidentes de trabalho foi considerado elevado com 43,3%.
id UFSM-6_8c79a269de8c88037b01ca44a4d49c4e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1754
network_acronym_str UFSM-6
network_name_str Ciência Florestal (Online)
repository_id_str
spelling Análise dos fatores humanos e condições de trabalho no processamento mecânico primário e secundário da madeira.fatores humanoscondições de trabalho e ergonomiaEsta pesquisa teve como objetivo analisar os fatores humanos e as condições de trabalho dos funcionários que atuavam nas indústrias de processamento de madeira localizadas na região centro-sul do estado do Paraná, visando à melhoria da saúde, do bem-estar, da segurança, do conforto e da produtividade dos trabalhadores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais e medições dos trabalhadores. Os resultados demonstraram que os trabalhadores que atuam nas indústrias de processamento de madeira apresentaram um perfil de pessoa jovem, de origem urbana, casados, com poucos filhos e possuidores de casa própria. Os resultados ainda indicaram que o tempo médio dos trabalhadores na empresa era relativamente longo (75,5 meses), enquanto o tempo na função foi de 40,7 meses. O percentual de consumidores de cigarros e de bebidas alcoólicas foi significativo. As maiores reclamações sobre dores no corpo foram relativas as lombalgias, em razão ao levantamento de excesso de peso e a adoção de posturas inadequadas. O percentual de acidentes de trabalho foi considerado elevado com 43,3%.Universidade Federal de Santa Maria2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/175410.5902/198050981754Ciência Florestal; Vol. 13 No. 2 (2003); 177-183Ciência Florestal; v. 13 n. 2 (2003); 177-1831980-50980103-9954reponame:Ciência Florestal (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/1754/1023Lopes, Eduardo da SilvaZanlorenzi, ErintonCouto, Luiz Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-18T13:29:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1754Revistahttp://www.ufsm.br/cienciaflorestal/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciaflorestal@ufsm.br|| cienciaflorestal@gmail.com|| cf@smail.ufsm.br1980-50980103-9954opendoar:2017-05-18T13:29:34Ciência Florestal (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos fatores humanos e condições de trabalho no processamento mecânico primário e secundário da madeira.
title Análise dos fatores humanos e condições de trabalho no processamento mecânico primário e secundário da madeira.
spellingShingle Análise dos fatores humanos e condições de trabalho no processamento mecânico primário e secundário da madeira.
Lopes, Eduardo da Silva
fatores humanos
condições de trabalho e ergonomia
title_short Análise dos fatores humanos e condições de trabalho no processamento mecânico primário e secundário da madeira.
title_full Análise dos fatores humanos e condições de trabalho no processamento mecânico primário e secundário da madeira.
title_fullStr Análise dos fatores humanos e condições de trabalho no processamento mecânico primário e secundário da madeira.
title_full_unstemmed Análise dos fatores humanos e condições de trabalho no processamento mecânico primário e secundário da madeira.
title_sort Análise dos fatores humanos e condições de trabalho no processamento mecânico primário e secundário da madeira.
author Lopes, Eduardo da Silva
author_facet Lopes, Eduardo da Silva
Zanlorenzi, Erinton
Couto, Luiz Carlos
author_role author
author2 Zanlorenzi, Erinton
Couto, Luiz Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Eduardo da Silva
Zanlorenzi, Erinton
Couto, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv fatores humanos
condições de trabalho e ergonomia
topic fatores humanos
condições de trabalho e ergonomia
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar os fatores humanos e as condições de trabalho dos funcionários que atuavam nas indústrias de processamento de madeira localizadas na região centro-sul do estado do Paraná, visando à melhoria da saúde, do bem-estar, da segurança, do conforto e da produtividade dos trabalhadores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais e medições dos trabalhadores. Os resultados demonstraram que os trabalhadores que atuam nas indústrias de processamento de madeira apresentaram um perfil de pessoa jovem, de origem urbana, casados, com poucos filhos e possuidores de casa própria. Os resultados ainda indicaram que o tempo médio dos trabalhadores na empresa era relativamente longo (75,5 meses), enquanto o tempo na função foi de 40,7 meses. O percentual de consumidores de cigarros e de bebidas alcoólicas foi significativo. As maiores reclamações sobre dores no corpo foram relativas as lombalgias, em razão ao levantamento de excesso de peso e a adoção de posturas inadequadas. O percentual de acidentes de trabalho foi considerado elevado com 43,3%.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/1754
10.5902/198050981754
url https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/1754
identifier_str_mv 10.5902/198050981754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/1754/1023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Florestal; Vol. 13 No. 2 (2003); 177-183
Ciência Florestal; v. 13 n. 2 (2003); 177-183
1980-5098
0103-9954
reponame:Ciência Florestal (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Florestal (Online)
collection Ciência Florestal (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência Florestal (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciaflorestal@ufsm.br|| cienciaflorestal@gmail.com|| cf@smail.ufsm.br
_version_ 1799944126101192704