RESGATE E CRÍTICA DA CONCEPÇÃO MODERNA DE CIDADANIA: PERSPECTIVAS DE DISCUSSÃO ABERTAS POR TEÓRICOS PÓS-COLONIAIS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/25387 |
Resumo: | Este artigo propõe trajeto de resgate e crítica da concepção moderna de cidadania. Primeiro, busca-se, por meio de pesquisa bibliográfica, delimitar o universo teórico-conceitual da cidadania dentro do contexto da modernidade e da colonialidade, destacando a relação entre cidadania e direitos. O segundo momento deste trabalho dedica-se a tecer reflexão crítica sobre a construção obtida na primeira parte, a partir de pontos de vista pós-coloniais. Intenta-se trazer a lume o corte essencialista do binômio eu-cidadão/outro-não cidadão, presente não apenas em discursos provenientes de centros de poder institucionalizado, mas também em instâncias de resistência e crítica da postura estatal. Sugere-se, enfim, uma terceira via: a do homem livre que se constroi no encontro com outros homens, perspectiva que se desenvolve em duas ramificações pertinentes à cidadania: o reconhecimento do direito enquanto processo e da diferença entre sujeitos enquanto produto de relações. |
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RESGATE E CRÍTICA DA CONCEPÇÃO MODERNA DE CIDADANIA: PERSPECTIVAS DE DISCUSSÃO ABERTAS POR TEÓRICOS PÓS-COLONIAISEste artigo propõe trajeto de resgate e crítica da concepção moderna de cidadania. Primeiro, busca-se, por meio de pesquisa bibliográfica, delimitar o universo teórico-conceitual da cidadania dentro do contexto da modernidade e da colonialidade, destacando a relação entre cidadania e direitos. O segundo momento deste trabalho dedica-se a tecer reflexão crítica sobre a construção obtida na primeira parte, a partir de pontos de vista pós-coloniais. Intenta-se trazer a lume o corte essencialista do binômio eu-cidadão/outro-não cidadão, presente não apenas em discursos provenientes de centros de poder institucionalizado, mas também em instâncias de resistência e crítica da postura estatal. Sugere-se, enfim, uma terceira via: a do homem livre que se constroi no encontro com outros homens, perspectiva que se desenvolve em duas ramificações pertinentes à cidadania: o reconhecimento do direito enquanto processo e da diferença entre sujeitos enquanto produto de relações.Universidade Federal de Santa Maria2017-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/2538710.5902/2316305425387Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global; v. 5 n. 1 (2016); 146-1712316-30542316-3054reponame:Revista Direitos Emergentes na Sociedade Globalinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/25387/pdfCopyright (c) 2017 Revista Direitos Emergentes na Sociedade Globalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLehmann Martins, Anna Clara2017-02-08T18:11:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25387Revistahttps://periodicos.ufsm.br/REDESGPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/REDESG/oai||redesg@ufsm.br|| advrso@gmail.com2316-30542316-3054opendoar:2017-02-08T18:11:55Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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