Estruturas motoras e conduta escolar dos portadores de deficiência mental - PDMs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krug, Marília de Rosso
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Casarin, Juciele Copetti, Somavilha, Lucimara, Batistella, Pedro Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4984
Resumo: Este estudo, teve como objetivo avaliar as estruturas motoras nas variáveis: coordenação motora ampla, fina e equilíbrio, e a conduta escolar nas variáveis: hiperatividade, socialização, ansiedade e inatenção. Para realizar a coleta de dados, foi utilizado a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Rosa Neto (1996), e a Escala de Avaliação do Comportamento Infantil para o Professor (EACI–P), proposta por Brito (1999). A amostra foi constituída de 11 Portadores de Deficiência Mental (PDM), sendo 06 do sexo feminino e 05 do sexo masculino, com idade entre 08 e 16 anos da APAE de Ijuí- RS. Os dados foram tratados através da inferência percentual (conduta escolar) e estatística descritiva (estruturas motoras). A maioria dos PDM não apresentaram índices elevados nas variáveis relativas a conduta escolar, no entanto, no que se refere a coordenação motora ampla, coordenação motora fina e equilíbrio, observou-se índices inferiores, em relação aos padrões ideais propostos por Rosa Neto (1996). Assim foi possível concluir que os PDM da APAE de Ijuí devem ter incluso em seus programas atividades físicas que proporcionem um maior desenvolvimento das estruturas motoras.Palavras-chave: ansiedade, hiperatividade, coordenação, equilíbrio, deficiência mental.
id UFSM-9_003e36ff53392e1f5965453eaf8f3d92
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4984
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Estruturas motoras e conduta escolar dos portadores de deficiência mental - PDMsEste estudo, teve como objetivo avaliar as estruturas motoras nas variáveis: coordenação motora ampla, fina e equilíbrio, e a conduta escolar nas variáveis: hiperatividade, socialização, ansiedade e inatenção. Para realizar a coleta de dados, foi utilizado a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Rosa Neto (1996), e a Escala de Avaliação do Comportamento Infantil para o Professor (EACI–P), proposta por Brito (1999). A amostra foi constituída de 11 Portadores de Deficiência Mental (PDM), sendo 06 do sexo feminino e 05 do sexo masculino, com idade entre 08 e 16 anos da APAE de Ijuí- RS. Os dados foram tratados através da inferência percentual (conduta escolar) e estatística descritiva (estruturas motoras). A maioria dos PDM não apresentaram índices elevados nas variáveis relativas a conduta escolar, no entanto, no que se refere a coordenação motora ampla, coordenação motora fina e equilíbrio, observou-se índices inferiores, em relação aos padrões ideais propostos por Rosa Neto (1996). Assim foi possível concluir que os PDM da APAE de Ijuí devem ter incluso em seus programas atividades físicas que proporcionem um maior desenvolvimento das estruturas motoras.Palavras-chave: ansiedade, hiperatividade, coordenação, equilíbrio, deficiência mental.Universidade Federal de Santa Maria2012-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4984Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 61-68Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 61-68Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 61-681984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4984/3026Krug, Marília de RossoCasarin, Juciele CopettiSomavilha, LucimaraBatistella, Pedro Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4984Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:24Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estruturas motoras e conduta escolar dos portadores de deficiência mental - PDMs
title Estruturas motoras e conduta escolar dos portadores de deficiência mental - PDMs
spellingShingle Estruturas motoras e conduta escolar dos portadores de deficiência mental - PDMs
Krug, Marília de Rosso
title_short Estruturas motoras e conduta escolar dos portadores de deficiência mental - PDMs
title_full Estruturas motoras e conduta escolar dos portadores de deficiência mental - PDMs
title_fullStr Estruturas motoras e conduta escolar dos portadores de deficiência mental - PDMs
title_full_unstemmed Estruturas motoras e conduta escolar dos portadores de deficiência mental - PDMs
title_sort Estruturas motoras e conduta escolar dos portadores de deficiência mental - PDMs
author Krug, Marília de Rosso
author_facet Krug, Marília de Rosso
Casarin, Juciele Copetti
Somavilha, Lucimara
Batistella, Pedro Antônio
author_role author
author2 Casarin, Juciele Copetti
Somavilha, Lucimara
Batistella, Pedro Antônio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krug, Marília de Rosso
Casarin, Juciele Copetti
Somavilha, Lucimara
Batistella, Pedro Antônio
description Este estudo, teve como objetivo avaliar as estruturas motoras nas variáveis: coordenação motora ampla, fina e equilíbrio, e a conduta escolar nas variáveis: hiperatividade, socialização, ansiedade e inatenção. Para realizar a coleta de dados, foi utilizado a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Rosa Neto (1996), e a Escala de Avaliação do Comportamento Infantil para o Professor (EACI–P), proposta por Brito (1999). A amostra foi constituída de 11 Portadores de Deficiência Mental (PDM), sendo 06 do sexo feminino e 05 do sexo masculino, com idade entre 08 e 16 anos da APAE de Ijuí- RS. Os dados foram tratados através da inferência percentual (conduta escolar) e estatística descritiva (estruturas motoras). A maioria dos PDM não apresentaram índices elevados nas variáveis relativas a conduta escolar, no entanto, no que se refere a coordenação motora ampla, coordenação motora fina e equilíbrio, observou-se índices inferiores, em relação aos padrões ideais propostos por Rosa Neto (1996). Assim foi possível concluir que os PDM da APAE de Ijuí devem ter incluso em seus programas atividades físicas que proporcionem um maior desenvolvimento das estruturas motoras.Palavras-chave: ansiedade, hiperatividade, coordenação, equilíbrio, deficiência mental.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4984
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4984/3026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 61-68
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 61-68
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 61-68
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944199047479296