Estruturas motoras e conduta escolar dos portadores de deficiência mental - PDMs
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4984 |
Resumo: | Este estudo, teve como objetivo avaliar as estruturas motoras nas variáveis: coordenação motora ampla, fina e equilíbrio, e a conduta escolar nas variáveis: hiperatividade, socialização, ansiedade e inatenção. Para realizar a coleta de dados, foi utilizado a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Rosa Neto (1996), e a Escala de Avaliação do Comportamento Infantil para o Professor (EACI–P), proposta por Brito (1999). A amostra foi constituída de 11 Portadores de Deficiência Mental (PDM), sendo 06 do sexo feminino e 05 do sexo masculino, com idade entre 08 e 16 anos da APAE de Ijuí- RS. Os dados foram tratados através da inferência percentual (conduta escolar) e estatística descritiva (estruturas motoras). A maioria dos PDM não apresentaram índices elevados nas variáveis relativas a conduta escolar, no entanto, no que se refere a coordenação motora ampla, coordenação motora fina e equilíbrio, observou-se índices inferiores, em relação aos padrões ideais propostos por Rosa Neto (1996). Assim foi possível concluir que os PDM da APAE de Ijuí devem ter incluso em seus programas atividades físicas que proporcionem um maior desenvolvimento das estruturas motoras.Palavras-chave: ansiedade, hiperatividade, coordenação, equilíbrio, deficiência mental. |
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Estruturas motoras e conduta escolar dos portadores de deficiência mental - PDMsEste estudo, teve como objetivo avaliar as estruturas motoras nas variáveis: coordenação motora ampla, fina e equilíbrio, e a conduta escolar nas variáveis: hiperatividade, socialização, ansiedade e inatenção. Para realizar a coleta de dados, foi utilizado a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Rosa Neto (1996), e a Escala de Avaliação do Comportamento Infantil para o Professor (EACI–P), proposta por Brito (1999). A amostra foi constituída de 11 Portadores de Deficiência Mental (PDM), sendo 06 do sexo feminino e 05 do sexo masculino, com idade entre 08 e 16 anos da APAE de Ijuí- RS. Os dados foram tratados através da inferência percentual (conduta escolar) e estatística descritiva (estruturas motoras). A maioria dos PDM não apresentaram índices elevados nas variáveis relativas a conduta escolar, no entanto, no que se refere a coordenação motora ampla, coordenação motora fina e equilíbrio, observou-se índices inferiores, em relação aos padrões ideais propostos por Rosa Neto (1996). Assim foi possível concluir que os PDM da APAE de Ijuí devem ter incluso em seus programas atividades físicas que proporcionem um maior desenvolvimento das estruturas motoras.Palavras-chave: ansiedade, hiperatividade, coordenação, equilíbrio, deficiência mental.Universidade Federal de Santa Maria2012-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4984Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 61-68Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 61-68Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 23, 2004; 61-681984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4984/3026Krug, Marília de RossoCasarin, Juciele CopettiSomavilha, LucimaraBatistella, Pedro Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4984Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:24Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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