O SIGNIFICADO DO JOGO E DO BRINQUEDO NO PROCESSO INCLUSIVO: CONHECENCO NOVAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, João Pedro Alcantara
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Scheeren, Carine, Lemos, Helen Denise Daneres, Ferreira, Simone De Mamann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5109
Resumo: O presente artigo pretende discutir o significado do jogo e do brinquedo como metodologia dentro do processo de inclusão de crianças com necessidades especiais em escolas de ensino fundamental - educacação infantil e séries iniciais . Procura relatar os diferentes modelos históricos da deficiência na sociedade, bem como as progressivas relações entre o jogo e a educação nesses períodos. Trata brevemente de alguns conceitos como necessidades especiais e necessidades educativas especiais, sobre inclusão e suas inúmeras particularidades, assim como conduz a algumas conclusões obtidas pelo grupo de pesquisadores neste trabalho.Palavras Chave: jogo, brinquedo, metodologias
id UFSM-9_02ed29339b7a1ce6dc172df594188ad9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5109
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling O SIGNIFICADO DO JOGO E DO BRINQUEDO NO PROCESSO INCLUSIVO: CONHECENCO NOVAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR O presente artigo pretende discutir o significado do jogo e do brinquedo como metodologia dentro do processo de inclusão de crianças com necessidades especiais em escolas de ensino fundamental - educacação infantil e séries iniciais . Procura relatar os diferentes modelos históricos da deficiência na sociedade, bem como as progressivas relações entre o jogo e a educação nesses períodos. Trata brevemente de alguns conceitos como necessidades especiais e necessidades educativas especiais, sobre inclusão e suas inúmeras particularidades, assim como conduz a algumas conclusões obtidas pelo grupo de pesquisadores neste trabalho.Palavras Chave: jogo, brinquedo, metodologiasUniversidade Federal de Santa Maria2012-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5109Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 20, 2002; 75-88Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 20, 2002; 75-88Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 20, 2002; 75-881984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5109/3101Gil, João Pedro AlcantaraScheeren, CarineLemos, Helen Denise DaneresFerreira, Simone De Mamanninfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5109Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O SIGNIFICADO DO JOGO E DO BRINQUEDO NO PROCESSO INCLUSIVO: CONHECENCO NOVAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR
title O SIGNIFICADO DO JOGO E DO BRINQUEDO NO PROCESSO INCLUSIVO: CONHECENCO NOVAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR
spellingShingle O SIGNIFICADO DO JOGO E DO BRINQUEDO NO PROCESSO INCLUSIVO: CONHECENCO NOVAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Gil, João Pedro Alcantara
title_short O SIGNIFICADO DO JOGO E DO BRINQUEDO NO PROCESSO INCLUSIVO: CONHECENCO NOVAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR
title_full O SIGNIFICADO DO JOGO E DO BRINQUEDO NO PROCESSO INCLUSIVO: CONHECENCO NOVAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR
title_fullStr O SIGNIFICADO DO JOGO E DO BRINQUEDO NO PROCESSO INCLUSIVO: CONHECENCO NOVAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR
title_full_unstemmed O SIGNIFICADO DO JOGO E DO BRINQUEDO NO PROCESSO INCLUSIVO: CONHECENCO NOVAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR
title_sort O SIGNIFICADO DO JOGO E DO BRINQUEDO NO PROCESSO INCLUSIVO: CONHECENCO NOVAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR
author Gil, João Pedro Alcantara
author_facet Gil, João Pedro Alcantara
Scheeren, Carine
Lemos, Helen Denise Daneres
Ferreira, Simone De Mamann
author_role author
author2 Scheeren, Carine
Lemos, Helen Denise Daneres
Ferreira, Simone De Mamann
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, João Pedro Alcantara
Scheeren, Carine
Lemos, Helen Denise Daneres
Ferreira, Simone De Mamann
description O presente artigo pretende discutir o significado do jogo e do brinquedo como metodologia dentro do processo de inclusão de crianças com necessidades especiais em escolas de ensino fundamental - educacação infantil e séries iniciais . Procura relatar os diferentes modelos históricos da deficiência na sociedade, bem como as progressivas relações entre o jogo e a educação nesses períodos. Trata brevemente de alguns conceitos como necessidades especiais e necessidades educativas especiais, sobre inclusão e suas inúmeras particularidades, assim como conduz a algumas conclusões obtidas pelo grupo de pesquisadores neste trabalho.Palavras Chave: jogo, brinquedo, metodologias
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5109
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5109/3101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 20, 2002; 75-88
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 20, 2002; 75-88
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 20, 2002; 75-88
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944199102005248