Um olhar sobre a deficiência/diferença na escola inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4176 |
Resumo: | Nesse texto abordamos o modo como professoras do ensino fundamental percebem os alunos com necessidades educacionais especiais, incluídos nas classes regulares de uma escola da rede pública do município de Santa Maria, RS e os sentidos que atribuem à sua presença em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujas informações foram coletadas por meio de observações e entrevistas semi-estruturadas. Os dados compilados evidenciam que imagens diversas sobre o fenômeno da deficiência parecem se sobrepor no imaginário dessas professoras em que o aluno com necessidades educacionais especiais é visto ora como incapaz de aprender, devido à sua deficiência, ora é tido como sinônimo de aprendizagem e crescimento pessoal. Com esse estudo compreendemos que o olhar lançado pelo professor sobre a deficiência/diferença do outro, precisa ser (re)significado, a fim de promover devires na aprendizagem do educando de modo que o mesmo venha a assumir o lugar que lhe cabe nesse processo, isto é, de aluno. Palavras-chave: Inclusão Escolar. Deficiência/Diferença. Necessidades Educacionais Especiais. |
id |
UFSM-9_086ee7b6e1484d0a31189e1b1430fcd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4176 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um olhar sobre a deficiência/diferença na escola inclusivaNesse texto abordamos o modo como professoras do ensino fundamental percebem os alunos com necessidades educacionais especiais, incluídos nas classes regulares de uma escola da rede pública do município de Santa Maria, RS e os sentidos que atribuem à sua presença em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujas informações foram coletadas por meio de observações e entrevistas semi-estruturadas. Os dados compilados evidenciam que imagens diversas sobre o fenômeno da deficiência parecem se sobrepor no imaginário dessas professoras em que o aluno com necessidades educacionais especiais é visto ora como incapaz de aprender, devido à sua deficiência, ora é tido como sinônimo de aprendizagem e crescimento pessoal. Com esse estudo compreendemos que o olhar lançado pelo professor sobre a deficiência/diferença do outro, precisa ser (re)significado, a fim de promover devires na aprendizagem do educando de modo que o mesmo venha a assumir o lugar que lhe cabe nesse processo, isto é, de aluno. Palavras-chave: Inclusão Escolar. Deficiência/Diferença. Necessidades Educacionais Especiais. Universidade Federal de Santa Maria2011-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4176Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 29, 2007Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 29, 2007Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 29, 20071984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4176/2511Duek, Viviane Preichardtinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4176Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:46Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar sobre a deficiência/diferença na escola inclusiva |
title |
Um olhar sobre a deficiência/diferença na escola inclusiva |
spellingShingle |
Um olhar sobre a deficiência/diferença na escola inclusiva Duek, Viviane Preichardt |
title_short |
Um olhar sobre a deficiência/diferença na escola inclusiva |
title_full |
Um olhar sobre a deficiência/diferença na escola inclusiva |
title_fullStr |
Um olhar sobre a deficiência/diferença na escola inclusiva |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre a deficiência/diferença na escola inclusiva |
title_sort |
Um olhar sobre a deficiência/diferença na escola inclusiva |
author |
Duek, Viviane Preichardt |
author_facet |
Duek, Viviane Preichardt |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duek, Viviane Preichardt |
description |
Nesse texto abordamos o modo como professoras do ensino fundamental percebem os alunos com necessidades educacionais especiais, incluídos nas classes regulares de uma escola da rede pública do município de Santa Maria, RS e os sentidos que atribuem à sua presença em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujas informações foram coletadas por meio de observações e entrevistas semi-estruturadas. Os dados compilados evidenciam que imagens diversas sobre o fenômeno da deficiência parecem se sobrepor no imaginário dessas professoras em que o aluno com necessidades educacionais especiais é visto ora como incapaz de aprender, devido à sua deficiência, ora é tido como sinônimo de aprendizagem e crescimento pessoal. Com esse estudo compreendemos que o olhar lançado pelo professor sobre a deficiência/diferença do outro, precisa ser (re)significado, a fim de promover devires na aprendizagem do educando de modo que o mesmo venha a assumir o lugar que lhe cabe nesse processo, isto é, de aluno. Palavras-chave: Inclusão Escolar. Deficiência/Diferença. Necessidades Educacionais Especiais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4176 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4176/2511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 29, 2007 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 29, 2007 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 29, 2007 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944198623854593 |