Formação do professor para a educação especial: história, legislação e competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Amelia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4912
Resumo: Este estudo, primeiramente, faz um breve histórico sobre formação de professores para Educação Especial no Brasil. Em seguida, apresenta e discute os principais aspectos da legislação brasileira sobre formação de professores para a Educação Especial. Finalmente, são apresentadas as competências que devem ser contempladas nos cursos de formação de professores para a Educação Especial no Brasil e as competências estabelecidas pelo CEC –USA (Conselho da Criança Excepcional – Estados Unidos) que têm servido como parâmetros para formação de professores para Educação Especial em vários países. O estudo conclui que um professor bem formado, principalmente com base nas competências apresentadas, estaria apto a atender qualquer criança, independente de sua cor, raça, cultura e tipo de deficiência que apresenta.Palavras-chave: Formação de professores. histórico. legislação. competências. 
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