Centros comunitários para desenvolvimento de talentos - O CEDET
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4054 |
Resumo: | O Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento, CEDET, (Guenther, 2002 - 2006) desenvolve um programa educacional para estudantes dotados e talentosos integrado ao sistema escolar, que visa diminuir a distância entre o que se sabe, pelos resultados de estudos científicos e o que se faz, nessa área, no trabalho educacional com crianças e jovens. A metodologia de identificação caracteriza-se pela busca sistemática dos alunos dotados na população escolar, sem esperar que sejam "indicados". A organização pedagógica apóia-se em um referencial teórico construído com bases no pensamento humanista, contemplando as dimensões básicas à formação da personalidade: auto-conceito; conceito do outro; e visão de mundo. Sua dinâmica de ação envolve estabelecer uma rede de influência em que a família, a comunidade, a escola são chamadas a participar no processo educativo de cada criança, em diferentes momentos. O processo de estimulação do domínio de capacidade identificado é regido por um Plano Individual de Trabalho feito semestralmente pela criança junto com o seu orientador, seguindo dois eixos de objetivos: desenvolver a capacidade natural e talento sinalizado, e aperfeiçoar aspectos da formação pessoal. Em três momentos distintos de avaliação processual, (Guenther, 1996, 2002) verifica-se que os resultados alcançados respondem aos objetivos, e indicam coerência com o referencial teórico adotado.Palavras-chave: Dotação. Superdotados. Talento. |
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Centros comunitários para desenvolvimento de talentos - O CEDETO Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento, CEDET, (Guenther, 2002 - 2006) desenvolve um programa educacional para estudantes dotados e talentosos integrado ao sistema escolar, que visa diminuir a distância entre o que se sabe, pelos resultados de estudos científicos e o que se faz, nessa área, no trabalho educacional com crianças e jovens. A metodologia de identificação caracteriza-se pela busca sistemática dos alunos dotados na população escolar, sem esperar que sejam "indicados". A organização pedagógica apóia-se em um referencial teórico construído com bases no pensamento humanista, contemplando as dimensões básicas à formação da personalidade: auto-conceito; conceito do outro; e visão de mundo. Sua dinâmica de ação envolve estabelecer uma rede de influência em que a família, a comunidade, a escola são chamadas a participar no processo educativo de cada criança, em diferentes momentos. O processo de estimulação do domínio de capacidade identificado é regido por um Plano Individual de Trabalho feito semestralmente pela criança junto com o seu orientador, seguindo dois eixos de objetivos: desenvolver a capacidade natural e talento sinalizado, e aperfeiçoar aspectos da formação pessoal. Em três momentos distintos de avaliação processual, (Guenther, 1996, 2002) verifica-se que os resultados alcançados respondem aos objetivos, e indicam coerência com o referencial teórico adotado.Palavras-chave: Dotação. Superdotados. Talento. Universidade Federal de Santa Maria2011-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4054Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 167Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 167Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 1671984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4054/2447Guenther, Zenita C.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4054Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:54Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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