Centros comunitários para desenvolvimento de talentos - O CEDET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guenther, Zenita C.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4054
Resumo: O Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento, CEDET, (Guenther, 2002 - 2006) desenvolve um programa educacional para estudantes dotados e talentosos integrado ao sistema escolar, que visa diminuir a distância entre o que se sabe, pelos resultados de estudos científicos e o que se faz, nessa área, no trabalho educacional com crianças e jovens. A metodologia de identificação caracteriza-se pela busca sistemática dos alunos dotados na população escolar, sem esperar que sejam "indicados". A organização pedagógica apóia-se em um referencial teórico construído com bases no pensamento humanista, contemplando as dimensões básicas à formação da personalidade: auto-conceito; conceito do outro; e visão de mundo. Sua dinâmica de ação envolve estabelecer uma rede de influência em que a família, a comunidade, a escola são chamadas a participar no processo educativo de cada criança, em diferentes momentos. O processo de estimulação do domínio de capacidade identificado é regido por um Plano Individual de Trabalho feito semestralmente pela criança junto com o seu orientador, seguindo dois eixos de objetivos: desenvolver a capacidade natural e talento sinalizado, e aperfeiçoar aspectos da formação pessoal. Em três momentos distintos de avaliação processual, (Guenther, 1996, 2002) verifica-se que os resultados alcançados respondem aos objetivos, e indicam coerência com o referencial teórico adotado.Palavras-chave: Dotação. Superdotados. Talento. 
id UFSM-9_1a9747480fe1543fb66aae735e76d635
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4054
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Centros comunitários para desenvolvimento de talentos - O CEDETO Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento, CEDET, (Guenther, 2002 - 2006) desenvolve um programa educacional para estudantes dotados e talentosos integrado ao sistema escolar, que visa diminuir a distância entre o que se sabe, pelos resultados de estudos científicos e o que se faz, nessa área, no trabalho educacional com crianças e jovens. A metodologia de identificação caracteriza-se pela busca sistemática dos alunos dotados na população escolar, sem esperar que sejam "indicados". A organização pedagógica apóia-se em um referencial teórico construído com bases no pensamento humanista, contemplando as dimensões básicas à formação da personalidade: auto-conceito; conceito do outro; e visão de mundo. Sua dinâmica de ação envolve estabelecer uma rede de influência em que a família, a comunidade, a escola são chamadas a participar no processo educativo de cada criança, em diferentes momentos. O processo de estimulação do domínio de capacidade identificado é regido por um Plano Individual de Trabalho feito semestralmente pela criança junto com o seu orientador, seguindo dois eixos de objetivos: desenvolver a capacidade natural e talento sinalizado, e aperfeiçoar aspectos da formação pessoal. Em três momentos distintos de avaliação processual, (Guenther, 1996, 2002) verifica-se que os resultados alcançados respondem aos objetivos, e indicam coerência com o referencial teórico adotado.Palavras-chave: Dotação. Superdotados. Talento. Universidade Federal de Santa Maria2011-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4054Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 167Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 167Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 1671984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4054/2447Guenther, Zenita C.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4054Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:54Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Centros comunitários para desenvolvimento de talentos - O CEDET
title Centros comunitários para desenvolvimento de talentos - O CEDET
spellingShingle Centros comunitários para desenvolvimento de talentos - O CEDET
Guenther, Zenita C.
title_short Centros comunitários para desenvolvimento de talentos - O CEDET
title_full Centros comunitários para desenvolvimento de talentos - O CEDET
title_fullStr Centros comunitários para desenvolvimento de talentos - O CEDET
title_full_unstemmed Centros comunitários para desenvolvimento de talentos - O CEDET
title_sort Centros comunitários para desenvolvimento de talentos - O CEDET
author Guenther, Zenita C.
author_facet Guenther, Zenita C.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guenther, Zenita C.
description O Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento, CEDET, (Guenther, 2002 - 2006) desenvolve um programa educacional para estudantes dotados e talentosos integrado ao sistema escolar, que visa diminuir a distância entre o que se sabe, pelos resultados de estudos científicos e o que se faz, nessa área, no trabalho educacional com crianças e jovens. A metodologia de identificação caracteriza-se pela busca sistemática dos alunos dotados na população escolar, sem esperar que sejam "indicados". A organização pedagógica apóia-se em um referencial teórico construído com bases no pensamento humanista, contemplando as dimensões básicas à formação da personalidade: auto-conceito; conceito do outro; e visão de mundo. Sua dinâmica de ação envolve estabelecer uma rede de influência em que a família, a comunidade, a escola são chamadas a participar no processo educativo de cada criança, em diferentes momentos. O processo de estimulação do domínio de capacidade identificado é regido por um Plano Individual de Trabalho feito semestralmente pela criança junto com o seu orientador, seguindo dois eixos de objetivos: desenvolver a capacidade natural e talento sinalizado, e aperfeiçoar aspectos da formação pessoal. Em três momentos distintos de avaliação processual, (Guenther, 1996, 2002) verifica-se que os resultados alcançados respondem aos objetivos, e indicam coerência com o referencial teórico adotado.Palavras-chave: Dotação. Superdotados. Talento. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4054
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4054/2447
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 167
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 167
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 167
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944198599737344