Calculando com Galileu: os desafios da ciência nova

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Maria Célia M.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Frota, Paulo Rômulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5259
Resumo: Este artigo descreve alguns dos principais aspectos da revolução científica do século XVI e o papel nela desempenhado por Galileu. Indica os acontecimentos históricos que marcaram o período, com ênfase nas circunstâncias que ensejaram o surgimento de uma nova atitude de homens e mulheres diante da natureza, que passa a ser representada como alteridade frente ao humano, uma alteridade representada como objeto, como coisa cognoscível. O texto apresenta, ainda, as teorizações oferecidas por Koyré com vistas a caracterizar a nova ciência. Finalmente,convida os leitores e leitoras a calcularem com Galileu, apresentando exemplos inspirados nas descobertas do cientista italiano.
id UFSM-9_440b9e3509bb5810848222e4820904c6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5259
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Calculando com Galileu: os desafios da ciência novaCiênciaMétodoGalileuConhecimentoCosmos.Este artigo descreve alguns dos principais aspectos da revolução científica do século XVI e o papel nela desempenhado por Galileu. Indica os acontecimentos históricos que marcaram o período, com ênfase nas circunstâncias que ensejaram o surgimento de uma nova atitude de homens e mulheres diante da natureza, que passa a ser representada como alteridade frente ao humano, uma alteridade representada como objeto, como coisa cognoscível. O texto apresenta, ainda, as teorizações oferecidas por Koyré com vistas a caracterizar a nova ciência. Finalmente,convida os leitores e leitoras a calcularem com Galileu, apresentando exemplos inspirados nas descobertas do cientista italiano.Universidade Federal de Santa Maria2012-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5259Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 16, 2000; 65-81Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 16, 2000; 65-81Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 16, 2000; 65-811984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5259/3206Moraes, Maria Célia M.Frota, Paulo Rômuloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:18:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5259Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:18:28Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Calculando com Galileu: os desafios da ciência nova
title Calculando com Galileu: os desafios da ciência nova
spellingShingle Calculando com Galileu: os desafios da ciência nova
Moraes, Maria Célia M.
Ciência
Método
Galileu
Conhecimento
Cosmos.
title_short Calculando com Galileu: os desafios da ciência nova
title_full Calculando com Galileu: os desafios da ciência nova
title_fullStr Calculando com Galileu: os desafios da ciência nova
title_full_unstemmed Calculando com Galileu: os desafios da ciência nova
title_sort Calculando com Galileu: os desafios da ciência nova
author Moraes, Maria Célia M.
author_facet Moraes, Maria Célia M.
Frota, Paulo Rômulo
author_role author
author2 Frota, Paulo Rômulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Maria Célia M.
Frota, Paulo Rômulo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Método
Galileu
Conhecimento
Cosmos.
topic Ciência
Método
Galileu
Conhecimento
Cosmos.
description Este artigo descreve alguns dos principais aspectos da revolução científica do século XVI e o papel nela desempenhado por Galileu. Indica os acontecimentos históricos que marcaram o período, com ênfase nas circunstâncias que ensejaram o surgimento de uma nova atitude de homens e mulheres diante da natureza, que passa a ser representada como alteridade frente ao humano, uma alteridade representada como objeto, como coisa cognoscível. O texto apresenta, ainda, as teorizações oferecidas por Koyré com vistas a caracterizar a nova ciência. Finalmente,convida os leitores e leitoras a calcularem com Galileu, apresentando exemplos inspirados nas descobertas do cientista italiano.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5259
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5259/3206
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 16, 2000; 65-81
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 16, 2000; 65-81
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 16, 2000; 65-81
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944199469006848