PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA DE SURDOS DE SANTA MARIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Michele Quinhones
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Marostega, Vera Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5068
Resumo: Este texto resulta de uma pesquisa realizada no ano de 2001, tendo como objetivo identificar, junto ao professor ouvinte, a sua concepção de educação de Surdos e sua visão perante a implementação da mesma; bem como verificar as diferenças evidenciadas na sua atuação prática atual em relação às experiências vivenciadas anteriormente. A proposta metodológica que norteia esse trabalho é a abordagem qualitativa. Realizou-se, neste estudo, uma descrição pautada na revisão bibliográfica sobre a temática proposta e a análise dos dados obtidos através da entrevista semi-estruturada, aplicada a três professores da Escola de Surdos de Santa Maria-RS. Nessa entrevista, os professores relataram suas experiências frente à Educação de Surdos, visando o desenvolvimento e a aprendizagem desses e a expectativa em relação à Escola de surdos, considerando o espaço e a concepção adotada. A análise dos dados indica que a abordagem bilíngüe permeia toda a prática dos professores, instrutores e alunos surdos. A expectativa é contemplar todos os anseios da comunidade surda. Esta pesquisa mostrou que os profissionais, assim como a comunidade escolar, estão conscientes e desencadeando um processo de construção coletiva para que a referida escola seja um ambiente que favoreça o desenvolvimento e aprendizagem de seus educandos, considerando suas características específicas da surdez e vislumbrando uma educação bilíngüe para Surdos.Palavras-chave: perspectivas, educação, surdos.
id UFSM-9_70eea80c84a1b71dc27d95ee4ca56fb1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5068
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA DE SURDOS DE SANTA MARIAEste texto resulta de uma pesquisa realizada no ano de 2001, tendo como objetivo identificar, junto ao professor ouvinte, a sua concepção de educação de Surdos e sua visão perante a implementação da mesma; bem como verificar as diferenças evidenciadas na sua atuação prática atual em relação às experiências vivenciadas anteriormente. A proposta metodológica que norteia esse trabalho é a abordagem qualitativa. Realizou-se, neste estudo, uma descrição pautada na revisão bibliográfica sobre a temática proposta e a análise dos dados obtidos através da entrevista semi-estruturada, aplicada a três professores da Escola de Surdos de Santa Maria-RS. Nessa entrevista, os professores relataram suas experiências frente à Educação de Surdos, visando o desenvolvimento e a aprendizagem desses e a expectativa em relação à Escola de surdos, considerando o espaço e a concepção adotada. A análise dos dados indica que a abordagem bilíngüe permeia toda a prática dos professores, instrutores e alunos surdos. A expectativa é contemplar todos os anseios da comunidade surda. Esta pesquisa mostrou que os profissionais, assim como a comunidade escolar, estão conscientes e desencadeando um processo de construção coletiva para que a referida escola seja um ambiente que favoreça o desenvolvimento e aprendizagem de seus educandos, considerando suas características específicas da surdez e vislumbrando uma educação bilíngüe para Surdos.Palavras-chave: perspectivas, educação, surdos.Universidade Federal de Santa Maria2012-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5068Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 20, 2002; 55-64Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 20, 2002; 55-64Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 20, 2002; 55-641984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5068/3066Pereira, Michele QuinhonesMarostega, Vera Luciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5068Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA DE SURDOS DE SANTA MARIA
title PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA DE SURDOS DE SANTA MARIA
spellingShingle PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA DE SURDOS DE SANTA MARIA
Pereira, Michele Quinhones
title_short PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA DE SURDOS DE SANTA MARIA
title_full PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA DE SURDOS DE SANTA MARIA
title_fullStr PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA DE SURDOS DE SANTA MARIA
title_full_unstemmed PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA DE SURDOS DE SANTA MARIA
title_sort PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA DE SURDOS DE SANTA MARIA
author Pereira, Michele Quinhones
author_facet Pereira, Michele Quinhones
Marostega, Vera Lucia
author_role author
author2 Marostega, Vera Lucia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Michele Quinhones
Marostega, Vera Lucia
description Este texto resulta de uma pesquisa realizada no ano de 2001, tendo como objetivo identificar, junto ao professor ouvinte, a sua concepção de educação de Surdos e sua visão perante a implementação da mesma; bem como verificar as diferenças evidenciadas na sua atuação prática atual em relação às experiências vivenciadas anteriormente. A proposta metodológica que norteia esse trabalho é a abordagem qualitativa. Realizou-se, neste estudo, uma descrição pautada na revisão bibliográfica sobre a temática proposta e a análise dos dados obtidos através da entrevista semi-estruturada, aplicada a três professores da Escola de Surdos de Santa Maria-RS. Nessa entrevista, os professores relataram suas experiências frente à Educação de Surdos, visando o desenvolvimento e a aprendizagem desses e a expectativa em relação à Escola de surdos, considerando o espaço e a concepção adotada. A análise dos dados indica que a abordagem bilíngüe permeia toda a prática dos professores, instrutores e alunos surdos. A expectativa é contemplar todos os anseios da comunidade surda. Esta pesquisa mostrou que os profissionais, assim como a comunidade escolar, estão conscientes e desencadeando um processo de construção coletiva para que a referida escola seja um ambiente que favoreça o desenvolvimento e aprendizagem de seus educandos, considerando suas características específicas da surdez e vislumbrando uma educação bilíngüe para Surdos.Palavras-chave: perspectivas, educação, surdos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5068
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5068/3066
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 20, 2002; 55-64
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 20, 2002; 55-64
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 20, 2002; 55-64
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944199095713792