Grupo com irmãos de pessoas com necessidades especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molon, Karina Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Smeha, Luciane Najar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4316
Resumo: O relacionamento entre irmãos favorece o desenvolvimento de ambos porque a relação que se estabelece é de reciprocidade e de complementaridade. Para algumas crianças, a experiência de ter um “irmão especial” pode ser intensamente positiva, mas para outras a vivência pode ser difícil. Esta pesquisa teve como objetivo proporcionar a troca de experiências entre os irmãos, assim como auxiliá-los no manejo com seus sentimentos relacionados ao irmão, aos pais, à família e consigo mesmo. O desenvolvimento desse projeto estava centrado num grupo de ajuda mútua, dentro de fundamentos teóricos que compreendem a linha psicanalítica, caracterizado por um grupo do tipo homogêneo e aberto, tendo como participantes seis adolescentes e pré-adolescentes, com idade variando entre 10 e 14 anos. As reuniões do grupo aconteciam no Núcleo de Práticas em Psicologia do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, e compreendiam dois encontros mensais, tendo duração de 1h30min cada e participação gratuita. Num período que compreendeu os meses de Março à Novembro de 2004. O espaço do grupo permitiu aos participantes a escuta de suas dificuldades do dia-a-dia e principalmente dos sentimentos provenientes do convívio com o irmão e auxiliou também no encontro de novas alternativas para lidar com as diferenças. Palavras-chave: Grupo de Irmãos. Interação.
id UFSM-9_79ba5e92e60f3ab579a0c19a68b59f78
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4316
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Grupo com irmãos de pessoas com necessidades especiaisO relacionamento entre irmãos favorece o desenvolvimento de ambos porque a relação que se estabelece é de reciprocidade e de complementaridade. Para algumas crianças, a experiência de ter um “irmão especial” pode ser intensamente positiva, mas para outras a vivência pode ser difícil. Esta pesquisa teve como objetivo proporcionar a troca de experiências entre os irmãos, assim como auxiliá-los no manejo com seus sentimentos relacionados ao irmão, aos pais, à família e consigo mesmo. O desenvolvimento desse projeto estava centrado num grupo de ajuda mútua, dentro de fundamentos teóricos que compreendem a linha psicanalítica, caracterizado por um grupo do tipo homogêneo e aberto, tendo como participantes seis adolescentes e pré-adolescentes, com idade variando entre 10 e 14 anos. As reuniões do grupo aconteciam no Núcleo de Práticas em Psicologia do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, e compreendiam dois encontros mensais, tendo duração de 1h30min cada e participação gratuita. Num período que compreendeu os meses de Março à Novembro de 2004. O espaço do grupo permitiu aos participantes a escuta de suas dificuldades do dia-a-dia e principalmente dos sentimentos provenientes do convívio com o irmão e auxiliou também no encontro de novas alternativas para lidar com as diferenças. Palavras-chave: Grupo de Irmãos. Interação. Universidade Federal de Santa Maria2011-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4316Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 297-306Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 297-306Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 297-3061984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4316/2537Molon, Karina SilvaSmeha, Luciane Najarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4316Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:13Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupo com irmãos de pessoas com necessidades especiais
title Grupo com irmãos de pessoas com necessidades especiais
spellingShingle Grupo com irmãos de pessoas com necessidades especiais
Molon, Karina Silva
title_short Grupo com irmãos de pessoas com necessidades especiais
title_full Grupo com irmãos de pessoas com necessidades especiais
title_fullStr Grupo com irmãos de pessoas com necessidades especiais
title_full_unstemmed Grupo com irmãos de pessoas com necessidades especiais
title_sort Grupo com irmãos de pessoas com necessidades especiais
author Molon, Karina Silva
author_facet Molon, Karina Silva
Smeha, Luciane Najar
author_role author
author2 Smeha, Luciane Najar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molon, Karina Silva
Smeha, Luciane Najar
description O relacionamento entre irmãos favorece o desenvolvimento de ambos porque a relação que se estabelece é de reciprocidade e de complementaridade. Para algumas crianças, a experiência de ter um “irmão especial” pode ser intensamente positiva, mas para outras a vivência pode ser difícil. Esta pesquisa teve como objetivo proporcionar a troca de experiências entre os irmãos, assim como auxiliá-los no manejo com seus sentimentos relacionados ao irmão, aos pais, à família e consigo mesmo. O desenvolvimento desse projeto estava centrado num grupo de ajuda mútua, dentro de fundamentos teóricos que compreendem a linha psicanalítica, caracterizado por um grupo do tipo homogêneo e aberto, tendo como participantes seis adolescentes e pré-adolescentes, com idade variando entre 10 e 14 anos. As reuniões do grupo aconteciam no Núcleo de Práticas em Psicologia do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, e compreendiam dois encontros mensais, tendo duração de 1h30min cada e participação gratuita. Num período que compreendeu os meses de Março à Novembro de 2004. O espaço do grupo permitiu aos participantes a escuta de suas dificuldades do dia-a-dia e principalmente dos sentimentos provenientes do convívio com o irmão e auxiliou também no encontro de novas alternativas para lidar com as diferenças. Palavras-chave: Grupo de Irmãos. Interação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4316
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4316/2537
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 297-306
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 297-306
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 297-306
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944198650068992