Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Camila Mugnai
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cordeiro, Mariana Prioli, Scoponi, Renata de Souza, Ferreira, Solange Leme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4319
Resumo: O presente estudo foi realizado junto ao Grupo de Teatro para Atores Especiais (G.T.P.A.Ê.), um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O estudo teve como principal objetivo compreender os aspectos sociais, cognitivos e afetivos de pessoas com deficiência mental por meio da análise da estrutura e conteúdo de seu discurso. Procurou-se também verificar a eficácia do projeto na promoção de inclusão social e desenvolvimento de habilidades e autonomia dos membros do grupo. Participaram do estudo nove jovens com deficiência mental. Sete estagiários do curso de psicologia registraram durante os laboratórios de teatro as “verbalizações de destaque” dos participantes, ou seja, aquelas que expressavam habilidades e limitações, sentimentos positivos e negativos, auto-percepção e observações do meio. As falas foram transcritas literalmente, assim como o contexto no qual ocorreram; foram organizadas em categorias e analisadas. Para a analise geral, foi criado um roteiro contendo os seguintes aspectos: complexidade das falas; organização cognitiva; qualidade do conteúdo e autonomia das falas. De um modo geral, os participantes apresentaram falas coerentes, com estruturas e conteúdos diversos, que indicaram ampliação da autonomia e complexidade, o que apontou para contribuições da intervenção. Através deste estudo foi possível compreender melhor cada participante mediante seu discurso sobre si mesmo e sobre o mundo; bem como sugerir e direcionar mudanças referentes às necessidades a serem trabalhadas tanto no plano individual como no grupal. Nossa sociedade necessita de estudos que se preocupem com a construção da criticidade e autonomia de pessoas com deficiência mental Palavras-chave: Deficiência Mental. Análise de Discurso. Teatro.
id UFSM-9_a891e6b63973f90827b5d514fca57449
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4319
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatroO presente estudo foi realizado junto ao Grupo de Teatro para Atores Especiais (G.T.P.A.Ê.), um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O estudo teve como principal objetivo compreender os aspectos sociais, cognitivos e afetivos de pessoas com deficiência mental por meio da análise da estrutura e conteúdo de seu discurso. Procurou-se também verificar a eficácia do projeto na promoção de inclusão social e desenvolvimento de habilidades e autonomia dos membros do grupo. Participaram do estudo nove jovens com deficiência mental. Sete estagiários do curso de psicologia registraram durante os laboratórios de teatro as “verbalizações de destaque” dos participantes, ou seja, aquelas que expressavam habilidades e limitações, sentimentos positivos e negativos, auto-percepção e observações do meio. As falas foram transcritas literalmente, assim como o contexto no qual ocorreram; foram organizadas em categorias e analisadas. Para a analise geral, foi criado um roteiro contendo os seguintes aspectos: complexidade das falas; organização cognitiva; qualidade do conteúdo e autonomia das falas. De um modo geral, os participantes apresentaram falas coerentes, com estruturas e conteúdos diversos, que indicaram ampliação da autonomia e complexidade, o que apontou para contribuições da intervenção. Através deste estudo foi possível compreender melhor cada participante mediante seu discurso sobre si mesmo e sobre o mundo; bem como sugerir e direcionar mudanças referentes às necessidades a serem trabalhadas tanto no plano individual como no grupal. Nossa sociedade necessita de estudos que se preocupem com a construção da criticidade e autonomia de pessoas com deficiência mental Palavras-chave: Deficiência Mental. Análise de Discurso. Teatro.Universidade Federal de Santa Maria2011-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4319Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 329-340Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 329-340Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 329-3401984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4319/2540Vieira, Camila MugnaiCordeiro, Mariana PrioliScoponi, Renata de SouzaFerreira, Solange Lemeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4319Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:13Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatro
title Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatro
spellingShingle Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatro
Vieira, Camila Mugnai
title_short Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatro
title_full Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatro
title_fullStr Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatro
title_full_unstemmed Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatro
title_sort Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatro
author Vieira, Camila Mugnai
author_facet Vieira, Camila Mugnai
Cordeiro, Mariana Prioli
Scoponi, Renata de Souza
Ferreira, Solange Leme
author_role author
author2 Cordeiro, Mariana Prioli
Scoponi, Renata de Souza
Ferreira, Solange Leme
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Camila Mugnai
Cordeiro, Mariana Prioli
Scoponi, Renata de Souza
Ferreira, Solange Leme
description O presente estudo foi realizado junto ao Grupo de Teatro para Atores Especiais (G.T.P.A.Ê.), um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O estudo teve como principal objetivo compreender os aspectos sociais, cognitivos e afetivos de pessoas com deficiência mental por meio da análise da estrutura e conteúdo de seu discurso. Procurou-se também verificar a eficácia do projeto na promoção de inclusão social e desenvolvimento de habilidades e autonomia dos membros do grupo. Participaram do estudo nove jovens com deficiência mental. Sete estagiários do curso de psicologia registraram durante os laboratórios de teatro as “verbalizações de destaque” dos participantes, ou seja, aquelas que expressavam habilidades e limitações, sentimentos positivos e negativos, auto-percepção e observações do meio. As falas foram transcritas literalmente, assim como o contexto no qual ocorreram; foram organizadas em categorias e analisadas. Para a analise geral, foi criado um roteiro contendo os seguintes aspectos: complexidade das falas; organização cognitiva; qualidade do conteúdo e autonomia das falas. De um modo geral, os participantes apresentaram falas coerentes, com estruturas e conteúdos diversos, que indicaram ampliação da autonomia e complexidade, o que apontou para contribuições da intervenção. Através deste estudo foi possível compreender melhor cada participante mediante seu discurso sobre si mesmo e sobre o mundo; bem como sugerir e direcionar mudanças referentes às necessidades a serem trabalhadas tanto no plano individual como no grupal. Nossa sociedade necessita de estudos que se preocupem com a construção da criticidade e autonomia de pessoas com deficiência mental Palavras-chave: Deficiência Mental. Análise de Discurso. Teatro.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4319
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4319/2540
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 329-340
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 329-340
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 329-340
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944198656360448