Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4319 |
Resumo: | O presente estudo foi realizado junto ao Grupo de Teatro para Atores Especiais (G.T.P.A.Ê.), um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O estudo teve como principal objetivo compreender os aspectos sociais, cognitivos e afetivos de pessoas com deficiência mental por meio da análise da estrutura e conteúdo de seu discurso. Procurou-se também verificar a eficácia do projeto na promoção de inclusão social e desenvolvimento de habilidades e autonomia dos membros do grupo. Participaram do estudo nove jovens com deficiência mental. Sete estagiários do curso de psicologia registraram durante os laboratórios de teatro as “verbalizações de destaque” dos participantes, ou seja, aquelas que expressavam habilidades e limitações, sentimentos positivos e negativos, auto-percepção e observações do meio. As falas foram transcritas literalmente, assim como o contexto no qual ocorreram; foram organizadas em categorias e analisadas. Para a analise geral, foi criado um roteiro contendo os seguintes aspectos: complexidade das falas; organização cognitiva; qualidade do conteúdo e autonomia das falas. De um modo geral, os participantes apresentaram falas coerentes, com estruturas e conteúdos diversos, que indicaram ampliação da autonomia e complexidade, o que apontou para contribuições da intervenção. Através deste estudo foi possível compreender melhor cada participante mediante seu discurso sobre si mesmo e sobre o mundo; bem como sugerir e direcionar mudanças referentes às necessidades a serem trabalhadas tanto no plano individual como no grupal. Nossa sociedade necessita de estudos que se preocupem com a construção da criticidade e autonomia de pessoas com deficiência mental Palavras-chave: Deficiência Mental. Análise de Discurso. Teatro. |
id |
UFSM-9_a891e6b63973f90827b5d514fca57449 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4319 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatroO presente estudo foi realizado junto ao Grupo de Teatro para Atores Especiais (G.T.P.A.Ê.), um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O estudo teve como principal objetivo compreender os aspectos sociais, cognitivos e afetivos de pessoas com deficiência mental por meio da análise da estrutura e conteúdo de seu discurso. Procurou-se também verificar a eficácia do projeto na promoção de inclusão social e desenvolvimento de habilidades e autonomia dos membros do grupo. Participaram do estudo nove jovens com deficiência mental. Sete estagiários do curso de psicologia registraram durante os laboratórios de teatro as “verbalizações de destaque” dos participantes, ou seja, aquelas que expressavam habilidades e limitações, sentimentos positivos e negativos, auto-percepção e observações do meio. As falas foram transcritas literalmente, assim como o contexto no qual ocorreram; foram organizadas em categorias e analisadas. Para a analise geral, foi criado um roteiro contendo os seguintes aspectos: complexidade das falas; organização cognitiva; qualidade do conteúdo e autonomia das falas. De um modo geral, os participantes apresentaram falas coerentes, com estruturas e conteúdos diversos, que indicaram ampliação da autonomia e complexidade, o que apontou para contribuições da intervenção. Através deste estudo foi possível compreender melhor cada participante mediante seu discurso sobre si mesmo e sobre o mundo; bem como sugerir e direcionar mudanças referentes às necessidades a serem trabalhadas tanto no plano individual como no grupal. Nossa sociedade necessita de estudos que se preocupem com a construção da criticidade e autonomia de pessoas com deficiência mental Palavras-chave: Deficiência Mental. Análise de Discurso. Teatro.Universidade Federal de Santa Maria2011-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4319Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 329-340Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 329-340Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 329-3401984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4319/2540Vieira, Camila MugnaiCordeiro, Mariana PrioliScoponi, Renata de SouzaFerreira, Solange Lemeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4319Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:13Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatro |
title |
Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatro |
spellingShingle |
Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatro Vieira, Camila Mugnai |
title_short |
Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatro |
title_full |
Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatro |
title_fullStr |
Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatro |
title_full_unstemmed |
Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatro |
title_sort |
Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens em um grupo de teatro |
author |
Vieira, Camila Mugnai |
author_facet |
Vieira, Camila Mugnai Cordeiro, Mariana Prioli Scoponi, Renata de Souza Ferreira, Solange Leme |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro, Mariana Prioli Scoponi, Renata de Souza Ferreira, Solange Leme |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Camila Mugnai Cordeiro, Mariana Prioli Scoponi, Renata de Souza Ferreira, Solange Leme |
description |
O presente estudo foi realizado junto ao Grupo de Teatro para Atores Especiais (G.T.P.A.Ê.), um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O estudo teve como principal objetivo compreender os aspectos sociais, cognitivos e afetivos de pessoas com deficiência mental por meio da análise da estrutura e conteúdo de seu discurso. Procurou-se também verificar a eficácia do projeto na promoção de inclusão social e desenvolvimento de habilidades e autonomia dos membros do grupo. Participaram do estudo nove jovens com deficiência mental. Sete estagiários do curso de psicologia registraram durante os laboratórios de teatro as “verbalizações de destaque” dos participantes, ou seja, aquelas que expressavam habilidades e limitações, sentimentos positivos e negativos, auto-percepção e observações do meio. As falas foram transcritas literalmente, assim como o contexto no qual ocorreram; foram organizadas em categorias e analisadas. Para a analise geral, foi criado um roteiro contendo os seguintes aspectos: complexidade das falas; organização cognitiva; qualidade do conteúdo e autonomia das falas. De um modo geral, os participantes apresentaram falas coerentes, com estruturas e conteúdos diversos, que indicaram ampliação da autonomia e complexidade, o que apontou para contribuições da intervenção. Através deste estudo foi possível compreender melhor cada participante mediante seu discurso sobre si mesmo e sobre o mundo; bem como sugerir e direcionar mudanças referentes às necessidades a serem trabalhadas tanto no plano individual como no grupal. Nossa sociedade necessita de estudos que se preocupem com a construção da criticidade e autonomia de pessoas com deficiência mental Palavras-chave: Deficiência Mental. Análise de Discurso. Teatro. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4319 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4319/2540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 329-340 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 329-340 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 329-340 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944198656360448 |