A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5137 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de mostrar os resultados de um trabalho realizado com um grupo de crianças o qual buscou o desenvolvimento da criatividade, auto-estima e autoconfiança. Elas estavam todas matriculadas na mesma escola, mas em séries diferentes. Eram crianças que sentiam grandes limitações no ato de criar através do desenho, da pintura, da construção com sucata e do uso de outros materiais, porém no decorrer dos trabalhos passaram a acreditar na sua potencialidade e a elaborar com mais cuidado e interesse os trabalhos que produziam. O referencial básico para a elaboração dos trabalhos plásticos estiveram ligados ao meio sócio-cultural no qual estas crianças estavam inseridas. |
id |
UFSM-9_b4524d1bbd16d1766fabdb29ea8cfe38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5137 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandosCriatividadeauto-estimapotencial. Este artigo tem o objetivo de mostrar os resultados de um trabalho realizado com um grupo de crianças o qual buscou o desenvolvimento da criatividade, auto-estima e autoconfiança. Elas estavam todas matriculadas na mesma escola, mas em séries diferentes. Eram crianças que sentiam grandes limitações no ato de criar através do desenho, da pintura, da construção com sucata e do uso de outros materiais, porém no decorrer dos trabalhos passaram a acreditar na sua potencialidade e a elaborar com mais cuidado e interesse os trabalhos que produziam. O referencial básico para a elaboração dos trabalhos plásticos estiveram ligados ao meio sócio-cultural no qual estas crianças estavam inseridas.Universidade Federal de Santa Maria2012-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5137Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 73-79Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 73-79Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 73-791984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5137/3161Facco, Sonia De Fatima ThomasiMarquezan, Lorena Inês PeteriniDutra, Claudio Emelson Guimarainsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:18:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5137Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:18:51Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos |
title |
A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos |
spellingShingle |
A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos Facco, Sonia De Fatima Thomasi Criatividade auto-estima potencial. |
title_short |
A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos |
title_full |
A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos |
title_fullStr |
A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos |
title_full_unstemmed |
A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos |
title_sort |
A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos |
author |
Facco, Sonia De Fatima Thomasi |
author_facet |
Facco, Sonia De Fatima Thomasi Marquezan, Lorena Inês Peterini Dutra, Claudio Emelson Guimarains |
author_role |
author |
author2 |
Marquezan, Lorena Inês Peterini Dutra, Claudio Emelson Guimarains |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Facco, Sonia De Fatima Thomasi Marquezan, Lorena Inês Peterini Dutra, Claudio Emelson Guimarains |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade auto-estima potencial. |
topic |
Criatividade auto-estima potencial. |
description |
Este artigo tem o objetivo de mostrar os resultados de um trabalho realizado com um grupo de crianças o qual buscou o desenvolvimento da criatividade, auto-estima e autoconfiança. Elas estavam todas matriculadas na mesma escola, mas em séries diferentes. Eram crianças que sentiam grandes limitações no ato de criar através do desenho, da pintura, da construção com sucata e do uso de outros materiais, porém no decorrer dos trabalhos passaram a acreditar na sua potencialidade e a elaborar com mais cuidado e interesse os trabalhos que produziam. O referencial básico para a elaboração dos trabalhos plásticos estiveram ligados ao meio sócio-cultural no qual estas crianças estavam inseridas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5137 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5137/3161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 73-79 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 73-79 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 73-79 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944199129268224 |