A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Facco, Sonia De Fatima Thomasi
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Marquezan, Lorena Inês Peterini, Dutra, Claudio Emelson Guimarains
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5137
Resumo: Este artigo tem o objetivo de mostrar os resultados de um trabalho realizado com um grupo de crianças o qual buscou o desenvolvimento da criatividade, auto-estima e autoconfiança. Elas estavam todas matriculadas na mesma escola, mas em séries diferentes. Eram crianças que sentiam grandes limitações no ato de criar através do desenho, da pintura, da construção com sucata e do uso de outros materiais, porém no decorrer dos trabalhos passaram a acreditar na sua potencialidade e a elaborar com mais cuidado e interesse os trabalhos que produziam. O referencial básico para a elaboração dos trabalhos plásticos estiveram ligados ao meio sócio-cultural no qual estas crianças estavam inseridas.
id UFSM-9_b4524d1bbd16d1766fabdb29ea8cfe38
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5137
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandosCriatividadeauto-estimapotencial. Este artigo tem o objetivo de mostrar os resultados de um trabalho realizado com um grupo de crianças o qual buscou o desenvolvimento da criatividade, auto-estima e autoconfiança. Elas estavam todas matriculadas na mesma escola, mas em séries diferentes. Eram crianças que sentiam grandes limitações no ato de criar através do desenho, da pintura, da construção com sucata e do uso de outros materiais, porém no decorrer dos trabalhos passaram a acreditar na sua potencialidade e a elaborar com mais cuidado e interesse os trabalhos que produziam. O referencial básico para a elaboração dos trabalhos plásticos estiveram ligados ao meio sócio-cultural no qual estas crianças estavam inseridas.Universidade Federal de Santa Maria2012-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5137Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 73-79Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 73-79Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 73-791984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5137/3161Facco, Sonia De Fatima ThomasiMarquezan, Lorena Inês PeteriniDutra, Claudio Emelson Guimarainsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:18:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5137Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:18:51Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos
title A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos
spellingShingle A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos
Facco, Sonia De Fatima Thomasi
Criatividade
auto-estima
potencial.
title_short A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos
title_full A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos
title_fullStr A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos
title_full_unstemmed A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos
title_sort A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos
author Facco, Sonia De Fatima Thomasi
author_facet Facco, Sonia De Fatima Thomasi
Marquezan, Lorena Inês Peterini
Dutra, Claudio Emelson Guimarains
author_role author
author2 Marquezan, Lorena Inês Peterini
Dutra, Claudio Emelson Guimarains
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Facco, Sonia De Fatima Thomasi
Marquezan, Lorena Inês Peterini
Dutra, Claudio Emelson Guimarains
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
auto-estima
potencial.
topic Criatividade
auto-estima
potencial.
description Este artigo tem o objetivo de mostrar os resultados de um trabalho realizado com um grupo de crianças o qual buscou o desenvolvimento da criatividade, auto-estima e autoconfiança. Elas estavam todas matriculadas na mesma escola, mas em séries diferentes. Eram crianças que sentiam grandes limitações no ato de criar através do desenho, da pintura, da construção com sucata e do uso de outros materiais, porém no decorrer dos trabalhos passaram a acreditar na sua potencialidade e a elaborar com mais cuidado e interesse os trabalhos que produziam. O referencial básico para a elaboração dos trabalhos plásticos estiveram ligados ao meio sócio-cultural no qual estas crianças estavam inseridas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5137
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5137/3161
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 73-79
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 73-79
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 73-79
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944199129268224