Sobre a tolerância e a diferença: contribuições epistemológicas para o trabalho com pessoas que necessitam de atenções especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5032 |
Resumo: | Este ensaio tem como principal objetivo colaborar com subsídios teórico-epistemológicos no sentido da construção de práticas pedagógicas para o trabalho em educação de forma geral e, em particular, refletir sobre alternativas de intervenção pedagógica junto a pessoas que necessitam de atenções especiais. Nossos olhares serão orientados na busca de algumas alternativas que nós poderemos dar para, através do fazer pedagógico, contribuir com o aumento da tolerância entre homens e mulheres nos tempos de pós-modernidade em que vivemos. Tentaremos responder à seguinte pergunta: Qual a contribuição que nós, educadores e educadoras, podemos dar, através do fazer pedagógico/educativo, para que o exercício da tolerância passe a ser uma prática cotidiana e permanente nos tempos de pós-modernidade em que vivemos?Palavras-Chave: tolerância, diferença, Educação Especial. |
id |
UFSM-9_d0daef8e994b1fd8c18d1945ac49d118 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5032 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre a tolerância e a diferença: contribuições epistemológicas para o trabalho com pessoas que necessitam de atenções especiaisEste ensaio tem como principal objetivo colaborar com subsídios teórico-epistemológicos no sentido da construção de práticas pedagógicas para o trabalho em educação de forma geral e, em particular, refletir sobre alternativas de intervenção pedagógica junto a pessoas que necessitam de atenções especiais. Nossos olhares serão orientados na busca de algumas alternativas que nós poderemos dar para, através do fazer pedagógico, contribuir com o aumento da tolerância entre homens e mulheres nos tempos de pós-modernidade em que vivemos. Tentaremos responder à seguinte pergunta: Qual a contribuição que nós, educadores e educadoras, podemos dar, através do fazer pedagógico/educativo, para que o exercício da tolerância passe a ser uma prática cotidiana e permanente nos tempos de pós-modernidade em que vivemos?Palavras-Chave: tolerância, diferença, Educação Especial.Universidade Federal de Santa Maria2012-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5032Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 53-62Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 53-62Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 53-621984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5032/3049Barcelos, Valdode Leão, Débora Ortizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5032Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:08Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre a tolerância e a diferença: contribuições epistemológicas para o trabalho com pessoas que necessitam de atenções especiais |
title |
Sobre a tolerância e a diferença: contribuições epistemológicas para o trabalho com pessoas que necessitam de atenções especiais |
spellingShingle |
Sobre a tolerância e a diferença: contribuições epistemológicas para o trabalho com pessoas que necessitam de atenções especiais Barcelos, Valdo |
title_short |
Sobre a tolerância e a diferença: contribuições epistemológicas para o trabalho com pessoas que necessitam de atenções especiais |
title_full |
Sobre a tolerância e a diferença: contribuições epistemológicas para o trabalho com pessoas que necessitam de atenções especiais |
title_fullStr |
Sobre a tolerância e a diferença: contribuições epistemológicas para o trabalho com pessoas que necessitam de atenções especiais |
title_full_unstemmed |
Sobre a tolerância e a diferença: contribuições epistemológicas para o trabalho com pessoas que necessitam de atenções especiais |
title_sort |
Sobre a tolerância e a diferença: contribuições epistemológicas para o trabalho com pessoas que necessitam de atenções especiais |
author |
Barcelos, Valdo |
author_facet |
Barcelos, Valdo de Leão, Débora Ortiz |
author_role |
author |
author2 |
de Leão, Débora Ortiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcelos, Valdo de Leão, Débora Ortiz |
description |
Este ensaio tem como principal objetivo colaborar com subsídios teórico-epistemológicos no sentido da construção de práticas pedagógicas para o trabalho em educação de forma geral e, em particular, refletir sobre alternativas de intervenção pedagógica junto a pessoas que necessitam de atenções especiais. Nossos olhares serão orientados na busca de algumas alternativas que nós poderemos dar para, através do fazer pedagógico, contribuir com o aumento da tolerância entre homens e mulheres nos tempos de pós-modernidade em que vivemos. Tentaremos responder à seguinte pergunta: Qual a contribuição que nós, educadores e educadoras, podemos dar, através do fazer pedagógico/educativo, para que o exercício da tolerância passe a ser uma prática cotidiana e permanente nos tempos de pós-modernidade em que vivemos?Palavras-Chave: tolerância, diferença, Educação Especial. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5032 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5032/3049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 53-62 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 53-62 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 53-62 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944199082082304 |