Representações sociais: dos modelos de deficiência a leitura de paradigmas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Renata Corcini
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Naujorks, Maria Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4345
Resumo: O presente artigo é decorrente de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, a qual buscou verificar as representações sociais de deficiência que constam nas normas complementares estaduais, específicas à Educação Especial, vigentes na Região Sul do Brasil para a elucidação dos paradigmas educacionais desses documentos. A teoria das Representações Sociais elaborada por Moscovici (1961) é o aporte teórico para este estudo. Utilizou-se o método de análise de conteúdo exposto por Bardin (1977), complementado pelas idéias propostas por Moraes (2003). Os resultados evidenciam visões antagônicas e dicotômicas presentes na atual política educacional, demonstrando a existência de representações sociais extremas de deficiência, referentes ao modelo médico e ao modelo social de deficiência. Nesse, sentido, tais normas evidenciam a manutenção de paradigmas educacionais integradores, bem como, ampliam a consolidação de paradigmas educacionais inclusivos.Palavras-chave: Representações Sociais. Modelos de Deficiência e Paradigmas Educacionais.
id UFSM-9_e3bb2ff2a9718207acdd70e68c8b99a3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4345
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Representações sociais: dos modelos de deficiência a leitura de paradigmas educacionaisO presente artigo é decorrente de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, a qual buscou verificar as representações sociais de deficiência que constam nas normas complementares estaduais, específicas à Educação Especial, vigentes na Região Sul do Brasil para a elucidação dos paradigmas educacionais desses documentos. A teoria das Representações Sociais elaborada por Moscovici (1961) é o aporte teórico para este estudo. Utilizou-se o método de análise de conteúdo exposto por Bardin (1977), complementado pelas idéias propostas por Moraes (2003). Os resultados evidenciam visões antagônicas e dicotômicas presentes na atual política educacional, demonstrando a existência de representações sociais extremas de deficiência, referentes ao modelo médico e ao modelo social de deficiência. Nesse, sentido, tais normas evidenciam a manutenção de paradigmas educacionais integradores, bem como, ampliam a consolidação de paradigmas educacionais inclusivos.Palavras-chave: Representações Sociais. Modelos de Deficiência e Paradigmas Educacionais.Universidade Federal de Santa Maria2011-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4345Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 35-49Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 35-49Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 35-491984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4345/2555Carvalho, Renata CorciniNaujorks, Maria Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4345Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:05Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais: dos modelos de deficiência a leitura de paradigmas educacionais
title Representações sociais: dos modelos de deficiência a leitura de paradigmas educacionais
spellingShingle Representações sociais: dos modelos de deficiência a leitura de paradigmas educacionais
Carvalho, Renata Corcini
title_short Representações sociais: dos modelos de deficiência a leitura de paradigmas educacionais
title_full Representações sociais: dos modelos de deficiência a leitura de paradigmas educacionais
title_fullStr Representações sociais: dos modelos de deficiência a leitura de paradigmas educacionais
title_full_unstemmed Representações sociais: dos modelos de deficiência a leitura de paradigmas educacionais
title_sort Representações sociais: dos modelos de deficiência a leitura de paradigmas educacionais
author Carvalho, Renata Corcini
author_facet Carvalho, Renata Corcini
Naujorks, Maria Inês
author_role author
author2 Naujorks, Maria Inês
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Renata Corcini
Naujorks, Maria Inês
description O presente artigo é decorrente de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, a qual buscou verificar as representações sociais de deficiência que constam nas normas complementares estaduais, específicas à Educação Especial, vigentes na Região Sul do Brasil para a elucidação dos paradigmas educacionais desses documentos. A teoria das Representações Sociais elaborada por Moscovici (1961) é o aporte teórico para este estudo. Utilizou-se o método de análise de conteúdo exposto por Bardin (1977), complementado pelas idéias propostas por Moraes (2003). Os resultados evidenciam visões antagônicas e dicotômicas presentes na atual política educacional, demonstrando a existência de representações sociais extremas de deficiência, referentes ao modelo médico e ao modelo social de deficiência. Nesse, sentido, tais normas evidenciam a manutenção de paradigmas educacionais integradores, bem como, ampliam a consolidação de paradigmas educacionais inclusivos.Palavras-chave: Representações Sociais. Modelos de Deficiência e Paradigmas Educacionais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4345
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4345/2555
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 35-49
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 35-49
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 35-49
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944198666846208