Reflexões sobre o perfil e expectativas dos participantes do Prolibras no Estado do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4056 |
Resumo: | O presente artigo discorre brevemente sobre o Prolibras - Exame Nacional de Certificação de Proficiência em Língua Brasileira de Sinais - Libras e de Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa - que vem sendo ofertado, desde 2006, pelo Ministério da Educação, em parceria com o INEP e a Universidade Federal de Santa Catarina. Visa, entretanto, apresentar e discutir de forma mais específica aspectos referentes ao Prolibras no Estado do Paraná, a partir de uma pesquisa realizada com os participantes no ano de 2007, por meio de um questionário que objetivou conhecer o perfil dos candidatos, sua relação com a Língua Brasileira de Sinais - Libras e suas expectativas e impressões em relação à realização do referido exame. Foi possível concluir que quase que a totalidade dos candidatos é oriunda da área da Educação, tendo sido seu aprendizado da Libras realizado, fundamentalmente, nesse âmbito, com destaque às escolas e classes especiais. Candidatos de ambas as categorias - proficiência no uso e na tradução e interpretação - não apresentam qualificação profissional formal anterior para atuação nas funções pretendidas. Em razão dos objetivos dos participantes estarem vinculados a sua atuação no mundo profissional, a formação continuada é a demanda mais significativa dos futuros desdobramentos do Prolibras no âmbito das políticas públicas.Palavras-chave: Prolibras. Língua Brasileira de Sinais. Surdos. |
id |
UFSM-9_eeae49f4ecd9c29d7c92858759acb2aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4056 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre o perfil e expectativas dos participantes do Prolibras no Estado do ParanáO presente artigo discorre brevemente sobre o Prolibras - Exame Nacional de Certificação de Proficiência em Língua Brasileira de Sinais - Libras e de Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa - que vem sendo ofertado, desde 2006, pelo Ministério da Educação, em parceria com o INEP e a Universidade Federal de Santa Catarina. Visa, entretanto, apresentar e discutir de forma mais específica aspectos referentes ao Prolibras no Estado do Paraná, a partir de uma pesquisa realizada com os participantes no ano de 2007, por meio de um questionário que objetivou conhecer o perfil dos candidatos, sua relação com a Língua Brasileira de Sinais - Libras e suas expectativas e impressões em relação à realização do referido exame. Foi possível concluir que quase que a totalidade dos candidatos é oriunda da área da Educação, tendo sido seu aprendizado da Libras realizado, fundamentalmente, nesse âmbito, com destaque às escolas e classes especiais. Candidatos de ambas as categorias - proficiência no uso e na tradução e interpretação - não apresentam qualificação profissional formal anterior para atuação nas funções pretendidas. Em razão dos objetivos dos participantes estarem vinculados a sua atuação no mundo profissional, a formação continuada é a demanda mais significativa dos futuros desdobramentos do Prolibras no âmbito das políticas públicas.Palavras-chave: Prolibras. Língua Brasileira de Sinais. Surdos.Universidade Federal de Santa Maria2011-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4056Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 199Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 199Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 1991984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4056/2509Moreira, Laura CerettaFernandes, Sueli de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4056Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:54Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o perfil e expectativas dos participantes do Prolibras no Estado do Paraná |
title |
Reflexões sobre o perfil e expectativas dos participantes do Prolibras no Estado do Paraná |
spellingShingle |
Reflexões sobre o perfil e expectativas dos participantes do Prolibras no Estado do Paraná Moreira, Laura Ceretta |
title_short |
Reflexões sobre o perfil e expectativas dos participantes do Prolibras no Estado do Paraná |
title_full |
Reflexões sobre o perfil e expectativas dos participantes do Prolibras no Estado do Paraná |
title_fullStr |
Reflexões sobre o perfil e expectativas dos participantes do Prolibras no Estado do Paraná |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o perfil e expectativas dos participantes do Prolibras no Estado do Paraná |
title_sort |
Reflexões sobre o perfil e expectativas dos participantes do Prolibras no Estado do Paraná |
author |
Moreira, Laura Ceretta |
author_facet |
Moreira, Laura Ceretta Fernandes, Sueli de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Sueli de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Laura Ceretta Fernandes, Sueli de Fátima |
description |
O presente artigo discorre brevemente sobre o Prolibras - Exame Nacional de Certificação de Proficiência em Língua Brasileira de Sinais - Libras e de Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa - que vem sendo ofertado, desde 2006, pelo Ministério da Educação, em parceria com o INEP e a Universidade Federal de Santa Catarina. Visa, entretanto, apresentar e discutir de forma mais específica aspectos referentes ao Prolibras no Estado do Paraná, a partir de uma pesquisa realizada com os participantes no ano de 2007, por meio de um questionário que objetivou conhecer o perfil dos candidatos, sua relação com a Língua Brasileira de Sinais - Libras e suas expectativas e impressões em relação à realização do referido exame. Foi possível concluir que quase que a totalidade dos candidatos é oriunda da área da Educação, tendo sido seu aprendizado da Libras realizado, fundamentalmente, nesse âmbito, com destaque às escolas e classes especiais. Candidatos de ambas as categorias - proficiência no uso e na tradução e interpretação - não apresentam qualificação profissional formal anterior para atuação nas funções pretendidas. Em razão dos objetivos dos participantes estarem vinculados a sua atuação no mundo profissional, a formação continuada é a demanda mais significativa dos futuros desdobramentos do Prolibras no âmbito das políticas públicas.Palavras-chave: Prolibras. Língua Brasileira de Sinais. Surdos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4056 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4056/2509 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 199 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 199 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 30, 2007; 199 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944198602883072 |