A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kahl, Janaí
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000nvrw
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2419
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011.
id UFSM_000b539e3fb2c534f83f7abc6209d896
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2419
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotaçãoEducaçãoEJA (Educação de Jovens e Adultos)Altas habilidadesPROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos)Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011.This work is the study of concepts and myths about individuals with High Skills. As well as the importance of training and teaching practice and guidance in identifying them. Still, the reader theoretical support on the PROEJA, so we can better understand the thinking of education professionals about this program. To this end, we review the literature of authors of the thematic area concerned, Such as Gardner, Germani, Guenther, Minayo, Perez and Renzulli, among other supplementary readings, which will bring theoretical foundation, making the results of scientific analysis of data collected in the Federal Institution of Education, which includes PROEJA - National Programme for Integration of Professional Education with Basic Education in the Mode of Education, Youth and Adult. With this objective, we present the analysis and discussion of data collected through semi-structured interview, where we seek to realize the teachers' views about their practice in relation to high ability students. This study was conducted in the Graduate Program at the University of Santa Maria - RS, as a requirement for completing the Specialization Course / Integrated Professional Education for Youths and Adults. Data from this study were collected CTISM- Industrial Technical College-Santa Maria, Federal Institution of Teaching, in this city.Este trabalho consiste no estudo dos principais conceitos e mitos sobre indivíduos com Altas Habilidades, bem como a importância da formação e prática docente na identificação e orientação dos mesmos. Ainda, respaldaremos teoricamente o leitor sobre o Proeja, para que assim possamos melhor compreender o pensamento dos profissionais da educação acerca deste programa. Para tal, faremos uma revisão bibliográfica de autores do eixo temático em questão, como Gardner, Germani, Guenther, Minayo, Perez e Renzulli, entre outras leituras complementares, as quais trarão embasamento teórico, tornando científicos os resultados da análise de dados coletados em Instituição Federal de Ensino que contemplem o PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Com esse objetivo, apresentaremos a análise e discussão dos dados coletados através de entrevista semiestruturada, onde buscamos perceber o olhar dos professores sobre sua prática em relação aos alunos com Altas Habilidades. Este estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Santa Maria – RS, como requisito de conclusão ao Curso de Especialização/Profissionalização Integrada à Educação de Jovens e Adultos. Os dados desta pesquisa foram coletados no CTISM – Colégio Técnico-Industrial de Santa Maria, Instituição Federal de Ensino, nesta cidade.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoFreitas, Soraia NapoleãoKahl, Janaí2016-11-22T13:01:09Z2016-11-22T13:01:09Z2011-10-312011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2419ark:/26339/001300000nvrwporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:00:28Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2419Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:00:28Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação
title A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação
spellingShingle A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação
Kahl, Janaí
Educação
EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Altas habilidades
PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos)
title_short A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação
title_full A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação
title_fullStr A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação
title_full_unstemmed A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação
title_sort A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação
author Kahl, Janaí
author_facet Kahl, Janaí
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Soraia Napoleão
dc.contributor.author.fl_str_mv Kahl, Janaí
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Altas habilidades
PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos)
topic Educação
EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Altas habilidades
PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos)
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-31
2011
2016-11-22T13:01:09Z
2016-11-22T13:01:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2419
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000nvrw
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2419
identifier_str_mv ark:/26339/001300000nvrw
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1821325996794576896