Análise sobre o projeto político-pedagógico de uma escola municipal de Três Passos/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000001jgq |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15568 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. |
id |
UFSM_0a5e655604d1474fed3554bf6cb5e564 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/15568 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise sobre o projeto político-pedagógico de uma escola municipal de Três Passos/RSAnalysis of the political-pedagogical project of a municipal school of Três Passos/RSPPP (Projeto político-pedagógico)EscolaGestão democráticaParticipaçãoPedagogical political projectSchoolDemocratic managementParticipationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.The present monograph of specialization in Educational Management of the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) has as subjects Democratic School Management and Political-Pedagogical Project (PPP). It aims to analyze the Political-Pedagogical Project of a Municipal School of Três Passos/RS, considering the relevance of the document to the school community. The research has a qualitative approach through the analysis of the PPP and distribution of questionnaires to students, parents, teachers and employees. The theoretical basis is organized from two axes: democratic management, from Lück et al., (2000), Gutierrez and Catani (2013), Libâneo, Oliveira and Toschi (2012), among others; and Political-Pedagogical Project, from Veiga (2013), Santiago (2013), Neves (2013) and others. The research made it possible to understand that there is a lack of participation of all the segments in the educational process, lack of knowledge about the PPP by parents and students. It was understood that school management needs to persist and seek more and more the participation of the school community, to think of the students as the main co-authors of their walk and parents as followers of the school, who help, participate, opinion, and with this, helping the pedagogical framework to develop projects and learning with greater meaning and understanding. As Veiga (2003) says, in order to develop participative management, whose responsibilities are distributed, it is a condition for strengthening the members' bonds with the institution and with the proposed work.A presente monografia de especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM) tem como temas Gestão Escolar Democrática e Projeto Político-Pedagógico (PPP). Objetiva analisar o Projeto Político-Pedagógico de uma escola Municipal de Três Passos/RS, considerando a relevância do documento para a comunidade escolar. A pesquisa tem abordagem qualitativa através da análise do PPP e distribuição de questionários a alunos, pais, professores e funcionários. A fundamentação teórica é organizada a partir de dois eixos: gestão democrática, a partir de Lück et al., (2000), Gutierrez e Catani (2013), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) entre outros; e Projeto Político-Pedagógico, a partir de Veiga (2013), Santiago (2013), Neves (2013) entre outros. A pesquisa permitiu compreender que existe falta de participação de todos os segmentos no processo educativo escolar, falta de conhecimento acerca do PPP por pais e estudantes. Compreendeu-se que a gestão escolar precisa ter persistência e buscar cada vez mais a participação da comunidade escolar, pensar nos alunos como os principais coautores de sua caminhada e os pais como seguidores da escola, que ajudam, participam, opinem, e com isto, auxiliar o quadro pedagógico a desenvolver projetos e aprendizagem com maior sentido e entendimento. Como diz Veiga (2003), para desenvolver uma gestão participativa, cujas responsabilidades são distribuídas, é condição para fortalecer vínculos dos membros com a instituição e com o trabalho proposto.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoMartinez, Lucas da SilvaRadtke, Margarete Eliane Schütz2019-02-07T12:39:35Z2019-02-07T12:39:35Z2018-12-012018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15568ark:/26339/0013000001jgqporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-02-08T05:03:42Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15568Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-02-08T05:03:42Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise sobre o projeto político-pedagógico de uma escola municipal de Três Passos/RS Analysis of the political-pedagogical project of a municipal school of Três Passos/RS |
title |
Análise sobre o projeto político-pedagógico de uma escola municipal de Três Passos/RS |
spellingShingle |
Análise sobre o projeto político-pedagógico de uma escola municipal de Três Passos/RS Radtke, Margarete Eliane Schütz PPP (Projeto político-pedagógico) Escola Gestão democrática Participação Pedagogical political project School Democratic management Participation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Análise sobre o projeto político-pedagógico de uma escola municipal de Três Passos/RS |
title_full |
Análise sobre o projeto político-pedagógico de uma escola municipal de Três Passos/RS |
title_fullStr |
Análise sobre o projeto político-pedagógico de uma escola municipal de Três Passos/RS |
title_full_unstemmed |
Análise sobre o projeto político-pedagógico de uma escola municipal de Três Passos/RS |
title_sort |
Análise sobre o projeto político-pedagógico de uma escola municipal de Três Passos/RS |
author |
Radtke, Margarete Eliane Schütz |
author_facet |
Radtke, Margarete Eliane Schütz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martinez, Lucas da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Radtke, Margarete Eliane Schütz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PPP (Projeto político-pedagógico) Escola Gestão democrática Participação Pedagogical political project School Democratic management Participation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
PPP (Projeto político-pedagógico) Escola Gestão democrática Participação Pedagogical political project School Democratic management Participation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 2018 2019-02-07T12:39:35Z 2019-02-07T12:39:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15568 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000001jgq |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15568 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000001jgq |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172264171143168 |