O uso de audiolivros como objetos de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de universitários cegos ou com baixa visão: uma análise a respeito da usabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Samuel dos Santos
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000tm6m
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2770
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.
id UFSM_0bc540565af01e373942859e037ae006
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2770
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O uso de audiolivros como objetos de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de universitários cegos ou com baixa visão: uma análise a respeito da usabilidadeThe use of audiobooks as learning objects in the academic development of blind or low vision students: an analysis of usabilityAudiolivrosObjetos de aprendizagemUsabilidadeArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.The main objective of this paper is to present an analysis of the usability of audiobooks as digital learning objects in the development of blind or low vision academics in order to understand these audiobooks as tools for disseminating culture which, when suitable, can be applied in an educational context. The research adopted a qualitative approach using semi-structured interviews with members of the extension project of the Federal University of Santa Maria, entitled “Audio texts production for Inclusive Education”, and with blind or low vision academics who use or have used audiobooks in their academic life. These interviews were then analyzed. Several aspects were observed, which help to understand in such a context that audiobooks have a significant useas digital learning objects. Eventually, suggestions were proposed to better the usability of audiobooks as digital learning objects.Este artigo tem como objetivo principal apresentar uma análise a respeito da usabilidade de audiolivros como objetos digitais de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de universitários cegos ou com baixa visão; Com o intuito de compreender os audiolivros como ferramentas de disseminação da cultura que, após as devidas adequações, podem ser inseridas em contextos educacionais. Utilizou-se durante a pesquisa uma abordagem quanti-qualitativa, através da análise de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto a integrantes do projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria denominado “Produção de Audiotextos para a Educação Inclusiva” e com um universitário cego ou com baixa visão que utilizou audiolivros em sua trajetória acadêmica. Essas, por sua vez, foram analisadas. Observou-se diversos aspectos que corroboram para compreender, dentro do contexto de estudo, que os audiolivros possuem uma usabilidade significativa como objetos digitais de aprendizagem. Em derradeiro, propôs-se sugestões para melhoria da usabilidade dos audiolivros como objetos digitais de aprendizagem.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Artes e LetrasMussoi, Eunice MariaMota, Samuel dos Santos2017-04-17T13:53:26Z2017-04-17T13:53:26Z2010-12-102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2770ark:/26339/001300000tm6mporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:59:38Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2770Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:59:38Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de audiolivros como objetos de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de universitários cegos ou com baixa visão: uma análise a respeito da usabilidade
The use of audiobooks as learning objects in the academic development of blind or low vision students: an analysis of usability
title O uso de audiolivros como objetos de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de universitários cegos ou com baixa visão: uma análise a respeito da usabilidade
spellingShingle O uso de audiolivros como objetos de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de universitários cegos ou com baixa visão: uma análise a respeito da usabilidade
Mota, Samuel dos Santos
Audiolivros
Objetos de aprendizagem
Usabilidade
title_short O uso de audiolivros como objetos de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de universitários cegos ou com baixa visão: uma análise a respeito da usabilidade
title_full O uso de audiolivros como objetos de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de universitários cegos ou com baixa visão: uma análise a respeito da usabilidade
title_fullStr O uso de audiolivros como objetos de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de universitários cegos ou com baixa visão: uma análise a respeito da usabilidade
title_full_unstemmed O uso de audiolivros como objetos de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de universitários cegos ou com baixa visão: uma análise a respeito da usabilidade
title_sort O uso de audiolivros como objetos de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de universitários cegos ou com baixa visão: uma análise a respeito da usabilidade
author Mota, Samuel dos Santos
author_facet Mota, Samuel dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mussoi, Eunice Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Samuel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Audiolivros
Objetos de aprendizagem
Usabilidade
topic Audiolivros
Objetos de aprendizagem
Usabilidade
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-10
2010
2017-04-17T13:53:26Z
2017-04-17T13:53:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2770
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000tm6m
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2770
identifier_str_mv ark:/26339/001300000tm6m
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172396918767616