O uso de audiolivros como objetos de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de universitários cegos ou com baixa visão: uma análise a respeito da usabilidade
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Data de Publicação: | 2010 |
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Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2770 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. |
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O uso de audiolivros como objetos de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de universitários cegos ou com baixa visão: uma análise a respeito da usabilidadeThe use of audiobooks as learning objects in the academic development of blind or low vision students: an analysis of usabilityAudiolivrosObjetos de aprendizagemUsabilidadeArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.The main objective of this paper is to present an analysis of the usability of audiobooks as digital learning objects in the development of blind or low vision academics in order to understand these audiobooks as tools for disseminating culture which, when suitable, can be applied in an educational context. The research adopted a qualitative approach using semi-structured interviews with members of the extension project of the Federal University of Santa Maria, entitled “Audio texts production for Inclusive Education”, and with blind or low vision academics who use or have used audiobooks in their academic life. These interviews were then analyzed. Several aspects were observed, which help to understand in such a context that audiobooks have a significant useas digital learning objects. Eventually, suggestions were proposed to better the usability of audiobooks as digital learning objects.Este artigo tem como objetivo principal apresentar uma análise a respeito da usabilidade de audiolivros como objetos digitais de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de universitários cegos ou com baixa visão; Com o intuito de compreender os audiolivros como ferramentas de disseminação da cultura que, após as devidas adequações, podem ser inseridas em contextos educacionais. Utilizou-se durante a pesquisa uma abordagem quanti-qualitativa, através da análise de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto a integrantes do projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria denominado “Produção de Audiotextos para a Educação Inclusiva” e com um universitário cego ou com baixa visão que utilizou audiolivros em sua trajetória acadêmica. Essas, por sua vez, foram analisadas. Observou-se diversos aspectos que corroboram para compreender, dentro do contexto de estudo, que os audiolivros possuem uma usabilidade significativa como objetos digitais de aprendizagem. Em derradeiro, propôs-se sugestões para melhoria da usabilidade dos audiolivros como objetos digitais de aprendizagem.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Artes e LetrasMussoi, Eunice MariaMota, Samuel dos Santos2017-04-17T13:53:26Z2017-04-17T13:53:26Z2010-12-102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2770ark:/26339/001300000tm6mporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:59:38Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2770Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:59:38Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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