Fatores que influenciam a reprovação escolar no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Rita Marlice Madrid
Data de Publicação: 2005
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000189x
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28178
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.
id UFSM_10d1fa1c2b958c870dce385b91e41edb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/28178
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Fatores que influenciam a reprovação escolar no ensino fundamentalEnsino fundamentalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.This work treats of the problem of the school reproof in the Brazilian Public Schools, with base in statistical datas transmitted by TV and the press. We still have a theoretical referencial that bases and guides the subject in evidence, so that through the shown numbers there is an of impressment the teachers, students, parents and rulers in the sense of minimizing the problem and not only to look for culprits. This, theoretically, it was already done. What is waited they are practical solutions to revert its. It makes mention to the quality of the teaching rendered by the teachers and to the system of evaluation adoted, through interviews with parents, teachers and school direction. Pointing out that the teacher is a leader, a coordinator that simulates the group to the contextualized and critic understanding off its actions and of its rights. In an attempt of giving vision of the subject, without address one-self for an only way, but also showing the different existent options to start from the beginning that the reader will enjoy this implied knowledge to do the generalizations and to develop new ideas, new meanings, new understandings. Parents were interviewed, teachers and directive team. During the research, the parents attributed the cause of the reproof to the lack of attention and of affection that the student feels inside of its home, and still, because they don’t accompany the its children’s school revenue; the teachers attribute to a series of factors; the directive team considers that the lack of interest, motivation and attention are the main factors that influence in the school reprooof. It’s ended that the proposed objectives were reached, therefore they were detected the main factors that influence in the school reproof for, later on to take measures to minimize them.Este trabalho trata do problema da reprovação escolar nas escolas públicas brasileiras, com base em dados estatísticos veiculados na TV e na imprensa. O nosso foco de pesquisa ficou restrito a uma escola pública pertencente à rede Municipal de Caçapava do Sul. Temos ainda um referencial teórico que embasa e orienta a questão em evidência, a fim de que através dos números mostrados haja um engajamento dos professores, alunos, pais e governantes no sentido de minimizar o problema, e não somente buscar culpados. Isto, teoricamente, já foi feito. O que se espera são soluções práticas para revertê-lo, Faz-se menção à qualidade do ensino prestado pelos professores e ao sistema de avaliação adotado, através de entrevistas com pais, professores e direção escolar, salientando que o professor é um líder, um coordenador que estimula o grupo à compreensão contextualizada e crítica de suas ações e de seus direitos. Numa tentativa de dar ampla visão do assunto, sem dirigir-se por um só caminho, mas mostrando também as diferentes opções existentes, partindo-se do princípio de que o leitor desfrutará deste conhecimento subentendido para fazer as generalizações e desenvolver novas idéias, novos significados, novas compreensões. Foram entrevistados pais, professores e equipe diretiva. Durante a pesquisa, os pais atribuíram a causa da reprovação à falta de atenção e de afeto que o aluno sente dentro de seu lar, e ainda, porque não acompanham o rendimento escolar de seus filhos; os professores atribuem a uma série de fatores; a equipe diretiva considera que a falta de interesse, motivação e atenção são os principais fatores que influenciam na reprovação escolar. Conclui-se que os objetivos propostos foram atingidos, pois foram detectados os principais fatores que influenciam na reprovação escolar para, posteriormente tomar medidas para minimizá-los.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoDutra, Claudio Emelson GuimarainsMedeiros, Rita Marlice Madrid2023-03-14T12:36:26Z2023-03-14T12:36:26Z2005-03-172005Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28178ark:/26339/001300000189xporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-03-14T12:36:26Zoai:repositorio.ufsm.br:1/28178Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-03-14T12:36:26Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que influenciam a reprovação escolar no ensino fundamental
title Fatores que influenciam a reprovação escolar no ensino fundamental
spellingShingle Fatores que influenciam a reprovação escolar no ensino fundamental
Medeiros, Rita Marlice Madrid
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Fatores que influenciam a reprovação escolar no ensino fundamental
title_full Fatores que influenciam a reprovação escolar no ensino fundamental
title_fullStr Fatores que influenciam a reprovação escolar no ensino fundamental
title_full_unstemmed Fatores que influenciam a reprovação escolar no ensino fundamental
title_sort Fatores que influenciam a reprovação escolar no ensino fundamental
author Medeiros, Rita Marlice Madrid
author_facet Medeiros, Rita Marlice Madrid
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dutra, Claudio Emelson Guimarains
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Rita Marlice Madrid
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-17
2005
2023-03-14T12:36:26Z
2023-03-14T12:36:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28178
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000189x
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28178
identifier_str_mv ark:/26339/001300000189x
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172262422118400