Os operários da Viação Férrea do Rio Grande do Sul: entre a radicalização e o consenso (1917-1936)
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Data de Publicação: | 2011 |
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Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13918 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em História do Brasil, RS, 2011. |
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Os operários da Viação Férrea do Rio Grande do Sul: entre a radicalização e o consenso (1917-1936)The workers of the viação férrea do Rio Grande do Sul: between radicalization and consensusGrevesMovimento operárioFerroviáriosSanta MariaStrikeWorking-class movementRailroad workersCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em História do Brasil, RS, 2011.This monograph aims to present a brief synthesis effort to understand the political role of the category of railroad workers of Rio Grande do Sul, with a focus in the city of Santa Maria, the main railway junction of the State, from 1917 - when there was a large and massive railway strike against exploitation of the foreign company, the Compagnie des Chemins du Fer Auxiliaire au Bresil - until 1936, when he developed another wall, which was born at the base, without support of the “official” union against breaking wage agreement with the State Government of Flores da Cunha. This thesis also seeks to understand the political strategies adopted by this category in the context of the class struggle of the period cut, understanding that this study illustrates an example of the role of workers in their struggles during the twentieth century.Esta monografia busca apresentar um breve esforço de síntese para a compreensão da atuação política da categoria dos operários da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, com foco na cidade de Santa Maria, principal entroncamento ferroviário do Estado, no período de 1917 – momento em que ocorreu uma grande e massiva greve dos ferroviários contra a exploração da empresa estrangeira, a Compagnie Auxiliaire des Chemins du Fer au Bresil –, até 1936, quando se desenvolveu outra parede, que nasceu nas bases, sem apoio do sindicato “oficial”, contra a quebra de acordo salarial com o Governo Estadual de Flores da Cunha. Esta monografia busca, também, entender as estratégias políticas adotadas por esta categoria no contexto da luta de classes do período recortado, entendendo que este estudo ilustra um exemplo da atuação dos trabalhadores em suas lutas durante o Século XX.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasKonrad, Diorge AlcenoCignachi, Henrique2018-07-26T13:00:27Z2018-07-26T13:00:27Z2011-11-302011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13918ark:/26339/00130000177hwporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-07-26T13:00:27Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-07-26T13:00:27Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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