Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000j1fk |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2249 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2008. |
id |
UFSM_15611690aae260ba26e4125a01c5b4d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2249 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possívelEnvironmental education and inclusion of special education necessity students: a possible practiceEducaçãoAmbienteInclusãoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2008.This monograph is constituted by the realization of a study linking the Environmental Education and the inclusion of students with special educational necessities (SEN) in the regular teaching system. The research involved the Edna May Cardoso State School and the Centro de Apoio Integrado à Criança, both located in Santa Maria – RS city. The interest issue developed during the Special Education Graduate curse in the Universidade Federal de Santa Maria and particular interest and curiosity by environment issues. The inclusive education brings together many challenges and uncertainties to people involved with education, and to changes to happen it is needed we to believe in this proposal and to search for alternative ways that could contribute in the differences valorization process. With this research, we were to evaluate the feasibility of Environmental Education as a contributing tool for the proposal of inclusive education. We wish to point pedagogic proposals of Environmental Education and, following, to present the study to the two studied schools. The utilized methodology had a qualitative nature, using as tool a questionnaire with six questions involving Environmental Education and inclusion, which were given to teachers dealing with included students. It was possible to conclude that Environmental Education, if adequately employed, contributes to new values building, to self estimate rescue, and to social and people intellectual development, configuring itself so as an excellent ally in the inclusive process of SEN students.Esta monografia constitui-se na realização de um estudo interligando a Educação Ambiental e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) no sistema regular de ensino. A pesquisa envolveu o Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luizinho de Grandi - CAIC, ambas localizadas na cidade de Santa Maria/RS. O interesse pela temática surgiu a partir de experiências vivenciadas ao longo do curso de Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria e o particular interesse e curiosidade por temas ligados ao meio ambiente. A educação inclusiva traz consigo muitos desafios e inseguranças as pessoas envolvidas com a educação, e para que mudanças aconteçam é preciso que acreditemos nessa proposta e busquemos alternativas que possam estar contribuindo no processo de valorização das diferenças. Com esta pesquisa buscou-se avaliar a viabilidade da Educação Ambiental como ferramenta que pode estar contribuindo na proposta da educação inclusiva. Apontar propostas pedagógicas de Educação Ambiental e, posteriormente apresentar o estudo as duas escolas envolvidas. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário com seis questões envolvendo a Educação Ambiental e a inclusão, sendo aplicado aos professores que trabalhavam com alunos incluídos. Foi possível concluir que a Educação Ambiental se for abordada adequadamente contribui para a construção de novos valores, no resgate da autoestima, e no desenvolvimento social e intelectual dos indivíduos, se configurando, assim como uma excelente aliada no processo da inclusão de alunos com NEEs.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMerck, Ana Maria ThielenKraetzig, Juliana Mazzanti2016-10-19T14:36:31Z2016-10-19T14:36:31Z2008-12-172008Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2249ark:/26339/001300000j1fkporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:59:49Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:59:49Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível Environmental education and inclusion of special education necessity students: a possible practice |
title |
Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível |
spellingShingle |
Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível Kraetzig, Juliana Mazzanti Educação Ambiente Inclusão |
title_short |
Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível |
title_full |
Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível |
title_fullStr |
Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível |
title_sort |
Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível |
author |
Kraetzig, Juliana Mazzanti |
author_facet |
Kraetzig, Juliana Mazzanti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Merck, Ana Maria Thielen |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kraetzig, Juliana Mazzanti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiente Inclusão |
topic |
Educação Ambiente Inclusão |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2008. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-17 2008 2016-10-19T14:36:31Z 2016-10-19T14:36:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2249 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000j1fk |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2249 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000j1fk |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612450377203712 |