Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kraetzig, Juliana Mazzanti
Data de Publicação: 2008
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000j1fk
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2249
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2008.
id UFSM_15611690aae260ba26e4125a01c5b4d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2249
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possívelEnvironmental education and inclusion of special education necessity students: a possible practiceEducaçãoAmbienteInclusãoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2008.This monograph is constituted by the realization of a study linking the Environmental Education and the inclusion of students with special educational necessities (SEN) in the regular teaching system. The research involved the Edna May Cardoso State School and the Centro de Apoio Integrado à Criança, both located in Santa Maria – RS city. The interest issue developed during the Special Education Graduate curse in the Universidade Federal de Santa Maria and particular interest and curiosity by environment issues. The inclusive education brings together many challenges and uncertainties to people involved with education, and to changes to happen it is needed we to believe in this proposal and to search for alternative ways that could contribute in the differences valorization process. With this research, we were to evaluate the feasibility of Environmental Education as a contributing tool for the proposal of inclusive education. We wish to point pedagogic proposals of Environmental Education and, following, to present the study to the two studied schools. The utilized methodology had a qualitative nature, using as tool a questionnaire with six questions involving Environmental Education and inclusion, which were given to teachers dealing with included students. It was possible to conclude that Environmental Education, if adequately employed, contributes to new values building, to self estimate rescue, and to social and people intellectual development, configuring itself so as an excellent ally in the inclusive process of SEN students.Esta monografia constitui-se na realização de um estudo interligando a Educação Ambiental e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) no sistema regular de ensino. A pesquisa envolveu o Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luizinho de Grandi - CAIC, ambas localizadas na cidade de Santa Maria/RS. O interesse pela temática surgiu a partir de experiências vivenciadas ao longo do curso de Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria e o particular interesse e curiosidade por temas ligados ao meio ambiente. A educação inclusiva traz consigo muitos desafios e inseguranças as pessoas envolvidas com a educação, e para que mudanças aconteçam é preciso que acreditemos nessa proposta e busquemos alternativas que possam estar contribuindo no processo de valorização das diferenças. Com esta pesquisa buscou-se avaliar a viabilidade da Educação Ambiental como ferramenta que pode estar contribuindo na proposta da educação inclusiva. Apontar propostas pedagógicas de Educação Ambiental e, posteriormente apresentar o estudo as duas escolas envolvidas. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário com seis questões envolvendo a Educação Ambiental e a inclusão, sendo aplicado aos professores que trabalhavam com alunos incluídos. Foi possível concluir que a Educação Ambiental se for abordada adequadamente contribui para a construção de novos valores, no resgate da autoestima, e no desenvolvimento social e intelectual dos indivíduos, se configurando, assim como uma excelente aliada no processo da inclusão de alunos com NEEs.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMerck, Ana Maria ThielenKraetzig, Juliana Mazzanti2016-10-19T14:36:31Z2016-10-19T14:36:31Z2008-12-172008Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2249ark:/26339/001300000j1fkporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:59:49Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:59:49Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível
Environmental education and inclusion of special education necessity students: a possible practice
title Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível
spellingShingle Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível
Kraetzig, Juliana Mazzanti
Educação
Ambiente
Inclusão
title_short Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível
title_full Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível
title_fullStr Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível
title_full_unstemmed Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível
title_sort Educação ambiental e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: uma prática possível
author Kraetzig, Juliana Mazzanti
author_facet Kraetzig, Juliana Mazzanti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Merck, Ana Maria Thielen
dc.contributor.author.fl_str_mv Kraetzig, Juliana Mazzanti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ambiente
Inclusão
topic Educação
Ambiente
Inclusão
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-17
2008
2016-10-19T14:36:31Z
2016-10-19T14:36:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2249
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000j1fk
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2249
identifier_str_mv ark:/26339/001300000j1fk
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612450377203712