As relações étnico e raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000012kp3 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2632 |
Resumo: | Artigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2017. |
id |
UFSM_2061702866ea73f765d8de078cd45aa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2632 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
As relações étnico e raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA)RelaçõesÉtnicoRaciaisEnsinoJovensAdultosAprendizagemArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2017.O presente trabalho se insere nas discussões acerca das relações étnico-raciais na sociedade brasileira, tendo como universo de estudo a Escola Estadual Manuel Ribas, no município de Santa Maria, localizado no Rio Grande do Sul. Objetivou-se, portanto, analisar as relações étnico-raciais no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da escola Manuel Ribas, tanto no que concerne à relação de ensino e aprendizagem dos alunos como à própria sociabilidade dos estudantes. Destarte, temos as leis que instituem o ensino da cultura e história africana e afro-brasileira bem como o ensino das relações étnico-raciais, como um marco para a afirmação da diversidade dentro do ambiente escolar. A partir dessa legislação, foi de nosso intuito investigar de que modo se davam as relações étnico-raciais na referida escola. Trata-se de um estudo qualitativo e etnográfico, em que se utilizou a técnica da observação participante. Para obter dados do perfil socioeconômico do universo de pesquisa, foi aplicado um questionário com questões fechadas e abertas, para entender o ponto de vista dos sujeitos pesquisados sobre as questões fundamentais deste trabalho. Os resultados demonstraram que poucos alunos se autodeclararam negros, sendo que a maioria se declarou parda. Quanto aos alunos pardos, estes afirmaram não terem sofrido nenhum tipo de preconceito, mas conheciam alguém que havia sofrido. Já no que tange às relações de ensino e aprendizagem, constatamos que há uma pedagogia que abarca a diversidade, entretanto, poucos alunos participavam, expressando suas opiniões, das aulas.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências Sociais e HumanasMocellin, Maria ClaraSilva, Thalles Ricardo de Melo2017-02-03T12:57:43Z2017-02-03T12:57:43Z2017-01-202017Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2632ark:/26339/0013000012kp3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-08-26T13:38:39Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2632Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-08-26T13:38:39Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As relações étnico e raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title |
As relações étnico e raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
spellingShingle |
As relações étnico e raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Silva, Thalles Ricardo de Melo Relações Étnico Raciais Ensino Jovens Adultos Aprendizagem |
title_short |
As relações étnico e raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title_full |
As relações étnico e raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title_fullStr |
As relações étnico e raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title_full_unstemmed |
As relações étnico e raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title_sort |
As relações étnico e raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
author |
Silva, Thalles Ricardo de Melo |
author_facet |
Silva, Thalles Ricardo de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mocellin, Maria Clara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thalles Ricardo de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações Étnico Raciais Ensino Jovens Adultos Aprendizagem |
topic |
Relações Étnico Raciais Ensino Jovens Adultos Aprendizagem |
description |
Artigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-03T12:57:43Z 2017-02-03T12:57:43Z 2017-01-20 2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2632 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000012kp3 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2632 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000012kp3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612544155549696 |