O ensino de geometria molecular mediado pelas tecnologias de informação e comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000qxht |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18800 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014. |
id |
UFSM_229ea69c9050a435fa39e37ceac9d74c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/18800 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de geometria molecular mediado pelas tecnologias de informação e comunicaçãoEducaçãoTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)Ensino de químicaGeometria molecularEducationICT (Technologies of Information and Communication)Chemistry teachingMolecular geometryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.According to the students, chemistry uses to be on of the most difficult subjects to be learned, since it requires a high memorization about concepts and formula. Aiming at finding out alternatives to minimize this effect, we have incorporate ITCs as a new way to teach molecular geometry, analysing how such a technology can contribute to the teaching-learning process. The methodology to develop this research is quali-quantitative and exploratory, made by means of pre and post-tests applied before and after using a molecules simulator. Obtained results were tabulated and analysed according to statistic measures, which verified the use of ITCs can leverage the molecular geometry teaching in chemistry classes.A química sempre foi eleita pelos estudantes como uma das disciplinas mais difíceis, pois exige muita memorização de conceitos e fórmulas. Com o objetivo de buscar alternativas que minimizassem esse efeito, incorporamos as TICs ao ensino de geometria molecular e analisamos as contribuições que o uso dessas tecnologias pode trazer para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia para a realização desta pesquisa foi quali-quantitativa e exploratória, realizada através de pré e pós-testes aplicados antes e depois da utilização de um simulador de moléculas. Os resultados obtidos foram tabulados e analisados de acordo com medidas estatísticas, onde comprovamos que o uso das TICs potencializa o ensino de geometria molecular em aulas de química.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaWinck, Ana TrindadeRighes, Patrícia Wesz2019-11-05T13:45:21Z2019-11-05T13:45:21Z2014-12-202014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18800ark:/26339/001300000qxhtporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-11-06T06:05:19Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18800Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-11-06T06:05:19Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de geometria molecular mediado pelas tecnologias de informação e comunicação |
title |
O ensino de geometria molecular mediado pelas tecnologias de informação e comunicação |
spellingShingle |
O ensino de geometria molecular mediado pelas tecnologias de informação e comunicação Righes, Patrícia Wesz Educação TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) Ensino de química Geometria molecular Education ICT (Technologies of Information and Communication) Chemistry teaching Molecular geometry CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O ensino de geometria molecular mediado pelas tecnologias de informação e comunicação |
title_full |
O ensino de geometria molecular mediado pelas tecnologias de informação e comunicação |
title_fullStr |
O ensino de geometria molecular mediado pelas tecnologias de informação e comunicação |
title_full_unstemmed |
O ensino de geometria molecular mediado pelas tecnologias de informação e comunicação |
title_sort |
O ensino de geometria molecular mediado pelas tecnologias de informação e comunicação |
author |
Righes, Patrícia Wesz |
author_facet |
Righes, Patrícia Wesz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Winck, Ana Trindade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Righes, Patrícia Wesz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) Ensino de química Geometria molecular Education ICT (Technologies of Information and Communication) Chemistry teaching Molecular geometry CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) Ensino de química Geometria molecular Education ICT (Technologies of Information and Communication) Chemistry teaching Molecular geometry CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-20 2014 2019-11-05T13:45:21Z 2019-11-05T13:45:21Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18800 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000qxht |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18800 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000qxht |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172381602217984 |