A contribuição do blog colaborativo para a construção de conhecimentos em produção textual com alunos do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública, no município de Três de Maio, RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000dmpp |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18459 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_250f8a7016693f9ae644cb78cbc5050f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/18459 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição do blog colaborativo para a construção de conhecimentos em produção textual com alunos do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública, no município de Três de Maio, RSThe contribution of the collaborative blog for the construction of knowledge in textual production with high school students: the study of a case in a public school in the municipality of Três de Maio, RSBlog colaborativoProdução textualLíngua portuguesaCollaborative blogText productionPortuguese languageCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.This article is about a case study that examined how the teaching strategies used with the support of a collaborative blog contribute to the construction of knowledge in textual production, in Portuguese, for High School class, in a public school in Três de Maio, Brazil. This research was developed to the course of Specialization in Information and Communication Technologies apply at Education, as a final work, in Distance Education, in the UAB system by Federal University of Santa Maria, RS, during the year of 2010. This research was accomplished from July to August 2010, using qualitative methodology, through observation, evaluation of produced texts and questionnaire. The use of teaching strategies with the support of a collaborative blog built by students provided the writing of essay texts in which the educational objective was achieved in large part related to the construction of knowledge on argumentation. It aroused the students to be open to research, autonomy, critical thinking and the use of Internet as a support for learning networking.Este artigo apresenta um estudo de caso que investigou como as estratégias didáticas empregadas com o apoio de um blog colaborativo contribuem para a construção de conhecimentos em produção textual, em Língua Portuguesa, para turma do Ensino Médio, de uma escola pública, de Três de Maio, RS. Esta pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida dentro do trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EAD no sistema UAB, pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, durante o ano de 2010. A pesquisa foi realizada no período de julho e agosto de 2010, utilizando a metodologia qualitativa, através da observação, avaliação dos textos produzidos e questionário. A utilização de estratégias didáticas com o apoio de um blog colaborativo construído pelos alunos proporcionou a construção de textos dissertativos onde o objetivo educacional foi atingido em grande parte no que se referia à construção de conhecimentos sobre argumentação. E despertou o gosto pela investigação, pela autonomia, espírito crítico e pelo uso da Internet como suporte para o aprendizado em rede.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasMachado Junior, Felipe StanqueSipmann, Laenir Ana Busanello2019-10-01T12:53:50Z2019-10-01T12:53:50Z2010-10-032010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18459ark:/26339/001300000dmppporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-10-02T06:05:34Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18459Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-10-02T06:05:34Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do blog colaborativo para a construção de conhecimentos em produção textual com alunos do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública, no município de Três de Maio, RS The contribution of the collaborative blog for the construction of knowledge in textual production with high school students: the study of a case in a public school in the municipality of Três de Maio, RS |
title |
A contribuição do blog colaborativo para a construção de conhecimentos em produção textual com alunos do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública, no município de Três de Maio, RS |
spellingShingle |
A contribuição do blog colaborativo para a construção de conhecimentos em produção textual com alunos do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública, no município de Três de Maio, RS Sipmann, Laenir Ana Busanello Blog colaborativo Produção textual Língua portuguesa Collaborative blog Text production Portuguese language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A contribuição do blog colaborativo para a construção de conhecimentos em produção textual com alunos do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública, no município de Três de Maio, RS |
title_full |
A contribuição do blog colaborativo para a construção de conhecimentos em produção textual com alunos do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública, no município de Três de Maio, RS |
title_fullStr |
A contribuição do blog colaborativo para a construção de conhecimentos em produção textual com alunos do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública, no município de Três de Maio, RS |
title_full_unstemmed |
A contribuição do blog colaborativo para a construção de conhecimentos em produção textual com alunos do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública, no município de Três de Maio, RS |
title_sort |
A contribuição do blog colaborativo para a construção de conhecimentos em produção textual com alunos do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública, no município de Três de Maio, RS |
author |
Sipmann, Laenir Ana Busanello |
author_facet |
Sipmann, Laenir Ana Busanello |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado Junior, Felipe Stanque |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sipmann, Laenir Ana Busanello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog colaborativo Produção textual Língua portuguesa Collaborative blog Text production Portuguese language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Blog colaborativo Produção textual Língua portuguesa Collaborative blog Text production Portuguese language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-03 2010 2019-10-01T12:53:50Z 2019-10-01T12:53:50Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18459 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000dmpp |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18459 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000dmpp |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172328391180288 |