Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000001p4v |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16587 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009. |
id |
UFSM_264cf8fd477d533df30466b0ec86b9e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/16587 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramentoEducational softwares: a increase learning resource in the literacy resourceSoftwares educativosPráticas pedagógicasProcesso de letramentoEducational softwaresPedagogical praxisLiteracy processCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009.This work pretends think about the contributions of educational softwares like playful artifacts capable to promote significant learning in the literacy process. The importance of this theme is on the possibility of discussions about pedagogical praxis involved to the teach read and write of students that enter in the school with six years old, as well as possible contribution for the construction of pedagogical actions which stimulate the participation, interaction and creative and reflexive construction of knowledge in the children. They are guide questions of this study: how educational softwares can contribute to the process of read and write construction on the initial school years? What is the relevance of the educational softwares use in the teach read and write praxis? Starting from the studies of Valente (2000) and Moran (2007), among other authors, is emphasizing the use of informational and communicational technologies like mediums of expansion of the read and write praxis on school context. Therefore, is emphasized the use of educational softwares like didactic alternative capable to benefit the literacy process, in so far as permit the access of the students to different form of read and write, expanding their language knowledge. The conclusions emphasized the teacher like mediator in this process, as he plans and promote playful activities which guide the students to the construction of their knowledge.Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições dos softwares educativos, como ferramentas lúdicas capazes de propiciar aprendizagem significativa no processo de letramento. A relevância desta temática reside na possibilidade de discutir sobre as práticas de ensino envolvidas na alfabetização de alunos com ingresso na escola aos seis anos de idade; assim como pela possibilidade de trazer contribuições para construção de ações pedagógicas que incentivem a criança a participação, interatividade, descobertas e a construção do conhecimento. Desta forma, têm-se como questionamentos norteadores do estudo: Como os softwares educativos podem contribuir no processo de construção da leitura e da escrita iniciais? Qual a relevância da utilização destes em práticas docentes de alfabetização? A partir dos estudos de Valente (2000), Moran (2007) entre outros, destaca-se o uso das tecnologias da informação e comunicação como instrumentos que viabilizam a ampliação das práticas de leitura e de escrita no contexto escolar. Sublinha-se, portanto, a utilização de softwares educativos como alternativa didática capaz de favorecer o processo de letramento na medida em que possibilitam acesso aos alunos a diferentes formas de leitura e de escrita, ampliando seus saberes lingüísticos . Ressaltase, o papel do professor como mediador desse processo numa relação de interatividade com o objeto do conhecimento, pois ao planejar atividades lúdicas os alunos são desafiados a aprender brincando que é essencial nessa fase de desenvolvimento.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasBolzan, Doris Pires VargasSilva, Izabel Vieira da2019-05-20T15:26:45Z2019-05-20T15:26:45Z2009-10-302009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16587ark:/26339/0013000001p4vporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-05-21T06:05:55Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16587Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-05-21T06:05:55Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento Educational softwares: a increase learning resource in the literacy resource |
title |
Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento |
spellingShingle |
Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento Silva, Izabel Vieira da Softwares educativos Práticas pedagógicas Processo de letramento Educational softwares Pedagogical praxis Literacy process CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento |
title_full |
Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento |
title_fullStr |
Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento |
title_full_unstemmed |
Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento |
title_sort |
Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento |
author |
Silva, Izabel Vieira da |
author_facet |
Silva, Izabel Vieira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bolzan, Doris Pires Vargas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Izabel Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Softwares educativos Práticas pedagógicas Processo de letramento Educational softwares Pedagogical praxis Literacy process CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Softwares educativos Práticas pedagógicas Processo de letramento Educational softwares Pedagogical praxis Literacy process CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-30 2009 2019-05-20T15:26:45Z 2019-05-20T15:26:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16587 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000001p4v |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16587 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000001p4v |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172264972255232 |