Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Izabel Vieira da
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000001p4v
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16587
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009.
id UFSM_264cf8fd477d533df30466b0ec86b9e6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/16587
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramentoEducational softwares: a increase learning resource in the literacy resourceSoftwares educativosPráticas pedagógicasProcesso de letramentoEducational softwaresPedagogical praxisLiteracy processCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009.This work pretends think about the contributions of educational softwares like playful artifacts capable to promote significant learning in the literacy process. The importance of this theme is on the possibility of discussions about pedagogical praxis involved to the teach read and write of students that enter in the school with six years old, as well as possible contribution for the construction of pedagogical actions which stimulate the participation, interaction and creative and reflexive construction of knowledge in the children. They are guide questions of this study: how educational softwares can contribute to the process of read and write construction on the initial school years? What is the relevance of the educational softwares use in the teach read and write praxis? Starting from the studies of Valente (2000) and Moran (2007), among other authors, is emphasizing the use of informational and communicational technologies like mediums of expansion of the read and write praxis on school context. Therefore, is emphasized the use of educational softwares like didactic alternative capable to benefit the literacy process, in so far as permit the access of the students to different form of read and write, expanding their language knowledge. The conclusions emphasized the teacher like mediator in this process, as he plans and promote playful activities which guide the students to the construction of their knowledge.Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições dos softwares educativos, como ferramentas lúdicas capazes de propiciar aprendizagem significativa no processo de letramento. A relevância desta temática reside na possibilidade de discutir sobre as práticas de ensino envolvidas na alfabetização de alunos com ingresso na escola aos seis anos de idade; assim como pela possibilidade de trazer contribuições para construção de ações pedagógicas que incentivem a criança a participação, interatividade, descobertas e a construção do conhecimento. Desta forma, têm-se como questionamentos norteadores do estudo: Como os softwares educativos podem contribuir no processo de construção da leitura e da escrita iniciais? Qual a relevância da utilização destes em práticas docentes de alfabetização? A partir dos estudos de Valente (2000), Moran (2007) entre outros, destaca-se o uso das tecnologias da informação e comunicação como instrumentos que viabilizam a ampliação das práticas de leitura e de escrita no contexto escolar. Sublinha-se, portanto, a utilização de softwares educativos como alternativa didática capaz de favorecer o processo de letramento na medida em que possibilitam acesso aos alunos a diferentes formas de leitura e de escrita, ampliando seus saberes lingüísticos . Ressaltase, o papel do professor como mediador desse processo numa relação de interatividade com o objeto do conhecimento, pois ao planejar atividades lúdicas os alunos são desafiados a aprender brincando que é essencial nessa fase de desenvolvimento.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasBolzan, Doris Pires VargasSilva, Izabel Vieira da2019-05-20T15:26:45Z2019-05-20T15:26:45Z2009-10-302009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16587ark:/26339/0013000001p4vporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-05-21T06:05:55Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16587Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-05-21T06:05:55Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento
Educational softwares: a increase learning resource in the literacy resource
title Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento
spellingShingle Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento
Silva, Izabel Vieira da
Softwares educativos
Práticas pedagógicas
Processo de letramento
Educational softwares
Pedagogical praxis
Literacy process
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento
title_full Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento
title_fullStr Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento
title_full_unstemmed Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento
title_sort Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento
author Silva, Izabel Vieira da
author_facet Silva, Izabel Vieira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bolzan, Doris Pires Vargas
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Izabel Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Softwares educativos
Práticas pedagógicas
Processo de letramento
Educational softwares
Pedagogical praxis
Literacy process
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Softwares educativos
Práticas pedagógicas
Processo de letramento
Educational softwares
Pedagogical praxis
Literacy process
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-30
2009
2019-05-20T15:26:45Z
2019-05-20T15:26:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16587
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000001p4v
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16587
identifier_str_mv ark:/26339/0013000001p4v
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172264972255232