Intervenção fisioterapêutica nas práticas parentais: repercussões no aleitamento materno e desenvolvimento neuropsicomotor em prematuros
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Data de Publicação: | 2022 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26530 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2022. |
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Intervenção fisioterapêutica nas práticas parentais: repercussões no aleitamento materno e desenvolvimento neuropsicomotor em prematurosPhysiotherapy intervention in parenting practices: repercussions on breastfeedind and neuropsychomotor development in prematuresAleitamento maternoDesenvolvimento neuropsicomotorPrematuridadeTerapia intensivaFisioterapiaBreast feedingNeuropsychomotor developmentPrematurityIntensive therapyPhysioterapyCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2022.Introduction: When children are born prematurely, they experience an interruption of their development in the intrauterine environment, becoming vulnerable to inadequate sensorial experiences due to the immaturity of their systems to process them, as well as being often exposed to several interventions when admitted to a neonatal intensive care unit. In addition, prematurity influences breastfeeding due to physiological factors and also because of a potential physical distance between mother and baby. Such a condition impacts the psychomotor development, and can also negatively influence the breastfeeding process. Objective: To analyze the influence of the physiotherapeutic intervention on parental practices on neuropsychomotor development and breastfeeding of premature babies. Methods: This was a quantitative and experimental study of multiple cases, with an interventionist, pre and post-test, and descriptive approach. Four mothers of premature children admitted to a neonatal intensive care unit participated in the study, and five babies underwent a motor assessment at the place of the study. The assessment tools used consisted of a clinic assessment form, a questionnaire on maternal knowledge about breastfeeding, and the Affordances in the Home Environment for Motor Development - Infant Scale (AHEMD-IS). Results: All participants presented an increase in the number of right answers about breastfeeding after the intervention, as well as an increase in the AHEMD-IS total score, indicating an enhancement of the puerperal women’s knowledge about the proposed topics. In terms of motor assessment, the sample of this study showed varied results from physical examination. Conclusion: Parental orientation practice inside a neonatal intensive care unit has proven to be of great value in the studied contexts, and also in the construction of parental confidence and knowledge. Nevertheless, in order to be more effective, continuity after discharge and in the remaining levels of attention is necessary.Introdução: Ao nascer prematura, a criança experimenta uma interrupção de seu desenvolvimento dentro do ambiente uterino, deixando-a vulnerável a experiências sensoriais inadequadas devido à imaturidade de seus sistemas para processa-las, bem como pode ficar exposta a diversas intervenções se internada em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Além disso, a prematuridade tem influência sobre o aleitamento materno, devido a fatores fisiológicos e também por uma possível distância física entre puérpera e bebê. Tal situação tem impacto no desenvolvimento neuropsicomotor, bem como pode influenciar de forma negativa o processo de aleitamento materno. Objetivo: Analisar a influência da intervenção fisioterapêutica nas práticas parentais sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e aleitamento materno de bebês prematuros. Método: Trata-se de um estudo de múltiplos casos, quantitativo e experimental com caráter intervencionista, pré-teste e pós-teste e descritivo. Participaram do estudo quatro mães de crianças prematuras internadas em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, assim como ocorreu avaliação motora de cinco bebês no local do estudo. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa uma ficha de avaliação clínica, um questionário sobre conhecimento materno em relação ao aleitamento materno e a escala Affordances in the Home Environment for Motor Development - Infant Scale (AHEMD-IS). Resultados: Todas participantes apresentaram aumento no número de acertos no questionário referente ao aleitamento materno após a intervenção, bem como também houve aumento da pontuação total no questionário AHEMD-IS, indicando potencialização do conhecimento destas puérperas quanto aos temas propostos. No que diz respeito à avaliação motora, a amostra do estudo apresentou resultados variados diante do exame físico. Conclusão: Percebe-se que a prática de orientação parental dentro de uma UTIN revelou-se de grande valia nos contextos estudados e também na construção da segurança e do conhecimento parentais. Entretanto, para que seja mais efetivo, é necessária continuidade no pós-alta e nos demais níveis de atenção.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências da SaúdeSehnem, Graciela DutraCampo, Giovana Secchi da2022-10-17T15:18:27Z2022-10-17T15:18:27Z2022-02-242022Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26530ark:/26339/0013000001249porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-10-17T15:18:27Zoai:repositorio.ufsm.br:1/26530Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-10-17T15:18:27Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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