Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000008x2k |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30106 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curo(graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciência Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado. RS, 2023. |
id |
UFSM_29155afd03c3e6264ea5b2939abc3f05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/30106 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria CulturalRock’n’roll, música, arte, merchandisingRock’n’rollmúsicaartemerchandisingRock'n'rollmusicartmerchandisingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTOTrabalho de conclusão de curo(graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciência Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado. RS, 2023.This article deals with the trajectory of rock music, both as art and as a consumer commodity. People recognized the emergence of rock music as a worldwide phenomenon of criticism, rebellion, and breaking of paradigms, as well as innovation, directed against the capitalist system and social rules. However, we will also analyze it as merchandise disseminated as an art product in the cultural industry. At the same time, it is a counterculture phenomenon. One of its characteristics is the pendulum movement concerning the concept of merchandise, which is both absorbed by the market and used to show certain autonomy from the market.Este artigo trata da trajetória do Rock, tanto como arte, quanto como mercadoria de consumo. O surgimento do Rock foi reconhecido como um fenômeno mundial de crítica, rebeldia e quebra de paradigmas, assim como inovação voltado contra o sistema capitalista e as normas sociais. Entretanto, também será analisado como uma mercadoria disseminada pelo merchandising como produto de arte na indústria cultural. Ao mesmo tempo é um fenômeno de contracultura. Uma característica observada é o movimento pendular desse fenômeno em relação ao conceito de mercadoria, ora absorvido pelo mercado, ora mostrando certa autonomia quanto ao mercado.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasBrites, Jurema GorskiComim, André Alvarez Grohe2023-08-29T12:24:39Z2023-08-29T12:24:39Z2023-07-212023-07-21Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30106ark:/26339/0013000008x2kporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-08-29T12:24:39Zoai:repositorio.ufsm.br:1/30106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-08-29T12:24:39Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural |
title |
Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural |
spellingShingle |
Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural Comim, André Alvarez Grohe Rock’n’roll, música, arte, merchandising Rock’n’roll música arte merchandising Rock'n'roll music art merchandising CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO |
title_short |
Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural |
title_full |
Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural |
title_fullStr |
Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural |
title_full_unstemmed |
Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural |
title_sort |
Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural |
author |
Comim, André Alvarez Grohe |
author_facet |
Comim, André Alvarez Grohe |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brites, Jurema Gorski |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Comim, André Alvarez Grohe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rock’n’roll, música, arte, merchandising Rock’n’roll música arte merchandising Rock'n'roll music art merchandising CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO |
topic |
Rock’n’roll, música, arte, merchandising Rock’n’roll música arte merchandising Rock'n'roll music art merchandising CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO |
description |
Trabalho de conclusão de curo(graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciência Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado. RS, 2023. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-29T12:24:39Z 2023-08-29T12:24:39Z 2023-07-21 2023-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30106 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000008x2k |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30106 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000008x2k |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172307343114240 |