Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comim, André Alvarez Grohe
Data de Publicação: 2023
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000008x2k
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30106
Resumo: Trabalho de conclusão de curo(graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciência Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado. RS, 2023.
id UFSM_29155afd03c3e6264ea5b2939abc3f05
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/30106
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria CulturalRock’n’roll, música, arte, merchandisingRock’n’rollmúsicaartemerchandisingRock'n'rollmusicartmerchandisingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTOTrabalho de conclusão de curo(graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciência Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado. RS, 2023.This article deals with the trajectory of rock music, both as art and as a consumer commodity. People recognized the emergence of rock music as a worldwide phenomenon of criticism, rebellion, and breaking of paradigms, as well as innovation, directed against the capitalist system and social rules. However, we will also analyze it as merchandise disseminated as an art product in the cultural industry. At the same time, it is a counterculture phenomenon. One of its characteristics is the pendulum movement concerning the concept of merchandise, which is both absorbed by the market and used to show certain autonomy from the market.Este artigo trata da trajetória do Rock, tanto como arte, quanto como mercadoria de consumo. O surgimento do Rock foi reconhecido como um fenômeno mundial de crítica, rebeldia e quebra de paradigmas, assim como inovação voltado contra o sistema capitalista e as normas sociais. Entretanto, também será analisado como uma mercadoria disseminada pelo merchandising como produto de arte na indústria cultural. Ao mesmo tempo é um fenômeno de contracultura. Uma característica observada é o movimento pendular desse fenômeno em relação ao conceito de mercadoria, ora absorvido pelo mercado, ora mostrando certa autonomia quanto ao mercado.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasBrites, Jurema GorskiComim, André Alvarez Grohe2023-08-29T12:24:39Z2023-08-29T12:24:39Z2023-07-212023-07-21Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30106ark:/26339/0013000008x2kporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-08-29T12:24:39Zoai:repositorio.ufsm.br:1/30106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-08-29T12:24:39Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural
title Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural
spellingShingle Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural
Comim, André Alvarez Grohe
Rock’n’roll, música, arte, merchandising
Rock’n’roll
música
arte
merchandising
Rock'n'roll
music
art
merchandising
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
title_short Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural
title_full Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural
title_fullStr Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural
title_full_unstemmed Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural
title_sort Rock, Arte e Mercadoria uma reflexão sobre a difusão do Rock e a Industria Cultural
author Comim, André Alvarez Grohe
author_facet Comim, André Alvarez Grohe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brites, Jurema Gorski
dc.contributor.author.fl_str_mv Comim, André Alvarez Grohe
dc.subject.por.fl_str_mv Rock’n’roll, música, arte, merchandising
Rock’n’roll
música
arte
merchandising
Rock'n'roll
music
art
merchandising
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
topic Rock’n’roll, música, arte, merchandising
Rock’n’roll
música
arte
merchandising
Rock'n'roll
music
art
merchandising
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
description Trabalho de conclusão de curo(graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciência Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado. RS, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-29T12:24:39Z
2023-08-29T12:24:39Z
2023-07-21
2023-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30106
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000008x2k
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30106
identifier_str_mv ark:/26339/0013000008x2k
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172307343114240