Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000008pbf |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2683 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. |
id |
UFSM_2af53915063700e34f9eb83d6ae67a3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2683 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RSParticipatory class council: the experience and the democratic learning of a public school from Esteio/RSGestão democráticaColegiados escolaresConselho de classe participativoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.The study deals with the democratic learning from the experience of public school Esteio/RS aiming to understand how participation of the school community is actualized in a Participatory Class Council. This study aims to a) discuss the conceptions which involves the democratization process of the public school, b) investigate the relevance of class councils, its organization and its operation so as to contribute or not to consolidate a democratic school management, c) analyze the perceptions of the school subjects (administrators, teachers, parents and students) on the dynamics of articulation in a Participatory Class Council of a public school of Esteio/RS. In Meksenas (2002) we seek to place the methodological approach that has been configured as a qualitative research guided by a case study. Researchers of the subject like Oliveira, Moraes, Gold (2010), Paro (2000 and 2007); Dalberio (2007); Werle and Andrade (2008); Cassol and Galina (2008); Dalben (2006), Guerra (2006); Engers and Gomes (2007) substantiate the theoretical framework, whereas the collecting data process, for later analysis, occured through interviews with ten subjects that are integrated with the school community studied. The main aspect pointed out in our analysis indicates that the school is looking for more community participation in its instances. There are many spaces in the school that allow to the opening of democratization, however, still it is possible to realize that the community must use these spaces, and comprehend, as well, that the participatory dynamic may contribute to the quality of the school processes.O estudo versa sobre o aprendizado democrático a partir da experiência de uma escola municipal de Esteio/RS visando compreender como se efetiva a participação da comunidade escolar em um Conselho de Classe Participativo. Este estudo ainda objetiva a) discutir as concepções que envolvem o processo de democratização da escola pública; b) investigar a relevância dos Conselhos de Classe, sua organização e funcionamento de forma a contribuir ou não para consolidar a gestão democrática escolar; c) analisar a percepção dos sujeitos escolares (gestores, professores, pais e alunos) sobre a dinâmica de articulação do Conselho de Classe Participativo de uma escola municipal de Esteio/RS. Em Meksenas (2002) buscamos situar o caminho metodológico que se configurou como uma pesquisa qualitativa pautada em um estudo de caso. Estudiosos do tema como Oliveira, Moraes, Dourado (2010); Paro (2000 e 2007); Dalberio (2007); Werle e Andrade (2008); Galina e Cassol (2008); Dalben (2006); Guerra (2006); Engers e Gomes (2007) fundamentaram o referencial teórico sendo que o processo de coleta de dados para posterior análise se deu através de entrevistas junto a dez sujeitos que estão integrados à comunidade escolar estudada. O principal aspecto apontado em nossas análises indica que a escola está em busca de maior participação da comunidade em suas instâncias decisórias. Já se tem assegurado na escola os espaços que possibilitam a abertura à democratização, contudo, ainda se percebe que a comunidade precisa utilizar-se destes espaços, compreendendo que a dinâmica participativa poderá contribuir para a qualificação dos processos escolares.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoOliveira, Oséias Santos deLuz, Juliana Holz2017-02-23T15:20:25Z2017-02-23T15:20:25Z2012-11-302012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2683ark:/26339/0013000008pbfporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:03:22Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2683Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:03:22Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS Participatory class council: the experience and the democratic learning of a public school from Esteio/RS |
title |
Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS |
spellingShingle |
Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS Luz, Juliana Holz Gestão democrática Colegiados escolares Conselho de classe participativo |
title_short |
Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS |
title_full |
Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS |
title_fullStr |
Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS |
title_full_unstemmed |
Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS |
title_sort |
Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS |
author |
Luz, Juliana Holz |
author_facet |
Luz, Juliana Holz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Oséias Santos de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Juliana Holz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Colegiados escolares Conselho de classe participativo |
topic |
Gestão democrática Colegiados escolares Conselho de classe participativo |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-30 2012 2017-02-23T15:20:25Z 2017-02-23T15:20:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2683 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000008pbf |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2683 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000008pbf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612406060187648 |