Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Juliana Holz
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000008pbf
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2683
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.
id UFSM_2af53915063700e34f9eb83d6ae67a3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2683
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RSParticipatory class council: the experience and the democratic learning of a public school from Esteio/RSGestão democráticaColegiados escolaresConselho de classe participativoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.The study deals with the democratic learning from the experience of public school Esteio/RS aiming to understand how participation of the school community is actualized in a Participatory Class Council. This study aims to a) discuss the conceptions which involves the democratization process of the public school, b) investigate the relevance of class councils, its organization and its operation so as to contribute or not to consolidate a democratic school management, c) analyze the perceptions of the school subjects (administrators, teachers, parents and students) on the dynamics of articulation in a Participatory Class Council of a public school of Esteio/RS. In Meksenas (2002) we seek to place the methodological approach that has been configured as a qualitative research guided by a case study. Researchers of the subject like Oliveira, Moraes, Gold (2010), Paro (2000 and 2007); Dalberio (2007); Werle and Andrade (2008); Cassol and Galina (2008); Dalben (2006), Guerra (2006); Engers and Gomes (2007) substantiate the theoretical framework, whereas the collecting data process, for later analysis, occured through interviews with ten subjects that are integrated with the school community studied. The main aspect pointed out in our analysis indicates that the school is looking for more community participation in its instances. There are many spaces in the school that allow to the opening of democratization, however, still it is possible to realize that the community must use these spaces, and comprehend, as well, that the participatory dynamic may contribute to the quality of the school processes.O estudo versa sobre o aprendizado democrático a partir da experiência de uma escola municipal de Esteio/RS visando compreender como se efetiva a participação da comunidade escolar em um Conselho de Classe Participativo. Este estudo ainda objetiva a) discutir as concepções que envolvem o processo de democratização da escola pública; b) investigar a relevância dos Conselhos de Classe, sua organização e funcionamento de forma a contribuir ou não para consolidar a gestão democrática escolar; c) analisar a percepção dos sujeitos escolares (gestores, professores, pais e alunos) sobre a dinâmica de articulação do Conselho de Classe Participativo de uma escola municipal de Esteio/RS. Em Meksenas (2002) buscamos situar o caminho metodológico que se configurou como uma pesquisa qualitativa pautada em um estudo de caso. Estudiosos do tema como Oliveira, Moraes, Dourado (2010); Paro (2000 e 2007); Dalberio (2007); Werle e Andrade (2008); Galina e Cassol (2008); Dalben (2006); Guerra (2006); Engers e Gomes (2007) fundamentaram o referencial teórico sendo que o processo de coleta de dados para posterior análise se deu através de entrevistas junto a dez sujeitos que estão integrados à comunidade escolar estudada. O principal aspecto apontado em nossas análises indica que a escola está em busca de maior participação da comunidade em suas instâncias decisórias. Já se tem assegurado na escola os espaços que possibilitam a abertura à democratização, contudo, ainda se percebe que a comunidade precisa utilizar-se destes espaços, compreendendo que a dinâmica participativa poderá contribuir para a qualificação dos processos escolares.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoOliveira, Oséias Santos deLuz, Juliana Holz2017-02-23T15:20:25Z2017-02-23T15:20:25Z2012-11-302012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2683ark:/26339/0013000008pbfporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:03:22Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2683Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:03:22Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS
Participatory class council: the experience and the democratic learning of a public school from Esteio/RS
title Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS
spellingShingle Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS
Luz, Juliana Holz
Gestão democrática
Colegiados escolares
Conselho de classe participativo
title_short Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS
title_full Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS
title_fullStr Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS
title_full_unstemmed Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS
title_sort Conselho de classe participativo: a experiência e o aprendizado democrático de uma escola municipal de Esteio/RS
author Luz, Juliana Holz
author_facet Luz, Juliana Holz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Oséias Santos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Juliana Holz
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Colegiados escolares
Conselho de classe participativo
topic Gestão democrática
Colegiados escolares
Conselho de classe participativo
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
2012
2017-02-23T15:20:25Z
2017-02-23T15:20:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2683
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000008pbf
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2683
identifier_str_mv ark:/26339/0013000008pbf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612406060187648