Espaços de representação: a construção do livro populário LGBTQIA+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Lucas Braga dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fonseca, Mar Rodrigues
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000t5pp
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29973
Resumo: Projeto Experimental apresentado ao Curso de Comunicação Social - Produção Editorial, do Departamento de Ciências da Comunicação - Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para a obtenção do grau de: bacharel em Comunicação Social - Produção Editorial.
id UFSM_2f7758fead76145da3c9b6903b556218
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/29973
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Espaços de representação: a construção do livro populário LGBTQIA+LGBTQIA+Literatura BrasileiraPublicação IndependenteMercado EditorialBibliodiversidadeLGBTQIA+Brazilian LiteratureIndependent PublishingPublishing MarketBibliodiversityCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOProjeto Experimental apresentado ao Curso de Comunicação Social - Produção Editorial, do Departamento de Ciências da Comunicação - Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para a obtenção do grau de: bacharel em Comunicação Social - Produção Editorial.The main objective of this experimental project is to experiment with all stages of the editorial process in an independent publication in a crowdfunding, which is a product that is not only graphically pleasant, but that carries a social nature by contributing directly to bibliodiversity; represents experiences of LGBTQIA+ people in a multiple and inclusive way; and introduces new Brazilian authors to the publishing market. From these objectives arises the creation of the book Populário LGBTQIA+: vivências, narrativas e laços, a space in which we focus our goals while keeping the discussion on literature and the space of legitimation of the economic elite, according to Regina Dalcastagnè (2012) and Mário César Lugarinho (2003). While, to fulfill the various editorial stages, we used a methodological triangulation proposed by Jensen and Jankowski (apud Figaro, 2014) as a method of obtaining results. Concentrating our efforts on the construction of the book, we created Editora Crisálida as a space of insertion in the market, in addition to bringing together a diverse editorial body to assist us in the stages of illustration and selection of contents, as well as the revision of the manuscripts. In this space, we inserted first time authors, in order to create an environment of representation by and for LGBTQIA+ people, using independent publication as a means of legitimation with the public, in the printing of 300 copies of Populário and its paratexts defined by Gérard Genette (2009). While we base our technical decisions on the book with Emanuel de Araújo (2008), Jan Tschichold (2007), and graphic choices with Ellen Lupton (2006, 2018), to question literature and spaces of legitimation through other ways of publication. Offering possibilities of existence and legitimization to unpublished works, with the success of the crowdfunding campaign and the insertion of Editora Crisálida and its first launch in the Brazilian publishing market.O presente projeto experimental tem como principal objetivo experimentar todas as etapas do processo editorial em uma publicação independente em financiamento coletivo, que seja um produto não apenas graficamente agradável, mas que carregue cunho social ao contribuir diretamente para a bibliodiversidade; represente vivências de pessoas LGBTQIA+ de forma múltipla e inclusiva; e insira autores brasileiros iniciantes ao mercado editorial. Desses objetivos surge a criação do livro Populário LGBTQIA+: vivências, narrativas e laços, espaço em que concentramos nossas metas enquanto mantemos acesa a discussão a respeito do cânone literário e o espaço de legitimação por parte de uma elite econômica, de acordo com Regina Dalcastagnè (2012) e Mário César Lugarinho (2003). Enquanto, para o cumprimento das diversas etapas editoriais, utilizamos da triangulação metodológica proposta por Jensen e Jankowski (apud Figaro, 2014) como método de obtenção de resultados mais profundos. Concentrando nossos esforços na construção deste livro, criamos a Editora Crisálida como espaço de inserção no mercado, além de reunir um corpo editorial diverso para nos auxiliar nas etapas de ilustração e seleção dos conteúdos, bem como a revisão dos originais. Nesse espaço inserimos autores iniciantes a fim de criar um ambiente de representação por e para as pessoas LGBTQIA+, utilizando a publicação independente como via de legitimação junto ao público consumidor, na impressão de 300 exemplares do Populário e seus paratextos definido por Gérard Genette (2009). Enquanto pautamos nossas decisões técnicas do objeto livro com Emanuel de Araújo (2008), Jan Tschichold (2007), e escolhas gráficas com Ellen Lupton (2006, 2018), a fim de desafiar o cânone brasileiro e os espaços de legitimação por outras vias de publicação. Oferecendo possibilidades de existência e legitimação a obras inéditas, com o sucesso da campanha de financiamento coletivo e a inserção da Editora Crisálida e seu primeiro lançamento no mercado editorial brasileiro.BrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasBarcellos, Marília de AraujoAnjos, Lucas Braga dosFonseca, Mar Rodrigues2023-08-17T17:34:18Z2023-08-17T17:34:18Z2023-07-122023Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29973ark:/26339/001300000t5ppporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-08-17T17:34:18Zoai:repositorio.ufsm.br:1/29973Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-08-17T17:34:18Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaços de representação: a construção do livro populário LGBTQIA+
title Espaços de representação: a construção do livro populário LGBTQIA+
spellingShingle Espaços de representação: a construção do livro populário LGBTQIA+
Anjos, Lucas Braga dos
LGBTQIA+
Literatura Brasileira
Publicação Independente
Mercado Editorial
Bibliodiversidade
LGBTQIA+
Brazilian Literature
Independent Publishing
Publishing Market
Bibliodiversity
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Espaços de representação: a construção do livro populário LGBTQIA+
title_full Espaços de representação: a construção do livro populário LGBTQIA+
title_fullStr Espaços de representação: a construção do livro populário LGBTQIA+
title_full_unstemmed Espaços de representação: a construção do livro populário LGBTQIA+
title_sort Espaços de representação: a construção do livro populário LGBTQIA+
author Anjos, Lucas Braga dos
author_facet Anjos, Lucas Braga dos
Fonseca, Mar Rodrigues
author_role author
author2 Fonseca, Mar Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barcellos, Marília de Araujo
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Lucas Braga dos
Fonseca, Mar Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv LGBTQIA+
Literatura Brasileira
Publicação Independente
Mercado Editorial
Bibliodiversidade
LGBTQIA+
Brazilian Literature
Independent Publishing
Publishing Market
Bibliodiversity
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic LGBTQIA+
Literatura Brasileira
Publicação Independente
Mercado Editorial
Bibliodiversidade
LGBTQIA+
Brazilian Literature
Independent Publishing
Publishing Market
Bibliodiversity
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Projeto Experimental apresentado ao Curso de Comunicação Social - Produção Editorial, do Departamento de Ciências da Comunicação - Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para a obtenção do grau de: bacharel em Comunicação Social - Produção Editorial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-17T17:34:18Z
2023-08-17T17:34:18Z
2023-07-12
2023
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29973
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000t5pp
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29973
identifier_str_mv ark:/26339/001300000t5pp
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612502233481216