Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daiane Oliveira da
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000kv04
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/60
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2013.
id UFSM_3e5431717eb8705f5a226d04c64652ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/60
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatóriaActividade circense la escuela: caminos la organización didáctica la partir de la concepción crítico-emancipatóriaCircus activity at school: ways to the didactic organization where of the emancipation critic conceptionConcepção crítico-emancipatóriaAtividades circensesEstratégias didáticasArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2013.This study started whereof some discussions about the pedagogical tract with the interaction to enable a deeper theoretical foundation and reflexive when to make docent and these discussions were finished with strategic and organized ways to a didactic proposal concern to the circus activities theme. The main goal of this study was to seek strategic ways to the pedagogical didactic organization aiming the circus activities using as a theoretical reference to the emancipated critical conception. The applied methodology was structured for a theoretical research that dedicated to reconstruct concepts, ideas and to improve theoretical basics. These discussions point out to the construction of some introductory steeps that proposed a bigger sense to the physical education not only in its planning process but also in its own practice.El estudio empezo en algunas discusiones de carácter pedagógico, deseando un embasamiento teórico más detallado y reflexivo al hacer docente, finalizadas con orientaciones estratégicas y estructuradas a una propuesta didáctica sobre el tema de las Actividades Circenses. El objetivo del estudio fue buscar caminos estratégicos a la organización didáctico-pegagógico con vistas a las Actividades Circenses, tiendo como referencial teórico la concepción crítico-emancipatória. El método aplicado fue esctruturado en una pesquisa teórica, dedicada a reconstruir conceptos, ideas y perfeccionar fundamentos teóricos. Las discuciones condujeron a la construcione de algunas iniciativas, que propusieron un sentido mayor a la Educación Física, no sólo en su proceso de planeamiento, sino también de su própria práctica.O estudo iniciou-se a partir de algumas discussões ao trato pedagógico, na intenção de possibilitar um embasamento teórico mais aprofundado e reflexivo ao fazer docente e que foram finalizadas com encaminhamentos estratégicos e organizativos a uma proposta didática ao tema das Atividades Circenses. O objetivo desse estudo foi buscar caminhos estratégicos à organização didático-pedagógica com vistas as Atividades Circenses, utilizando como referencial teórico a concepção crítico-emancipatória. A metodologia aplicada foi estruturada por uma pesquisa teórica, que se dedicou a reconstruir conceitos, ideias e aprimorar fundamentos teóricos. As discussões encaminharam-se à construção de algumas iniciativas, que propuseram um sentido maior a Educação Física, não só em seu processo de planejamento, mas também de sua própria prática.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Educação Física e DesportosRibas, João Francisco MagnoSilva, Daiane Oliveira da2013-04-172014-03-06T14:34:37Z2014-03-06T14:34:37Z2014-03-062014-03-06Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/60ark:/26339/001300000kv04porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-08-03T01:04:12Zoai:repositorio.ufsm.br:1/60Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-08-03T01:04:12Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória
Actividade circense la escuela: caminos la organización didáctica la partir de la concepción crítico-emancipatória
Circus activity at school: ways to the didactic organization where of the emancipation critic conception
title Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória
spellingShingle Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória
Silva, Daiane Oliveira da
Concepção crítico-emancipatória
Atividades circenses
Estratégias didáticas
title_short Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória
title_full Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória
title_fullStr Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória
title_full_unstemmed Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória
title_sort Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória
author Silva, Daiane Oliveira da
author_facet Silva, Daiane Oliveira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribas, João Francisco Magno
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daiane Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Concepção crítico-emancipatória
Atividades circenses
Estratégias didáticas
topic Concepção crítico-emancipatória
Atividades circenses
Estratégias didáticas
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-17
2014-03-06T14:34:37Z
2014-03-06T14:34:37Z
2014-03-06
2014-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/60
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000kv04
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/60
identifier_str_mv ark:/26339/001300000kv04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação Física e Desportos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172358523060224