Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000kv04 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/60 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2013. |
id |
UFSM_3e5431717eb8705f5a226d04c64652ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/60 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatóriaActividade circense la escuela: caminos la organización didáctica la partir de la concepción crítico-emancipatóriaCircus activity at school: ways to the didactic organization where of the emancipation critic conceptionConcepção crítico-emancipatóriaAtividades circensesEstratégias didáticasArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2013.This study started whereof some discussions about the pedagogical tract with the interaction to enable a deeper theoretical foundation and reflexive when to make docent and these discussions were finished with strategic and organized ways to a didactic proposal concern to the circus activities theme. The main goal of this study was to seek strategic ways to the pedagogical didactic organization aiming the circus activities using as a theoretical reference to the emancipated critical conception. The applied methodology was structured for a theoretical research that dedicated to reconstruct concepts, ideas and to improve theoretical basics. These discussions point out to the construction of some introductory steeps that proposed a bigger sense to the physical education not only in its planning process but also in its own practice.El estudio empezo en algunas discusiones de carácter pedagógico, deseando un embasamiento teórico más detallado y reflexivo al hacer docente, finalizadas con orientaciones estratégicas y estructuradas a una propuesta didáctica sobre el tema de las Actividades Circenses. El objetivo del estudio fue buscar caminos estratégicos a la organización didáctico-pegagógico con vistas a las Actividades Circenses, tiendo como referencial teórico la concepción crítico-emancipatória. El método aplicado fue esctruturado en una pesquisa teórica, dedicada a reconstruir conceptos, ideas y perfeccionar fundamentos teóricos. Las discuciones condujeron a la construcione de algunas iniciativas, que propusieron un sentido mayor a la Educación Física, no sólo en su proceso de planeamiento, sino también de su própria práctica.O estudo iniciou-se a partir de algumas discussões ao trato pedagógico, na intenção de possibilitar um embasamento teórico mais aprofundado e reflexivo ao fazer docente e que foram finalizadas com encaminhamentos estratégicos e organizativos a uma proposta didática ao tema das Atividades Circenses. O objetivo desse estudo foi buscar caminhos estratégicos à organização didático-pedagógica com vistas as Atividades Circenses, utilizando como referencial teórico a concepção crítico-emancipatória. A metodologia aplicada foi estruturada por uma pesquisa teórica, que se dedicou a reconstruir conceitos, ideias e aprimorar fundamentos teóricos. As discussões encaminharam-se à construção de algumas iniciativas, que propuseram um sentido maior a Educação Física, não só em seu processo de planejamento, mas também de sua própria prática.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Educação Física e DesportosRibas, João Francisco MagnoSilva, Daiane Oliveira da2013-04-172014-03-06T14:34:37Z2014-03-06T14:34:37Z2014-03-062014-03-06Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/60ark:/26339/001300000kv04porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-08-03T01:04:12Zoai:repositorio.ufsm.br:1/60Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-08-03T01:04:12Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória Actividade circense la escuela: caminos la organización didáctica la partir de la concepción crítico-emancipatória Circus activity at school: ways to the didactic organization where of the emancipation critic conception |
title |
Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória |
spellingShingle |
Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória Silva, Daiane Oliveira da Concepção crítico-emancipatória Atividades circenses Estratégias didáticas |
title_short |
Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória |
title_full |
Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória |
title_fullStr |
Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória |
title_full_unstemmed |
Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória |
title_sort |
Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória |
author |
Silva, Daiane Oliveira da |
author_facet |
Silva, Daiane Oliveira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribas, João Francisco Magno |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daiane Oliveira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepção crítico-emancipatória Atividades circenses Estratégias didáticas |
topic |
Concepção crítico-emancipatória Atividades circenses Estratégias didáticas |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-17 2014-03-06T14:34:37Z 2014-03-06T14:34:37Z 2014-03-06 2014-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/60 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000kv04 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/60 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000kv04 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Física e Desportos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Física e Desportos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172358523060224 |