Educação infantil em tempo integral: perspectivas e desafios dos gestores do município de Sarandi (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roveda, Crislaine de Anunciação
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
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Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19243
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.
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spelling Educação infantil em tempo integral: perspectivas e desafios dos gestores do município de Sarandi (RS)Early childhood education in full-time: challenges and prospects from the educational managers in the city of Sarandi (RS)Educação infantilEducação em tempo integralGestão democráticaEarly childhood educationFull-time educationDemocratic educational managementCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.This final work for the Specialization in Educational Management is focused on Early Childhood Education for Full Time: Prospects and Challenges of Educational Managers of the city of Sarandi (RS). Thus, as a general goal, we seek to examine the management practices governing early childhood education in the city of Sarandi, RS regarding its completeness, highlighting the key points raised in relation to the theme. For this study, which is characterized by being a quantitative and qualitative research type, study of action research, there are some specific goals: to analyze the concept of early childhood education in order to identify how management practices can lead to early childhood education in relation to its completeness; analyze the data collected, search the equity in educational practices; develop hypotheses on the assessment made by managers in relation to early childhood education in their full time in the city of Sarandi. The research paints a survey of the historical context of early childhood education, their design and policy that governs, as well as the principles that guide the democratic management. Data mapping analysis were sustained from the studies of Bujes (2006) Kuhlmann (2000), Libâneo (2001) and Veiga (1996). In field research collection are some relevant elements to the survey of some managers of the Municipal Department of Education and educational managers, using as an instrument the questionnaire. Then we analyze the answers, making a parallel with the theoretical framework, using as methodology the analysis of the content. The aforementioned results demonstrate that more and more early childhood education has been valued in its breadth and what proves these facts are pedagogical practices with formative dimension aimed at this stage.A presente monografia de Especialização em Gestão Educacional tem como tema central a Educação Infantil em Tempo Integral: Perspectivas e Desafios dos Gestores do município de Sarandi (RS). Desse modo, como objetivo geral, busca-se analisar as práticas de gestão que regem a educação infantil no município de Sarandi, RS em relação a sua integralidade, destacando os principais aspectos abordados em relação à temática. Para a realização deste estudo, que se caracteriza por ser uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo de tipo estudo de pesquisa-ação, elencam-se alguns objetivos específicos: analisar a concepção de educação infantil, a fim de identificar como as práticas de gestão podem conduzir a educação infantil em relação a sua integralidade; analisar os dados coletados, em busca de uma equidade nas práticas de ensino; elaborar hipóteses sobre a apreciação feita pelos gestores em relação a educação infantil em seu tempo integral no município de Sarandi. A investigação traça um levantamento do contexto histórico da Educação Infantil, sua concepção e as políticas que a rege, assim como os princípios que norteiam a gestão democrática. A análise do mapeamento de dados ampara-se nos estudos de Bujes (2006), Kuhlmann (2000), Libâneo (2001) e Veiga (1996). Na pesquisa de campo coleta-se alguns elementos pertinentes à pesquisa com alguns gestores da Secretaria Municipal da Educação e gestores educacionais, utilizando como instrumento o questionário. Em seguida, analisam-se as respostas obtidas, fazendo um paralelo com o referencial teórico, usando como metodologia a análise do conteúdo. Os resultados apontados demonstram que cada vez mais a Educação Infantil vem sendo valorizada em sua amplitude e o que comprova esses fatos são as práticas pedagógicas com dimensão formativa voltadas para essa etapa.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoAraújo, Cristiane LudwigRoveda, Crislaine de Anunciação2019-12-31T11:54:02Z2019-12-31T11:54:02Z2015-11-272015Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19243ark:/26339/0013000007dxrporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-12-31T14:30:04Zoai:repositorio.ufsm.br:1/19243Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-12-31T14:30:04Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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