Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000002x1n |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15247 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. |
id |
UFSM_4498862865c189ba31f1338bb062a009 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/15247 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibularLearning in the digital age: the use of TICs in pre-vestibular courseTICs aplicadas à educaçãoCursos preparatóriosTecnologias na sala de aulaICTs applied to educationPreparatory coursesTechnologies in the classroomCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.The use of technologies is quite common practice in our day to day life, not only for us, as mainly for the younger generations. On the other hand, the school environment is still based on analog models, both in terms of teaching and in what concerns the use of teaching materials. Outside of traditional schools, in the preparatory courses for entrance examinations and Enem this reality is not very different, the formal school model is reproduced, added to the challenge of helping the student to understand in courses of 4 to 10 months content of three years of High School. Faced with this reality student, digital born, this research of a deductive nature, has proposed to investigate, through the application of a questionnaire, if / how the teachers of a network of courses Pre-Enem and vestibular are adapting and inserting ICTs in their classes, in what way this insertion is occurring and what the opinion of these teachers regarding the insertion of ICTs in the scope of their classes. In a satisfactory way, we confirm our hypothesis that there is an initiative by teachers to insert ICT not only at the time of classes, but also extra class, through nominations.O uso das tecnologias é prática bastante comum em nosso dia a dia, não apenas para nós, como principalmente para as gerações mais novas. Por outro lado, o ambiente escolar ainda está pautado em modelos analógicos, tanto em termos de ensino quanto no que concerne ao uso de materiais pedagógicos. Fora das escolas tradicionais, nos cursos preparatórios para concursos de vestibulares e Enem essa realidade não é muito diferente, o modelo de escola formal é reproduzido, somado ao desafio de auxiliar o aluno a compreender em cursos de 4 a 10 meses o conteúdo de três anos de Ensino Médio. Frente a realidade deste aluno, nascido digital, esta pesquisa, de natureza dedutiva, se propôs a investigar, por meio da aplicação de um questionário, se/como os professores de uma rede de cursinhos pré-Enem e vestibulares estão se adaptando e inserindo as TICs em suas aulas, de que modo está ocorrendo essa inserção e qual a opinião desses professores com relação à inserção das TICs no âmbito de suas turmas. De modo satisfatório, confirmamos nossa hipótese de que há iniciativa, por parte dos professores, de inserir as TICs não apenas no momento das aulas, mas também extraclasse, por meio de indicações.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasMussoi, Eunice MariaRosa, Camila Nunes da2019-01-08T14:46:47Z2019-01-08T14:46:47Z2018-11-302018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15247ark:/26339/0013000002x1nporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-01-09T05:04:42Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-01-09T05:04:42Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular Learning in the digital age: the use of TICs in pre-vestibular course |
title |
Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular |
spellingShingle |
Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular Rosa, Camila Nunes da TICs aplicadas à educação Cursos preparatórios Tecnologias na sala de aula ICTs applied to education Preparatory courses Technologies in the classroom CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular |
title_full |
Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular |
title_fullStr |
Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular |
title_full_unstemmed |
Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular |
title_sort |
Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular |
author |
Rosa, Camila Nunes da |
author_facet |
Rosa, Camila Nunes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mussoi, Eunice Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Camila Nunes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TICs aplicadas à educação Cursos preparatórios Tecnologias na sala de aula ICTs applied to education Preparatory courses Technologies in the classroom CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
TICs aplicadas à educação Cursos preparatórios Tecnologias na sala de aula ICTs applied to education Preparatory courses Technologies in the classroom CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-30 2018 2019-01-08T14:46:47Z 2019-01-08T14:46:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15247 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000002x1n |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15247 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000002x1n |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1821325732009213952 |