Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Camila Nunes da
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000002x1n
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15247
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.
id UFSM_4498862865c189ba31f1338bb062a009
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/15247
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibularLearning in the digital age: the use of TICs in pre-vestibular courseTICs aplicadas à educaçãoCursos preparatóriosTecnologias na sala de aulaICTs applied to educationPreparatory coursesTechnologies in the classroomCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.The use of technologies is quite common practice in our day to day life, not only for us, as mainly for the younger generations. On the other hand, the school environment is still based on analog models, both in terms of teaching and in what concerns the use of teaching materials. Outside of traditional schools, in the preparatory courses for entrance examinations and Enem this reality is not very different, the formal school model is reproduced, added to the challenge of helping the student to understand in courses of 4 to 10 months content of three years of High School. Faced with this reality student, digital born, this research of a deductive nature, has proposed to investigate, through the application of a questionnaire, if / how the teachers of a network of courses Pre-Enem and vestibular are adapting and inserting ICTs in their classes, in what way this insertion is occurring and what the opinion of these teachers regarding the insertion of ICTs in the scope of their classes. In a satisfactory way, we confirm our hypothesis that there is an initiative by teachers to insert ICT not only at the time of classes, but also extra class, through nominations.O uso das tecnologias é prática bastante comum em nosso dia a dia, não apenas para nós, como principalmente para as gerações mais novas. Por outro lado, o ambiente escolar ainda está pautado em modelos analógicos, tanto em termos de ensino quanto no que concerne ao uso de materiais pedagógicos. Fora das escolas tradicionais, nos cursos preparatórios para concursos de vestibulares e Enem essa realidade não é muito diferente, o modelo de escola formal é reproduzido, somado ao desafio de auxiliar o aluno a compreender em cursos de 4 a 10 meses o conteúdo de três anos de Ensino Médio. Frente a realidade deste aluno, nascido digital, esta pesquisa, de natureza dedutiva, se propôs a investigar, por meio da aplicação de um questionário, se/como os professores de uma rede de cursinhos pré-Enem e vestibulares estão se adaptando e inserindo as TICs em suas aulas, de que modo está ocorrendo essa inserção e qual a opinião desses professores com relação à inserção das TICs no âmbito de suas turmas. De modo satisfatório, confirmamos nossa hipótese de que há iniciativa, por parte dos professores, de inserir as TICs não apenas no momento das aulas, mas também extraclasse, por meio de indicações.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasMussoi, Eunice MariaRosa, Camila Nunes da2019-01-08T14:46:47Z2019-01-08T14:46:47Z2018-11-302018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15247ark:/26339/0013000002x1nporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-01-09T05:04:42Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-01-09T05:04:42Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular
Learning in the digital age: the use of TICs in pre-vestibular course
title Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular
spellingShingle Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular
Rosa, Camila Nunes da
TICs aplicadas à educação
Cursos preparatórios
Tecnologias na sala de aula
ICTs applied to education
Preparatory courses
Technologies in the classroom
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular
title_full Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular
title_fullStr Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular
title_full_unstemmed Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular
title_sort Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular
author Rosa, Camila Nunes da
author_facet Rosa, Camila Nunes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mussoi, Eunice Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Camila Nunes da
dc.subject.por.fl_str_mv TICs aplicadas à educação
Cursos preparatórios
Tecnologias na sala de aula
ICTs applied to education
Preparatory courses
Technologies in the classroom
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic TICs aplicadas à educação
Cursos preparatórios
Tecnologias na sala de aula
ICTs applied to education
Preparatory courses
Technologies in the classroom
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
2018
2019-01-08T14:46:47Z
2019-01-08T14:46:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15247
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000002x1n
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15247
identifier_str_mv ark:/26339/0013000002x1n
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1821325732009213952