Mapeando as intervenções e construções a partir de uma "ilha tecnológica" na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000tf26 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17293 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Núcleo de Tecnologia Educacional, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. |
id |
UFSM_46109e5cf609a97776ddcc6e00a83c64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/17293 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapeando as intervenções e construções a partir de uma "ilha tecnológica" na sala de aulaTecnologiasDispositivosMediaçõesAutoriaProcessoTechnologiesDevicesMediationsAuthoring processCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Núcleo de Tecnologia Educacional, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.This article aims to reflect on the interventions and constructions that occur when a person is an island technology in the classroom with computers, printer and Internet access (CIVITAS LELIC PROJECT / UFRGS). The problems and possible improvements to the production of allied meaning given to this tool that produces echoes and falls within the process of knowledge construction. Manage various thoughts and activities makes the classroom a powerhouse of ideas, where interventions and individual and collective journey conducive to learning at different times. This study aims to determine what actually happens within the classroom using technology resources as a mediator to achieve the goals of a more creative process, plus opportunities and trials.O presente artigo visa refletir sobre as intervenções e construções que acontecem quando se tem uma ilha tecnológica na sala de aula com computadores, impressora e acesso à Internet (PROJETO CIVITAS LELIC/UFRGS). As dificuldades e os avanços possíveis aliados às produções de sentido dados a esta ferramenta que produz ecos e se inclui dentro do processo da construção dos conhecimentos. Gerenciar vários pensamentos e atividades torna a sala de aula uma potência de idéias, onde as intervenções e a caminhada individual e coletiva propiciam a aprendizagem em tempos diferentes. Este estudo tem como finalidade verificar o que de fato acontece no espaço da sala de aula utilizando-se recursos tecnológicos como forma mediadora para se atingir os objetivos de um processo mais criativo, acrescido de possibilidades e experimentações.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaSantos, Leila Maria AraújoStertz, Sandra Elise Kroth2019-07-04T13:11:37Z2019-07-04T13:11:37Z2010-12-162010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17293ark:/26339/001300000tf26porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-07-05T06:04:56Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17293Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-07-05T06:04:56Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeando as intervenções e construções a partir de uma "ilha tecnológica" na sala de aula |
title |
Mapeando as intervenções e construções a partir de uma "ilha tecnológica" na sala de aula |
spellingShingle |
Mapeando as intervenções e construções a partir de uma "ilha tecnológica" na sala de aula Stertz, Sandra Elise Kroth Tecnologias Dispositivos Mediações Autoria Processo Technologies Devices Mediations Authoring process CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Mapeando as intervenções e construções a partir de uma "ilha tecnológica" na sala de aula |
title_full |
Mapeando as intervenções e construções a partir de uma "ilha tecnológica" na sala de aula |
title_fullStr |
Mapeando as intervenções e construções a partir de uma "ilha tecnológica" na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Mapeando as intervenções e construções a partir de uma "ilha tecnológica" na sala de aula |
title_sort |
Mapeando as intervenções e construções a partir de uma "ilha tecnológica" na sala de aula |
author |
Stertz, Sandra Elise Kroth |
author_facet |
Stertz, Sandra Elise Kroth |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Leila Maria Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stertz, Sandra Elise Kroth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Dispositivos Mediações Autoria Processo Technologies Devices Mediations Authoring process CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Tecnologias Dispositivos Mediações Autoria Processo Technologies Devices Mediations Authoring process CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Núcleo de Tecnologia Educacional, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-16 2010 2019-07-04T13:11:37Z 2019-07-04T13:11:37Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17293 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000tf26 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17293 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000tf26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612503864016896 |