Tangram, linguagem e emoção: uma proposta para o ensino de alguns conceitos matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hahn, Cristiane
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000nh63
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2129
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2011.
id UFSM_4b9619c5cc951a46d256e7c1c7692b25
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2129
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Tangram, linguagem e emoção: uma proposta para o ensino de alguns conceitos matemáticosTangram, language and emotion: a proposal for some mathematical concepts teachingEmoçãoLinguagemGeometriaFormação de professoresMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2011.Objects manipulation is one of the first activities children do when they have contact with the outside world by themselves. During this process, both motor abilities and attention skills are being stimulated. While playing, children not only manipulate objects but also develop language abilities to talk to other children or even to themselves. Manipulating mathematical objects results in the creation of configurations that represent figures. Exploring properties implied in figures obtained from this way provides data to discover relationships between these elements. Thus, from activities involving the Tangram, one seeks to establish notions of Plane Geometry, emphasizing the assignment of meanings to drawing (figures) and deduction of areas for these figures. The relationship between thought and language was explored when it comes to graphical objects names. By using their hands as well as language in the relationship with their classmates, children acquire knowledge. It is the dynamic relationship among the neurophysiological, psychological and socio-cultural features that define the final results of the learning activity.A manipulação de objetos é uma das primeiras atividades que a criança realiza ao se por em contato com o mundo. Durante esse processo, habilidades motoras vão se estabelecendo, estimulando a atenção e ao mesmo tempo sendo realimentadas por esta. Ao brincar, as crianças simultaneamente manipulam objetos e desenvolvem a linguagem ao falar com outras crianças ou consigo mesmo. Quando se manipula objetos matemáticos, os resultados derivados desta ação dão origem a configurações que representam figuras. Explorar propriedades implícitas em figuras obtidas dessa forma nos fornece dados para descobrir relações entre esses elementos. Assim, a partir de atividades envolvendo o Tangram, procura-se estabelecer noções em Geometria Plana, enfatizando a atribuição de significados a esquemas gráficos (figuras) e a dedução das áreas para estas figuras. É explorada a relação entre pensamento e linguagem quando se atribui nomes aos objetos gráficos. A criança através do uso da mão, na relação com seus colegas e no linguajar constrói conhecimentos. É nessa dinâmica de relações no tripé: neurofisiológico, psicológico e sócio-cultural que se define o produto final da atividade que se resume em aprendizagem.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências Naturais e ExatasPeneireiro, João BatistaHahn, Cristiane2016-09-09T11:37:12Z2016-09-09T11:37:12Z2011-08-082011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2129ark:/26339/001300000nh63porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:58:15Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:58:15Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Tangram, linguagem e emoção: uma proposta para o ensino de alguns conceitos matemáticos
Tangram, language and emotion: a proposal for some mathematical concepts teaching
title Tangram, linguagem e emoção: uma proposta para o ensino de alguns conceitos matemáticos
spellingShingle Tangram, linguagem e emoção: uma proposta para o ensino de alguns conceitos matemáticos
Hahn, Cristiane
Emoção
Linguagem
Geometria
Formação de professores
title_short Tangram, linguagem e emoção: uma proposta para o ensino de alguns conceitos matemáticos
title_full Tangram, linguagem e emoção: uma proposta para o ensino de alguns conceitos matemáticos
title_fullStr Tangram, linguagem e emoção: uma proposta para o ensino de alguns conceitos matemáticos
title_full_unstemmed Tangram, linguagem e emoção: uma proposta para o ensino de alguns conceitos matemáticos
title_sort Tangram, linguagem e emoção: uma proposta para o ensino de alguns conceitos matemáticos
author Hahn, Cristiane
author_facet Hahn, Cristiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peneireiro, João Batista
dc.contributor.author.fl_str_mv Hahn, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Emoção
Linguagem
Geometria
Formação de professores
topic Emoção
Linguagem
Geometria
Formação de professores
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-08
2011
2016-09-09T11:37:12Z
2016-09-09T11:37:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2129
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000nh63
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2129
identifier_str_mv ark:/26339/001300000nh63
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Naturais e Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Naturais e Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172367970729984