Conselho escolar como mecanismo de fortalecimento da gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Asfor, Leuma Maria de Lima
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000009t6v
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12140
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
id UFSM_4d5f5ecd8e7e49c1e052ef3c5b4099d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/12140
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Conselho escolar como mecanismo de fortalecimento da gestão democráticaSchool council as a mechanism of strengthening of democratic managementGestão democráticaConselho escolarParticipaçãoDemocratic managementSchool boardParticipationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.This monograph addresses the democratic management in schools. Based on the modern theoretical literature focuses on the subject, turning to the special action of the School Board. Initially, we present a context of Brazilian education, since the sixteenth century with the arrival of the Jesuit Fathers in 1549, until the process of organizing the participation of Brazilian education popular throughout the twentieth century and more specifically the decades from 1970 to 1990, aimed at democratization of public education in the perspective of school sector, mainly supported by standards of democratic and participatory management. From there, it is focused directly democratic management, emphasizing elements inserted in the process of democratization of the school through the construction of new spaces for teaching. Then brings considerations about the main functions and role of the School Board, seeking to contextualize it in the sphere of democratic management. To do so, are characterized roles and responsibilities of this Council. Work ends with the conclusion that democratic management is a reality that needs to actually be part of everyday life in schools, proving to be a step in the evolution of the relations of education, whereby the School Board to strengthen the effective participation of the shares in accordance with the guidelines of participatory democratic models.O presente trabalho monográfico aborda a gestão democrática no âmbito escolar. Com base na moderna literatura especializada enfoca teoricamente o assunto, voltando-se às responsabilidades e ação do Conselho Escolar. Inicialmente, é apresentado uma contextualização da educação brasileira, desde o século XVI com a chegada dos Padres Jesuítas em 1549, até o processo de organização da educação brasileira pela participação popular ao longo do século XX e mais especificamente entre as décadas de 1970 a 1990, tendo em vista democratização da educação pública na perspectiva de escola transformadora, sobretudo, apoiada em padrões de gestão democrática e participativa. A partir daí, é enfocada diretamente a gestão democrática, procurando enfatizar elementos inseridos no processo de democratização da escola por meio da construção de novos espaços para o ensino. Em seguida, traz considerações sobre as funções e principal papel do Conselho Escolar, procurando contextualizá-lo na esfera da gestão democrática. Para tanto, são caracterizadas funções e responsabilidades deste Conselho. Encerra-se o trabalho com a conclusão de que a gestão democrática é uma realidade que precisa efetivamente fazer parte do cotidiano das escolas, demonstrando ser um passo na evolução das relações de ensino, cabendo ao Conselho Escolar o fortalecimento na efetiva participação das ações em conformidade com as diretrizes participativas dos modelos democráticos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoDrabach, Neila PedrottiAsfor, Leuma Maria de Lima2017-12-06T11:57:30Z2017-12-06T11:57:30Z2011-09-172011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12140ark:/26339/0013000009t6vporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-12-06T11:57:30Zoai:repositorio.ufsm.br:1/12140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-12-06T11:57:30Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Conselho escolar como mecanismo de fortalecimento da gestão democrática
School council as a mechanism of strengthening of democratic management
title Conselho escolar como mecanismo de fortalecimento da gestão democrática
spellingShingle Conselho escolar como mecanismo de fortalecimento da gestão democrática
Asfor, Leuma Maria de Lima
Gestão democrática
Conselho escolar
Participação
Democratic management
School board
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Conselho escolar como mecanismo de fortalecimento da gestão democrática
title_full Conselho escolar como mecanismo de fortalecimento da gestão democrática
title_fullStr Conselho escolar como mecanismo de fortalecimento da gestão democrática
title_full_unstemmed Conselho escolar como mecanismo de fortalecimento da gestão democrática
title_sort Conselho escolar como mecanismo de fortalecimento da gestão democrática
author Asfor, Leuma Maria de Lima
author_facet Asfor, Leuma Maria de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Drabach, Neila Pedrotti
dc.contributor.author.fl_str_mv Asfor, Leuma Maria de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Conselho escolar
Participação
Democratic management
School board
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão democrática
Conselho escolar
Participação
Democratic management
School board
Participation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-17
2011
2017-12-06T11:57:30Z
2017-12-06T11:57:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12140
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000009t6v
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12140
identifier_str_mv ark:/26339/0013000009t6v
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172312329093120