O que é ser educador no século XXI?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zavarese, Patricia
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000xzpt
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17269
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.
id UFSM_4d7d6232700edc7d0e7a9038af444e97
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/17269
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O que é ser educador no século XXI?What is it to be an educator in the 21st century?EducadoresReflexãoEducação humanizadoraEducatorsReflectionHumanistic educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.This monograph seeks to discuss the moment of uncertainty we are experiencing in both the educational system and the society. Because of it, the need for the educatorsmanagers to reflect on their roles and the competitive and humanized worlds’ paradox urges. So it is possible, we need to cast a new look on the educational practice, adopting new perspectives for a humanistic education, building a new space, a new school, through collective acts that may make room for democracy, autonomy and reflection. The monograph presented here seeks to approach some aspects of a democratic school management, of a conscious reflection by the teacher and the reformulation of the meaning of his practice. On this aspect, the monograph is based, mainly, in the works of Paulo Freire, of Moacir Gaddotti and similar authors, which perceive the education as a continuous humanizer process. Methodologically, this monograph is a bibliographical research. We observed that, despite the effort made by some teachers, fragmented, individualistic processes could still be found, as well as the educators still having a low knowledge level and a superficial involvement in the educational matters, so manifesting a need for clarity, scrutiny and inclusion on the theme. Therefore, the educators have many challenges ahead of them, we believe that the biggest would be to make the school a place for reciprocal relationships, redeeming the hope in education, into every sphere, initiating by making people feel “human”, so each one may feel like a subject on the construction process of a democratic management and, by so, be able, since very early in life, experience dialogue and affection in every act performed.Esta pesquisa busca discutir o momento de incertezas que estamos vivenciando no sistema educativo e na sociedade. Com isso, urge a necessidade dos educadores-gestores refletirem sobre seus papéis o paradoxo entre o mundo competitivo e o mundo humanizado. Para isto, faz-se necessário lançar um novo olhar sobre a prática educativa, traçando novas perspectiva para uma educação humanizadora, construindo um novo espaço, uma nova escola, através de ações coletivas que abram espaço para a reflexão, a democracia e a autonomia. O presente trabalho procura apresentar alguns aspectos de uma gestão democrática nas escolas, a reflexão consciente do professor e a sua prática ressignificada. Neste sentido, a pesquisa alicerça-se, principalmente, nos escritos de Paulo Freire, Moacir Gaddotti e outros autores afins, os quais entendem a educação como um processo contínuo e humanizador. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Observouse que, apesar de esforços de alguns educadores, ainda encontramos processos fragmentados, individualistas, bem como os educadores possuindo conhecimento e um envolvimento superficial sobre as questões educacionais, demonstrando assim a necessidade de clareza, aprofundamento e inclusão a respeito desta temática. Portanto, os educadores têm muitos desafios à frente, acreditamos que o maior deles é tornar a escola um lugar de relações, de reciprocidade, resgatando a esperança na educação e em todas as esferas, começando por fazer as pessoas sentirem-se “gente”, onde cada um possa sentir-se sujeito no processo de construção de uma gestão democrática e, assim, consigam, desde muito cedo, vivenciar o diálogo e a amorosidade em toda a ação realizada.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoHenz, Celso IlgoZavarese, Patricia2019-07-03T12:46:57Z2019-07-03T12:46:57Z2009-06-252009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17269ark:/26339/001300000xzptporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-07-04T06:04:07Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17269Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-07-04T06:04:07Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O que é ser educador no século XXI?
What is it to be an educator in the 21st century?
title O que é ser educador no século XXI?
spellingShingle O que é ser educador no século XXI?
Zavarese, Patricia
Educadores
Reflexão
Educação humanizadora
Educators
Reflection
Humanistic education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O que é ser educador no século XXI?
title_full O que é ser educador no século XXI?
title_fullStr O que é ser educador no século XXI?
title_full_unstemmed O que é ser educador no século XXI?
title_sort O que é ser educador no século XXI?
author Zavarese, Patricia
author_facet Zavarese, Patricia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henz, Celso Ilgo
dc.contributor.author.fl_str_mv Zavarese, Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Educadores
Reflexão
Educação humanizadora
Educators
Reflection
Humanistic education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educadores
Reflexão
Educação humanizadora
Educators
Reflection
Humanistic education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-25
2009
2019-07-03T12:46:57Z
2019-07-03T12:46:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17269
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000xzpt
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17269
identifier_str_mv ark:/26339/001300000xzpt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612523650646016