O que é ser educador no século XXI?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000xzpt |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17269 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009. |
id |
UFSM_4d7d6232700edc7d0e7a9038af444e97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/17269 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
O que é ser educador no século XXI?What is it to be an educator in the 21st century?EducadoresReflexãoEducação humanizadoraEducatorsReflectionHumanistic educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.This monograph seeks to discuss the moment of uncertainty we are experiencing in both the educational system and the society. Because of it, the need for the educatorsmanagers to reflect on their roles and the competitive and humanized worlds’ paradox urges. So it is possible, we need to cast a new look on the educational practice, adopting new perspectives for a humanistic education, building a new space, a new school, through collective acts that may make room for democracy, autonomy and reflection. The monograph presented here seeks to approach some aspects of a democratic school management, of a conscious reflection by the teacher and the reformulation of the meaning of his practice. On this aspect, the monograph is based, mainly, in the works of Paulo Freire, of Moacir Gaddotti and similar authors, which perceive the education as a continuous humanizer process. Methodologically, this monograph is a bibliographical research. We observed that, despite the effort made by some teachers, fragmented, individualistic processes could still be found, as well as the educators still having a low knowledge level and a superficial involvement in the educational matters, so manifesting a need for clarity, scrutiny and inclusion on the theme. Therefore, the educators have many challenges ahead of them, we believe that the biggest would be to make the school a place for reciprocal relationships, redeeming the hope in education, into every sphere, initiating by making people feel “human”, so each one may feel like a subject on the construction process of a democratic management and, by so, be able, since very early in life, experience dialogue and affection in every act performed.Esta pesquisa busca discutir o momento de incertezas que estamos vivenciando no sistema educativo e na sociedade. Com isso, urge a necessidade dos educadores-gestores refletirem sobre seus papéis o paradoxo entre o mundo competitivo e o mundo humanizado. Para isto, faz-se necessário lançar um novo olhar sobre a prática educativa, traçando novas perspectiva para uma educação humanizadora, construindo um novo espaço, uma nova escola, através de ações coletivas que abram espaço para a reflexão, a democracia e a autonomia. O presente trabalho procura apresentar alguns aspectos de uma gestão democrática nas escolas, a reflexão consciente do professor e a sua prática ressignificada. Neste sentido, a pesquisa alicerça-se, principalmente, nos escritos de Paulo Freire, Moacir Gaddotti e outros autores afins, os quais entendem a educação como um processo contínuo e humanizador. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Observouse que, apesar de esforços de alguns educadores, ainda encontramos processos fragmentados, individualistas, bem como os educadores possuindo conhecimento e um envolvimento superficial sobre as questões educacionais, demonstrando assim a necessidade de clareza, aprofundamento e inclusão a respeito desta temática. Portanto, os educadores têm muitos desafios à frente, acreditamos que o maior deles é tornar a escola um lugar de relações, de reciprocidade, resgatando a esperança na educação e em todas as esferas, começando por fazer as pessoas sentirem-se “gente”, onde cada um possa sentir-se sujeito no processo de construção de uma gestão democrática e, assim, consigam, desde muito cedo, vivenciar o diálogo e a amorosidade em toda a ação realizada.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoHenz, Celso IlgoZavarese, Patricia2019-07-03T12:46:57Z2019-07-03T12:46:57Z2009-06-252009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17269ark:/26339/001300000xzptporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-07-04T06:04:07Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17269Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-07-04T06:04:07Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que é ser educador no século XXI? What is it to be an educator in the 21st century? |
title |
O que é ser educador no século XXI? |
spellingShingle |
O que é ser educador no século XXI? Zavarese, Patricia Educadores Reflexão Educação humanizadora Educators Reflection Humanistic education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O que é ser educador no século XXI? |
title_full |
O que é ser educador no século XXI? |
title_fullStr |
O que é ser educador no século XXI? |
title_full_unstemmed |
O que é ser educador no século XXI? |
title_sort |
O que é ser educador no século XXI? |
author |
Zavarese, Patricia |
author_facet |
Zavarese, Patricia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Henz, Celso Ilgo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zavarese, Patricia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educadores Reflexão Educação humanizadora Educators Reflection Humanistic education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educadores Reflexão Educação humanizadora Educators Reflection Humanistic education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-25 2009 2019-07-03T12:46:57Z 2019-07-03T12:46:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17269 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000xzpt |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17269 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000xzpt |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612523650646016 |