O fracasso escolar do aluno surdo no contexto da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Bela Saucedo
Data de Publicação: 2007
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000ccth
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1337
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.
id UFSM_51f630c050d13f09afb34ee19585dd70
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1337
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O fracasso escolar do aluno surdo no contexto da educação inclusivaEducação inclusivaSurdezReprovaçãoArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.O principal objetivo desta pesquisa é provocar uma discussão sobre as possíveis causas do fracasso escolar do aluno surdo evidenciado por meio do alto índice de reprovação e repetência. Neste trabalho, são apontadas possibilidades que poderão contribuir para o desenvolvimento das potencialidades desses sujeitos. Utiliza-se, inicialmente, a abordagem quantitativa para levantar dados sobre o tempo de permanência de uma adolescente surda na escola comum para cursar as séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola de São Borja - RS. Em relação a seus colegas ouvintes, pode-se perceber que o sujeito que fez parte desta pesquisa foi quem mais reprovou, permanecendo assim por mais tempo nas mesmas séries escolares. Essa aluna surda, hoje com quinze anos de idade, esta cursando pela terceira vez a quarta série do Ensino Fundamental. A adolescente, convencionada neste estudo de "M", teve atendimento em estimulação precoce na área da fala segundo a teoria oralista de educação para surdos. Após dez anos de oralização, M tece contato com a língua de sinais, mas seu convívio social e interativo com outros surdos é precário. Em conseqüência disso, ela não tem domínio da língua de sinais e alguns sinais adquiridos acabam sendo esquecidos. Além disso, ela demonstra não gosta do atendimento que visa a reforçar os conteúdos da escola. Com esta pesquisa, busca-se entender a respeito da importância da aquisição de uma língua e sua relação com o desenvolvimento cognitivo, bem como o papel da educação que visa a atender ao aluno surdo incluído na escola comum.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoRampelotto, Elisane MariaCosta, Maria Bela Saucedo2016-03-16T12:12:31Z2016-03-16T12:12:31Z20072007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1337ark:/26339/001300000ccthporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:54:23Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1337Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:54:23Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O fracasso escolar do aluno surdo no contexto da educação inclusiva
title O fracasso escolar do aluno surdo no contexto da educação inclusiva
spellingShingle O fracasso escolar do aluno surdo no contexto da educação inclusiva
Costa, Maria Bela Saucedo
Educação inclusiva
Surdez
Reprovação
title_short O fracasso escolar do aluno surdo no contexto da educação inclusiva
title_full O fracasso escolar do aluno surdo no contexto da educação inclusiva
title_fullStr O fracasso escolar do aluno surdo no contexto da educação inclusiva
title_full_unstemmed O fracasso escolar do aluno surdo no contexto da educação inclusiva
title_sort O fracasso escolar do aluno surdo no contexto da educação inclusiva
author Costa, Maria Bela Saucedo
author_facet Costa, Maria Bela Saucedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rampelotto, Elisane Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Bela Saucedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Surdez
Reprovação
topic Educação inclusiva
Surdez
Reprovação
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2016-03-16T12:12:31Z
2016-03-16T12:12:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1337
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000ccth
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1337
identifier_str_mv ark:/26339/001300000ccth
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172324758913024