Educação Ambiental em uma escola de ensino médio como ferramenta do conhecimento do passivo ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Eder Wolney da Roza
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000h7dx
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1966
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.
id UFSM_56d33fecbf315f51af221e4c0fe34a6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1966
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Educação Ambiental em uma escola de ensino médio como ferramenta do conhecimento do passivo ambientalEnvironmental education in a high school as a tool for knowledge of environmental liabilitiesPassivo ambientalProjeto de pesquisaMatemáticaEducação ambientalMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.This Environmental Education monograph worked at two distinct times: at first it was tried the technical knowledge about environmental liabilities, and by searching unstructured situation of the Municipality on this issue. In the second phase sought to show how to implement an environmental education into the teaching of mathematics. To this, we dealt with a proposal of the National Curriculum Parameters (PCN's) and the National Policy on Environmental Education (Law No. 9795 of April 27, 1999, Brazil) to use environmental issues across the board with Mathematics, by a research project conducted by students from high school in a state school, addressing the subject of production, or not, of an environmental liability in industry, health and governance of the municipality. We intend to establish a link between the functions and algebra of Elementary Mathematics in an attempt to show the way for environmental education. With survey data on the environmental liabilities, were constructed graphs; tables and percentage relationships for a quantitative analysis and visualization of the behavior of the rate of production of waste and resources to solve this problem. Mathematics contextualizing with the environment is not only a way of stimulating classes, making them more interconnected and related to the local and global environmental context, but also as a way to study the environmental and ecological problems raising awareness for students use natural resources, this way building a model of education focus on social and environmental citizenship.Esta monografia trabalhou a Educação Ambiental em dois momentos distintos: no primeiro momento buscou-se o conhecimento técnico sobre passivo ambiental e, através de uma pesquisa não estruturada a situação do município nesta questão. No segundo momento procurou-se mostrar uma forma de aplicação da Educação Ambiental dentro do ensino da Matemática. Para tanto, foi escolhida uma proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795 de 27/04/99) que utiliza a temática ambiental de forma transversal com a disciplina de Matemática. Isto se deu através da elaboração de um projeto de pesquisa, realizada por alunos do ensino médio da escola estadual de ensino médio Engenheiro Parobé, abordando o tema da produção, ou não, de um passivo ambiental na indústria, na saúde e na gestão pública do município. Assim, pretende-se estabelecer uma ligação entre as funções e a álgebra da Matemática Elementar numa tentativa de mostrar um caminho para a educação ambiental. Com levantamentos de dados sobre o passivo ambiental construíram-se gráficos, tabelas e relações percentuais para uma análise quantitativa e para visualização do comportamento da taxa de produção do lixo e dos recursos destinados a solução deste problema. A Matemática contextualizando com a temática ambiental é uma forma não só de dinamizar as aulas tornando-as mais interligadas e relacionadas com o contexto ambiental local e global, mas também como forma de estudar os problemas ambientais e ecológicos despertando a consciência discente para o uso racional dos recursos naturais, construindo assim um modelo de educação voltada à cidadania socioambiental.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências RuraisSilveira, Djalma Dias daGonçalves, Eder Wolney da Roza2016-08-05T14:23:37Z2016-08-05T14:23:37Z2011-12-162011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1966ark:/26339/001300000h7dxporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:57:26Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1966Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:57:26Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental em uma escola de ensino médio como ferramenta do conhecimento do passivo ambiental
Environmental education in a high school as a tool for knowledge of environmental liabilities
title Educação Ambiental em uma escola de ensino médio como ferramenta do conhecimento do passivo ambiental
spellingShingle Educação Ambiental em uma escola de ensino médio como ferramenta do conhecimento do passivo ambiental
Gonçalves, Eder Wolney da Roza
Passivo ambiental
Projeto de pesquisa
Matemática
Educação ambiental
title_short Educação Ambiental em uma escola de ensino médio como ferramenta do conhecimento do passivo ambiental
title_full Educação Ambiental em uma escola de ensino médio como ferramenta do conhecimento do passivo ambiental
title_fullStr Educação Ambiental em uma escola de ensino médio como ferramenta do conhecimento do passivo ambiental
title_full_unstemmed Educação Ambiental em uma escola de ensino médio como ferramenta do conhecimento do passivo ambiental
title_sort Educação Ambiental em uma escola de ensino médio como ferramenta do conhecimento do passivo ambiental
author Gonçalves, Eder Wolney da Roza
author_facet Gonçalves, Eder Wolney da Roza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Djalma Dias da
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Eder Wolney da Roza
dc.subject.por.fl_str_mv Passivo ambiental
Projeto de pesquisa
Matemática
Educação ambiental
topic Passivo ambiental
Projeto de pesquisa
Matemática
Educação ambiental
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-16
2011
2016-08-05T14:23:37Z
2016-08-05T14:23:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1966
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000h7dx
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1966
identifier_str_mv ark:/26339/001300000h7dx
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Rurais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Rurais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172343599726592