O processo de didatização dos saberes linguísticos em livros didáticos de língua portuguesa dos anos 1970 e 1980 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jaíne de Fátima Machado da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000025hf
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31741
Resumo: This work aims to understand how linguistic authors put into operation the process of didatization of linguistic knowledge in Portuguese textbooks of the 1970s and 1980s. The theoretical perspective adopted is given by the articulation of the French Discourse Analysis with the History of Linguistic Ideas. The research archive consists of three Portuguese language textbooks: Português oral e escrito, from 1978, by the author Dino Preti; Novo Português Através de Textos, from 1982, by the author Magda Soares; and Comunicação em Língua Portuguesa of 1983, by the authors Carlos Faraco and Francisco Marto de Moura. The corpus consists of Discursive Sequences cut from the initial section of each of the books, which receive different nominations in each of them. In the first book, it is entitled “Ao professor “; in the second, “Apresentação”; and in the third “A orientação desta obra”. These Discursive Sequences constitute Discursive Clippings, organized from questions that lead us to interpretative gestures related to our goal. Our interpretative gestures, throughout the work, showed that the way linguists authors put into operation the process of didatization of linguistic knowledge in Portuguese textbooks of the 1970s and 1980s - more precisely of the years 1978, 1982 and 1983 - is a process put into operation from various factors, such as the formation of these authors and their conceptions about the textbook, political implementations, and intellectual productions of the time, with regard to linguistic Science.
id UFSM_58739ce7f6df555ee8d46c5918b007cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/31741
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O processo de didatização dos saberes linguísticos em livros didáticos de língua portuguesa dos anos 1970 e 1980 no BrasilThe process of didatization of linguistic knowledge in portuguese textbooks of the years 1970 and 1980 in BrazilLivro didáticoSaberes linguísticosDidatizaçãoInstrumento LinguísticoTextbookLinguistic knowledgeDidactizationLinguistic instrumentCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASThis work aims to understand how linguistic authors put into operation the process of didatization of linguistic knowledge in Portuguese textbooks of the 1970s and 1980s. The theoretical perspective adopted is given by the articulation of the French Discourse Analysis with the History of Linguistic Ideas. The research archive consists of three Portuguese language textbooks: Português oral e escrito, from 1978, by the author Dino Preti; Novo Português Através de Textos, from 1982, by the author Magda Soares; and Comunicação em Língua Portuguesa of 1983, by the authors Carlos Faraco and Francisco Marto de Moura. The corpus consists of Discursive Sequences cut from the initial section of each of the books, which receive different nominations in each of them. In the first book, it is entitled “Ao professor “; in the second, “Apresentação”; and in the third “A orientação desta obra”. These Discursive Sequences constitute Discursive Clippings, organized from questions that lead us to interpretative gestures related to our goal. Our interpretative gestures, throughout the work, showed that the way linguists authors put into operation the process of didatization of linguistic knowledge in Portuguese textbooks of the 1970s and 1980s - more precisely of the years 1978, 1982 and 1983 - is a process put into operation from various factors, such as the formation of these authors and their conceptions about the textbook, political implementations, and intellectual productions of the time, with regard to linguistic Science.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEste trabalho tem por objetivo compreender como autores linguistas colocam em funcionamento o processo de didatização dos saberes linguísticos em livros didáticos de língua portuguesa das décadas de 1970 e 1980. A perspectiva teórica adotada se dá pela articulação da Análise de Discurso de linha francesa com a História das Ideias Linguísticas. O arquivo de pesquisa é composto por três livros didáticos de língua portuguesa: Português oral e escrito, do ano de 1978, do autor Dino Preti; Novo Português Através de Textos, do ano de 1982, da autora Magda Soares; e Comunicação em Língua Portuguesa, do ano de 1983, dos autores Carlos Faraco e Francisco Marto de Moura. O corpus é constituído de Sequências Discursivas recortadas da seção inicial de cada um dos livros, que recebem nomeações diferentes em cada um deles. No primeiro livro, é intitulada “Ao professor”; no segundo, “Apresentação”; e no terceiro “A orientação desta obra”. Tais Sequências Discursivas constituem Recortes Discursivos, organizados a partir de questões que nos levam a gestos interpretativos relacionados ao nosso objetivo. Nossos gestos interpretativos, ao longo do trabalho, evidenciaram que o modo como autores linguistas colocam em funcionamento o processo de didatização dos saberes linguísticos em livros didáticos de língua portuguesa das décadas de 1970 e 1980 - mais precisamente dos anos de 1978, 1982 e 1983 - é um processo posto em funcionamento a partir de diversos fatores, como a formação desses autores e suas concepções acerca do livro didático, as implementações políticas, e as produções intelectuais da época, com relação à ciência linguística.Universidade Federal de Santa MariaBrasilLetrasUFSMPrograma de Pós-Graduação em LetrasCentro de Artes e LetrasMartins, Taís da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8223110305050343Surdi, Marcia IoneSilveira, Verli Fátima Petri daSilva, Jaíne de Fátima Machado da2024-04-11T10:47:48Z2024-04-11T10:47:48Z2024-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31741ark:/26339/00130000025hfporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2024-04-11T10:47:49Zoai:repositorio.ufsm.br:1/31741Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2024-04-11T10:47:49Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de didatização dos saberes linguísticos em livros didáticos de língua portuguesa dos anos 1970 e 1980 no Brasil
The process of didatization of linguistic knowledge in portuguese textbooks of the years 1970 and 1980 in Brazil
title O processo de didatização dos saberes linguísticos em livros didáticos de língua portuguesa dos anos 1970 e 1980 no Brasil
spellingShingle O processo de didatização dos saberes linguísticos em livros didáticos de língua portuguesa dos anos 1970 e 1980 no Brasil
Silva, Jaíne de Fátima Machado da
Livro didático
Saberes linguísticos
Didatização
Instrumento Linguístico
Textbook
Linguistic knowledge
Didactization
Linguistic instrument
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short O processo de didatização dos saberes linguísticos em livros didáticos de língua portuguesa dos anos 1970 e 1980 no Brasil
title_full O processo de didatização dos saberes linguísticos em livros didáticos de língua portuguesa dos anos 1970 e 1980 no Brasil
title_fullStr O processo de didatização dos saberes linguísticos em livros didáticos de língua portuguesa dos anos 1970 e 1980 no Brasil
title_full_unstemmed O processo de didatização dos saberes linguísticos em livros didáticos de língua portuguesa dos anos 1970 e 1980 no Brasil
title_sort O processo de didatização dos saberes linguísticos em livros didáticos de língua portuguesa dos anos 1970 e 1980 no Brasil
author Silva, Jaíne de Fátima Machado da
author_facet Silva, Jaíne de Fátima Machado da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Taís da Silva
http://lattes.cnpq.br/8223110305050343
Surdi, Marcia Ione
Silveira, Verli Fátima Petri da
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jaíne de Fátima Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Saberes linguísticos
Didatização
Instrumento Linguístico
Textbook
Linguistic knowledge
Didactization
Linguistic instrument
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Livro didático
Saberes linguísticos
Didatização
Instrumento Linguístico
Textbook
Linguistic knowledge
Didactization
Linguistic instrument
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This work aims to understand how linguistic authors put into operation the process of didatization of linguistic knowledge in Portuguese textbooks of the 1970s and 1980s. The theoretical perspective adopted is given by the articulation of the French Discourse Analysis with the History of Linguistic Ideas. The research archive consists of three Portuguese language textbooks: Português oral e escrito, from 1978, by the author Dino Preti; Novo Português Através de Textos, from 1982, by the author Magda Soares; and Comunicação em Língua Portuguesa of 1983, by the authors Carlos Faraco and Francisco Marto de Moura. The corpus consists of Discursive Sequences cut from the initial section of each of the books, which receive different nominations in each of them. In the first book, it is entitled “Ao professor “; in the second, “Apresentação”; and in the third “A orientação desta obra”. These Discursive Sequences constitute Discursive Clippings, organized from questions that lead us to interpretative gestures related to our goal. Our interpretative gestures, throughout the work, showed that the way linguists authors put into operation the process of didatization of linguistic knowledge in Portuguese textbooks of the 1970s and 1980s - more precisely of the years 1978, 1982 and 1983 - is a process put into operation from various factors, such as the formation of these authors and their conceptions about the textbook, political implementations, and intellectual productions of the time, with regard to linguistic Science.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-11T10:47:48Z
2024-04-11T10:47:48Z
2024-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31741
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000025hf
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31741
identifier_str_mv ark:/26339/00130000025hf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Letras
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Letras
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Letras
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Letras
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172267906170880