Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000k5pt |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17683 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. |
id |
UFSM_5ace51fc1d00bd1c5525a54bf80fb72a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/17683 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionaisLeituraTecnologiasProdução textualCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.This work intends to look for new alternatives, through an intentional action which makes possible to rethink about the classroom. A new model where the use of technologies and educative medias propitiate a healthy environment, welcoming stimulating the production of texts and the reading of various genres. In front of this, we need to reflect about the attitude and questions presented in the daily school mainly on the difficult of teachers to consolidate an enjoyable reading practice elementary school children in the early years. In this perspective the practice will be based on a socio-interactional believing in the potential of each student respecting their time and knowledge. Presenting technological function resources and information technology process teaching and learning as a democratization to knowledge access. At the same time, it’s indispensable to change traditional concept in the classroom the teaching and the organization of educational procedures; giving the opportune to the knowledge construction, unleashing the authorship, the investigation, the establishment, and the sharing of ideas. The use of technologies as a tool to develop the textual production and the reading in the early years is still given in a shy way, maybe because the profession of teacher always had a direct relationship with books, chalk, black boards and paper. Last time, the universe of resources in the school entered into expansion, television, internet, various technological resources in the teacher’s disposal, bringing new perspectives to the teaching. From this study, we propose to build affirmative and critical attitudes in face of the use of technology and educational media.Este trabalho pretende buscar novas alternativas, através de uma ação intencional que torne possível repensar a sala de aula. Um novo modelo, onde a utilização de tecnologias e mídias educativas propicie um ambiente saudável, acolhedor e estimulador da produção textual e leitura de diversos gêneros. Diante disso, é preciso refletir sobre as atitudes e questões apresentadas no cotidiano escolar, principalmente sobre as dificuldades dos docentes em consolidar uma prática prazerosa de leitura às crianças do ensino fundamental nos anos iniciais. Nessa perspectiva a prática estará baseada em uma visão sociointeracionista acreditando no potencial de cada um dos alunos, respeitando seu tempo e seus saberes. Apresentando a função dos recursos tecnológicos e da informática no processo ensino aprendizagem como a democratização do acesso ao conhecimento. Ao mesmo tempo é imprescindível mudar o conceito tradicional de sala de aula, de ensino e de organização dos procedimentos educativos; oportunizando a construção do saber, desencadeando a autoria, a investigação, o estabelecimento e o compartilhamento de idéias. A utilização das tecnologias como ferramenta para o desenvolvimento da produção textual e leitura nos anos iniciais, ainda se dá de uma forma muito tímida, talvez porque a profissão de professor sempre teve uma relação direta com livros, giz, quadro negro e papel. Nos últimos tempos, o universo de recursos nas escolas entrou em expansão; televisão, internet, vários recursos tecnológicos a disposição dos docentes, trazendo novas perspectivas para o ensino. A partir deste estudo propomos construir atitudes afirmativas e críticas em face de utilização das tecnologias e mídias educacionais.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaDal Forno, Gedson Mario BorgesVieira, Marisa Corrêa2019-08-02T14:28:08Z2019-08-02T14:28:08Z2011-12-012011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17683ark:/26339/001300000k5ptporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-08-03T06:05:03Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17683Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-08-03T06:05:03Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais |
title |
Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais |
spellingShingle |
Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais Vieira, Marisa Corrêa Leitura Tecnologias Produção textual CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais |
title_full |
Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais |
title_fullStr |
Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais |
title_full_unstemmed |
Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais |
title_sort |
Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais |
author |
Vieira, Marisa Corrêa |
author_facet |
Vieira, Marisa Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dal Forno, Gedson Mario Borges |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Marisa Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Tecnologias Produção textual CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Leitura Tecnologias Produção textual CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 2011 2019-08-02T14:28:08Z 2019-08-02T14:28:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17683 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000k5pt |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17683 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000k5pt |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172354477654016 |