Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Marisa Corrêa
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000k5pt
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17683
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.
id UFSM_5ace51fc1d00bd1c5525a54bf80fb72a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/17683
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionaisLeituraTecnologiasProdução textualCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.This work intends to look for new alternatives, through an intentional action which makes possible to rethink about the classroom. A new model where the use of technologies and educative medias propitiate a healthy environment, welcoming stimulating the production of texts and the reading of various genres. In front of this, we need to reflect about the attitude and questions presented in the daily school mainly on the difficult of teachers to consolidate an enjoyable reading practice elementary school children in the early years. In this perspective the practice will be based on a socio-interactional believing in the potential of each student respecting their time and knowledge. Presenting technological function resources and information technology process teaching and learning as a democratization to knowledge access. At the same time, it’s indispensable to change traditional concept in the classroom the teaching and the organization of educational procedures; giving the opportune to the knowledge construction, unleashing the authorship, the investigation, the establishment, and the sharing of ideas. The use of technologies as a tool to develop the textual production and the reading in the early years is still given in a shy way, maybe because the profession of teacher always had a direct relationship with books, chalk, black boards and paper. Last time, the universe of resources in the school entered into expansion, television, internet, various technological resources in the teacher’s disposal, bringing new perspectives to the teaching. From this study, we propose to build affirmative and critical attitudes in face of the use of technology and educational media.Este trabalho pretende buscar novas alternativas, através de uma ação intencional que torne possível repensar a sala de aula. Um novo modelo, onde a utilização de tecnologias e mídias educativas propicie um ambiente saudável, acolhedor e estimulador da produção textual e leitura de diversos gêneros. Diante disso, é preciso refletir sobre as atitudes e questões apresentadas no cotidiano escolar, principalmente sobre as dificuldades dos docentes em consolidar uma prática prazerosa de leitura às crianças do ensino fundamental nos anos iniciais. Nessa perspectiva a prática estará baseada em uma visão sociointeracionista acreditando no potencial de cada um dos alunos, respeitando seu tempo e seus saberes. Apresentando a função dos recursos tecnológicos e da informática no processo ensino aprendizagem como a democratização do acesso ao conhecimento. Ao mesmo tempo é imprescindível mudar o conceito tradicional de sala de aula, de ensino e de organização dos procedimentos educativos; oportunizando a construção do saber, desencadeando a autoria, a investigação, o estabelecimento e o compartilhamento de idéias. A utilização das tecnologias como ferramenta para o desenvolvimento da produção textual e leitura nos anos iniciais, ainda se dá de uma forma muito tímida, talvez porque a profissão de professor sempre teve uma relação direta com livros, giz, quadro negro e papel. Nos últimos tempos, o universo de recursos nas escolas entrou em expansão; televisão, internet, vários recursos tecnológicos a disposição dos docentes, trazendo novas perspectivas para o ensino. A partir deste estudo propomos construir atitudes afirmativas e críticas em face de utilização das tecnologias e mídias educacionais.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaDal Forno, Gedson Mario BorgesVieira, Marisa Corrêa2019-08-02T14:28:08Z2019-08-02T14:28:08Z2011-12-012011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17683ark:/26339/001300000k5ptporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-08-03T06:05:03Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17683Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-08-03T06:05:03Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais
title Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais
spellingShingle Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais
Vieira, Marisa Corrêa
Leitura
Tecnologias
Produção textual
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais
title_full Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais
title_fullStr Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais
title_full_unstemmed Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais
title_sort Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais
author Vieira, Marisa Corrêa
author_facet Vieira, Marisa Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dal Forno, Gedson Mario Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Marisa Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Tecnologias
Produção textual
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Leitura
Tecnologias
Produção textual
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
2011
2019-08-02T14:28:08Z
2019-08-02T14:28:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17683
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000k5pt
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17683
identifier_str_mv ark:/26339/001300000k5pt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172354477654016