Sistema estadual de avaliação participativa e projeto político-pedagógico uma relação possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Viviane Fátima Lima do
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000008xqc
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18997
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.
id UFSM_5cef52ce98202568595e36ca4ab17911
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/18997
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Sistema estadual de avaliação participativa e projeto político-pedagógico uma relação possível?State system participatory evaluation and political and educational project possible a relationship?Sistema estadual de avaliação participativaPPP (Projeto político-pedagógico)Gestão democráticaState system of participatory assessmentPedagogical-political projectDemocratic managementCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.This Specialization monograph in Educational Management is focused on the State System of Participatory Assessment of the State of Rio Grande do Sul (SSPA) and its possible link with the Pedagogical Political Project (PPP) of a public school in the Passo Fundo city, RS. With the overall goal to analyze how the data collected by the SSPA an impact in reshaping the PPP from this school. For this study we opted for a qualitative research of case study type, and a questionnaire was used as a collection tool which is applied to parents and education professionals, where it was made initially, analysis of SSPA guidelines and a literature review on the construction of the PPP on a proposal of democratic management. Based on the obtained theoretical foundation the tabulation of the data was performed using as methodology the analysis of the content. The results show that lack clarity in both the methodological construction of SSPA data collection, such as in the construction and experience of PPP. This becomes clear through the speeches of professionals but they understand the importance of the two documents make it clear that both are underutilized in school practice, doing only part of the bureaucratic requirement. The research has as proposal for qualification of the two processes, PPP and SSPA conducting of a Continuing Education Program clear and objective for its employees.A presente monografia de Especialização em Gestão Educacional tem como tema central o Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Estado do Rio Grande do Sul (SEAP) e sua possível relação com o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola estadual da cidade de Passo Fundo, RS. Tendo como objetivo geral analisar de que modo os dados levantados pelo SEAP repercutem na reformulação do PPP desta escola. Para realização deste estudo optou-se por uma pesquisa qualitativa de tipo estudo de caso e como instrumento de coleta foi utilizado questionário, sendo este aplicado aos pais e aos profissionais da educação, tendo que inicialmente foi feita a análise das orientações do SEAP e uma revisão bibliográfica sobre a construção do PPP em uma proposta de gestão democrática. Com base na fundamentação teórica obtida, foi realizada a tabulação dos dados usando como metodologia a análise do conteúdo. Os resultados apontam que falta clareza tanto na construção metodológica de coleta de dados do SEAP, como na construção e vivência do PPP. Isso fica claro através das falas dos profissionais que embora compreendam a importância dos dois documentos deixam claro que ambos são pouco utilizados na prática escolar, fazendo parte apenas da exigência burocrática. A pesquisa traz como proposta de qualificação dos dois processos, PPP e SEAP a realização de um Programa de Formação Continuada claro e objetivo para seus colaboradores.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoZimmermann, Ana Paula da Rosa CristinoPrado, Viviane Fátima Lima do2019-11-21T11:31:42Z2019-11-21T11:31:42Z2015-11-272015Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18997ark:/26339/0013000008xqcporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-11-22T06:04:52Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18997Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-11-22T06:04:52Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema estadual de avaliação participativa e projeto político-pedagógico uma relação possível?
State system participatory evaluation and political and educational project possible a relationship?
title Sistema estadual de avaliação participativa e projeto político-pedagógico uma relação possível?
spellingShingle Sistema estadual de avaliação participativa e projeto político-pedagógico uma relação possível?
Prado, Viviane Fátima Lima do
Sistema estadual de avaliação participativa
PPP (Projeto político-pedagógico)
Gestão democrática
State system of participatory assessment
Pedagogical-political project
Democratic management
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Sistema estadual de avaliação participativa e projeto político-pedagógico uma relação possível?
title_full Sistema estadual de avaliação participativa e projeto político-pedagógico uma relação possível?
title_fullStr Sistema estadual de avaliação participativa e projeto político-pedagógico uma relação possível?
title_full_unstemmed Sistema estadual de avaliação participativa e projeto político-pedagógico uma relação possível?
title_sort Sistema estadual de avaliação participativa e projeto político-pedagógico uma relação possível?
author Prado, Viviane Fátima Lima do
author_facet Prado, Viviane Fátima Lima do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Viviane Fátima Lima do
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema estadual de avaliação participativa
PPP (Projeto político-pedagógico)
Gestão democrática
State system of participatory assessment
Pedagogical-political project
Democratic management
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Sistema estadual de avaliação participativa
PPP (Projeto político-pedagógico)
Gestão democrática
State system of participatory assessment
Pedagogical-political project
Democratic management
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-27
2015
2019-11-21T11:31:42Z
2019-11-21T11:31:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18997
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000008xqc
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18997
identifier_str_mv ark:/26339/0013000008xqc
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172307397640192