Artegrafar uma docência - granulaçõe sem espaços docentes e discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Rosenara da Silva Soares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19671
Resumo: Thismasterthesisproblematizesateachingexperiencebyartographingencounterswiththeeducationofvisualarts.ItseeksinthephilosophiesofdifferenceconceptstotriggertheresearchwithGillesDeleuze(2010;2013),GillesDeleuzeandFélixGuattari(2011;2016;2017),andSilvioGallo(2016).Theproblematizationthatarticulatestheresearchis:Whatcanaresearchdowhenartographingencounterswitheducationinvisualarts?Aimingtocapturethegranulationproducedinspacesforteacherandstudentactionandthequotidian,themethodofartographyisoperatedandinscribeswithartthecollectionoftheteacher/researcher’stransits.Asaresult,thereisateacher-artographer’smovementinthewritingsofamasterdissertation,amongphilosophytexts,art,schoolandimagesthattriggerthethinkingaboutteaching.
id UFSM_68deccc61bfc32729622c5efd7b4b97d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/19671
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Artegrafar uma docência - granulaçõe sem espaços docentes e discentesArtegraf a teacher - granulations in teaching and student spacesEducação e artesDocênciaMenorArtegrafarGranulaçõesEducation and artsTeachingMinorArtographingGranulationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThismasterthesisproblematizesateachingexperiencebyartographingencounterswiththeeducationofvisualarts.ItseeksinthephilosophiesofdifferenceconceptstotriggertheresearchwithGillesDeleuze(2010;2013),GillesDeleuzeandFélixGuattari(2011;2016;2017),andSilvioGallo(2016).Theproblematizationthatarticulatestheresearchis:Whatcanaresearchdowhenartographingencounterswitheducationinvisualarts?Aimingtocapturethegranulationproducedinspacesforteacherandstudentactionandthequotidian,themethodofartographyisoperatedandinscribeswithartthecollectionoftheteacher/researcher’stransits.Asaresult,thereisateacher-artographer’smovementinthewritingsofamasterdissertation,amongphilosophytexts,art,schoolandimagesthattriggerthethinkingaboutteaching.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEsta dissertação problematiza uma docência ao artegrafar encontros com a educação das artes visuais. Busca, nas filosofias da diferença, conceitos para movimentar a pesquisa com Gilles Deleuze (2010, 2013), Gilles Deleuze e Félix Guattari (2011, 2016, 2017) e Silvio Gallo (2016). A problematização que articula a pesquisa é: O que pode uma pesquisa ao artegrafar encontros com a educação das artes visuais? Com intuito de capturar granulações que se produzem em meio aos espaços de atuação docente, discente e no cotidiano, busca-se operar com o método da artegrafia, que inscreve com arte as recolhas dos trânsitos da pesquisadora/professora. Como resultados, apresentam-se um mover-se docente-artegrafeira por entre as escritas de uma pesquisa de dissertação, entre textos de filosofia, arte, escola e imagens que disparam a pensar uma docência.Universidade Federal de Santa MariaBrasilEducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCentro de EducaçãoOliveira, Marilda Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032Rosa, Aline Nunes dahttp://lattes.cnpq.br/9068022432974886Garlet, Francieli Reginahttp://lattes.cnpq.br/2799676382347296Maia, Rosenara da Silva Soares2020-02-27T21:02:46Z2020-02-27T21:02:46Z2019-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19671porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-02-28T06:01:06Zoai:repositorio.ufsm.br:1/19671Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-02-28T06:01:06Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Artegrafar uma docência - granulaçõe sem espaços docentes e discentes
Artegraf a teacher - granulations in teaching and student spaces
title Artegrafar uma docência - granulaçõe sem espaços docentes e discentes
spellingShingle Artegrafar uma docência - granulaçõe sem espaços docentes e discentes
Maia, Rosenara da Silva Soares
Educação e artes
Docência
Menor
Artegrafar
Granulações
Education and arts
Teaching
Minor
Artographing
Granulation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Artegrafar uma docência - granulaçõe sem espaços docentes e discentes
title_full Artegrafar uma docência - granulaçõe sem espaços docentes e discentes
title_fullStr Artegrafar uma docência - granulaçõe sem espaços docentes e discentes
title_full_unstemmed Artegrafar uma docência - granulaçõe sem espaços docentes e discentes
title_sort Artegrafar uma docência - granulaçõe sem espaços docentes e discentes
author Maia, Rosenara da Silva Soares
author_facet Maia, Rosenara da Silva Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Marilda Oliveira de
http://lattes.cnpq.br/7835230852202032
Rosa, Aline Nunes da
http://lattes.cnpq.br/9068022432974886
Garlet, Francieli Regina
http://lattes.cnpq.br/2799676382347296
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Rosenara da Silva Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e artes
Docência
Menor
Artegrafar
Granulações
Education and arts
Teaching
Minor
Artographing
Granulation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação e artes
Docência
Menor
Artegrafar
Granulações
Education and arts
Teaching
Minor
Artographing
Granulation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Thismasterthesisproblematizesateachingexperiencebyartographingencounterswiththeeducationofvisualarts.ItseeksinthephilosophiesofdifferenceconceptstotriggertheresearchwithGillesDeleuze(2010;2013),GillesDeleuzeandFélixGuattari(2011;2016;2017),andSilvioGallo(2016).Theproblematizationthatarticulatestheresearchis:Whatcanaresearchdowhenartographingencounterswitheducationinvisualarts?Aimingtocapturethegranulationproducedinspacesforteacherandstudentactionandthequotidian,themethodofartographyisoperatedandinscribeswithartthecollectionoftheteacher/researcher’stransits.Asaresult,thereisateacher-artographer’smovementinthewritingsofamasterdissertation,amongphilosophytexts,art,schoolandimagesthattriggerthethinkingaboutteaching.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
2020-02-27T21:02:46Z
2020-02-27T21:02:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19671
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922044846538752