Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Claudete da Silva Lima
Data de Publicação: 2007
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000x63c
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28116
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.
id UFSM_691259ac875282a18b45e552456227a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/28116
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formaçãoNavigating through the distance education nets: the ties in the special educators’ autonomy under formationAutonomiaEducação especialEducação a distânciaAutonomySpecial educationDistance educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.This work presents the realized research at the Distance Graduation Course of Special Education offers by Federal university of Santa Maria and developed in Bagé, Livramento and Uruguaiana region Rio Grande do Sul. This work thematic s preoccupation is in the autonomy development possibilities in teachers instructing courses to act in the Special Education, developed through the Distance Education. In this way the investigation sought to analyze the autonomic practices proposed and developed in the course, from Freire s categories. The methodology applied approaches the ethnographic and participative research parameters. It has been done through the following teachers instructing done by the Distance Education Course, in order to notice, analyze and understand the way in how the autonomy development is propose and developed in the course. It has been noticed that the autonomy, in the construction perspective based in the interaction and in the presencial and direct exchange of ideas and practices, it is powered in the students presencial meetings with the teachers and tutors, equally by the contest of the articulation and mediation that is also possible due to the technology. As a result the considerations, reflections, suggests, conjectures, mediations, findings and proposed actions were based in the dialogic practice from the historical research conception, as constructive elements of the totality, in a praxis that seek for the construction of a liberator education.Este trabalho apresenta a pesquisa realizada no Curso de Graduação a Distância de Educação Especial, oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria e desenvolvido no Pólo Regional de Bagé, Livramento e Uruguaiana - RS. A preocupação temática desse trabalho centra-se nas possibilidades de desenvolvimento da autonomia em cursos de formação docente em Educação Especial, desenvolvidos por meio da Educação a Distância. Desta forma a investigação buscou analisar as práticas autônomas propostas e desenvolvidas no curso, a partir de categorias freireanas. A metodologia utilizada aproxima-se dos parâmetros caracterizadores da etnografia e da pesquisa participante. Realizou-se através do acompanhamento da formação docente realizada por meio da Educação a Distância, buscando perceber, analisar e compreender a forma com que o desenvolvimento da autonomia é proposto e desenvolvido no curso. Percebeu-se que a autonomia, na perspectiva de construção fundamentada na interação e troca direta e presencial de idéias e práticas, é potenciado nos encontros presenciais dos alunos com professores e tutores, igualmente pelo concurso das articulações e mediações propiciadas pelas tecnologias. Neste sentido, as considerações, reflexões, proposições, conjeturas, descobertas, mediações e ações propostas têm seu enraizamento na prática dialógica a partir da concepção histórica da pesquisa, como elementos constitutivos da totalidade, numa práxis que busca a construção de uma educação libertadora.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoSiluk, Ana Cláudia PavãoMartins, Claudete da Silva Lima2023-03-08T14:44:14Z2023-03-08T14:44:14Z2007-12-012007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28116ark:/26339/001300000x63cporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-03-08T14:44:15Zoai:repositorio.ufsm.br:1/28116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-03-08T14:44:15Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação
Navigating through the distance education nets: the ties in the special educators’ autonomy under formation
title Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação
spellingShingle Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação
Martins, Claudete da Silva Lima
Autonomia
Educação especial
Educação a distância
Autonomy
Special education
Distance education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação
title_full Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação
title_fullStr Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação
title_full_unstemmed Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação
title_sort Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação
author Martins, Claudete da Silva Lima
author_facet Martins, Claudete da Silva Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siluk, Ana Cláudia Pavão
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Claudete da Silva Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Educação especial
Educação a distância
Autonomy
Special education
Distance education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Autonomia
Educação especial
Educação a distância
Autonomy
Special education
Distance education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
2007
2023-03-08T14:44:14Z
2023-03-08T14:44:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28116
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000x63c
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28116
identifier_str_mv ark:/26339/001300000x63c
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172411347173376