Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000x63c |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28116 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007. |
id |
UFSM_691259ac875282a18b45e552456227a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/28116 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formaçãoNavigating through the distance education nets: the ties in the special educators’ autonomy under formationAutonomiaEducação especialEducação a distânciaAutonomySpecial educationDistance educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.This work presents the realized research at the Distance Graduation Course of Special Education offers by Federal university of Santa Maria and developed in Bagé, Livramento and Uruguaiana region Rio Grande do Sul. This work thematic s preoccupation is in the autonomy development possibilities in teachers instructing courses to act in the Special Education, developed through the Distance Education. In this way the investigation sought to analyze the autonomic practices proposed and developed in the course, from Freire s categories. The methodology applied approaches the ethnographic and participative research parameters. It has been done through the following teachers instructing done by the Distance Education Course, in order to notice, analyze and understand the way in how the autonomy development is propose and developed in the course. It has been noticed that the autonomy, in the construction perspective based in the interaction and in the presencial and direct exchange of ideas and practices, it is powered in the students presencial meetings with the teachers and tutors, equally by the contest of the articulation and mediation that is also possible due to the technology. As a result the considerations, reflections, suggests, conjectures, mediations, findings and proposed actions were based in the dialogic practice from the historical research conception, as constructive elements of the totality, in a praxis that seek for the construction of a liberator education.Este trabalho apresenta a pesquisa realizada no Curso de Graduação a Distância de Educação Especial, oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria e desenvolvido no Pólo Regional de Bagé, Livramento e Uruguaiana - RS. A preocupação temática desse trabalho centra-se nas possibilidades de desenvolvimento da autonomia em cursos de formação docente em Educação Especial, desenvolvidos por meio da Educação a Distância. Desta forma a investigação buscou analisar as práticas autônomas propostas e desenvolvidas no curso, a partir de categorias freireanas. A metodologia utilizada aproxima-se dos parâmetros caracterizadores da etnografia e da pesquisa participante. Realizou-se através do acompanhamento da formação docente realizada por meio da Educação a Distância, buscando perceber, analisar e compreender a forma com que o desenvolvimento da autonomia é proposto e desenvolvido no curso. Percebeu-se que a autonomia, na perspectiva de construção fundamentada na interação e troca direta e presencial de idéias e práticas, é potenciado nos encontros presenciais dos alunos com professores e tutores, igualmente pelo concurso das articulações e mediações propiciadas pelas tecnologias. Neste sentido, as considerações, reflexões, proposições, conjeturas, descobertas, mediações e ações propostas têm seu enraizamento na prática dialógica a partir da concepção histórica da pesquisa, como elementos constitutivos da totalidade, numa práxis que busca a construção de uma educação libertadora.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoSiluk, Ana Cláudia PavãoMartins, Claudete da Silva Lima2023-03-08T14:44:14Z2023-03-08T14:44:14Z2007-12-012007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28116ark:/26339/001300000x63cporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-03-08T14:44:15Zoai:repositorio.ufsm.br:1/28116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-03-08T14:44:15Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação Navigating through the distance education nets: the ties in the special educators’ autonomy under formation |
title |
Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação |
spellingShingle |
Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação Martins, Claudete da Silva Lima Autonomia Educação especial Educação a distância Autonomy Special education Distance education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação |
title_full |
Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação |
title_fullStr |
Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação |
title_full_unstemmed |
Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação |
title_sort |
Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação |
author |
Martins, Claudete da Silva Lima |
author_facet |
Martins, Claudete da Silva Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Siluk, Ana Cláudia Pavão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Claudete da Silva Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Educação especial Educação a distância Autonomy Special education Distance education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Autonomia Educação especial Educação a distância Autonomy Special education Distance education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 2007 2023-03-08T14:44:14Z 2023-03-08T14:44:14Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28116 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000x63c |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28116 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000x63c |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172411347173376 |