Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertoglio, Marcia
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000msqj
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14983
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016.
id UFSM_694156fe1cfe4076c8f4f51931d9e5d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/14983
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médioJellybeans: a playful proposal in teaching spatial geometry in high schoolPoliedrosMaterial concretoConhecimentos préviosAprendizagem significativaPolyhedraConcrete materialsPreliminary knowledgeMeaningful learningCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016.This course conclusion work presents an analysis and reflection on the use of objects present in daily life and building materials, in teaching spatial geometry for possible meaningful learning. The teacher is considered as a mediator and directs the student to build the formal concepts from their previous knowledge, leading him to the perception of content served as something that is part of your everyday life. To this end, a proposal for a structured and differentiated class was applied, renewing teaching practice, with bias on the Theory of Meaningful Learning (TAS) on the study of polyhedra and the Euler relationship - polyhedra construction with bullet gum and toothpicks. The goal was to expand the spatial vision of students and enhance learning of this content in high school.Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise e reflexão sobre o uso de objetos presentes no cotidiano e construção de materiais, no ensino de Geometria Espacial, para uma possível aprendizagem significativa. O professor é considerado como como mediador e direciona o aluno para a construção dos conceitos formais a partir de seus conhecimentos prévios, levando-o à percepção do conteúdo trabalhado como algo que faz parte de sua vida cotidiana. Para tal, foi aplicada uma proposta de aula estruturada e diferenciada, renovando a prática pedagógica, com viés na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), sobre o estudo dos poliedros e a Relação de Euler – Construção de poliedros com bala de gomas e palitos. O objetivo foi ampliar a visão espacial dos discentes e melhorar a aprendizagem deste conteúdo no Ensino Médio.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Naturais e ExatasSantarosa, Maria Cecília PereiraBertoglio, Marcia2018-11-29T14:24:26Z2018-11-29T14:24:26Z2016-05-212016Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14983ark:/26339/001300000msqjporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-11-30T05:02:48Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14983Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-11-30T05:02:48Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio
Jellybeans: a playful proposal in teaching spatial geometry in high school
title Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio
spellingShingle Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio
Bertoglio, Marcia
Poliedros
Material concreto
Conhecimentos prévios
Aprendizagem significativa
Polyhedra
Concrete materials
Preliminary knowledge
Meaningful learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio
title_full Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio
title_fullStr Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio
title_full_unstemmed Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio
title_sort Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio
author Bertoglio, Marcia
author_facet Bertoglio, Marcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santarosa, Maria Cecília Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertoglio, Marcia
dc.subject.por.fl_str_mv Poliedros
Material concreto
Conhecimentos prévios
Aprendizagem significativa
Polyhedra
Concrete materials
Preliminary knowledge
Meaningful learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Poliedros
Material concreto
Conhecimentos prévios
Aprendizagem significativa
Polyhedra
Concrete materials
Preliminary knowledge
Meaningful learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-21
2016
2018-11-29T14:24:26Z
2018-11-29T14:24:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14983
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000msqj
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14983
identifier_str_mv ark:/26339/001300000msqj
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Naturais e Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Naturais e Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172363804737536