Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000msqj |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14983 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016. |
id |
UFSM_694156fe1cfe4076c8f4f51931d9e5d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/14983 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médioJellybeans: a playful proposal in teaching spatial geometry in high schoolPoliedrosMaterial concretoConhecimentos préviosAprendizagem significativaPolyhedraConcrete materialsPreliminary knowledgeMeaningful learningCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016.This course conclusion work presents an analysis and reflection on the use of objects present in daily life and building materials, in teaching spatial geometry for possible meaningful learning. The teacher is considered as a mediator and directs the student to build the formal concepts from their previous knowledge, leading him to the perception of content served as something that is part of your everyday life. To this end, a proposal for a structured and differentiated class was applied, renewing teaching practice, with bias on the Theory of Meaningful Learning (TAS) on the study of polyhedra and the Euler relationship - polyhedra construction with bullet gum and toothpicks. The goal was to expand the spatial vision of students and enhance learning of this content in high school.Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise e reflexão sobre o uso de objetos presentes no cotidiano e construção de materiais, no ensino de Geometria Espacial, para uma possível aprendizagem significativa. O professor é considerado como como mediador e direciona o aluno para a construção dos conceitos formais a partir de seus conhecimentos prévios, levando-o à percepção do conteúdo trabalhado como algo que faz parte de sua vida cotidiana. Para tal, foi aplicada uma proposta de aula estruturada e diferenciada, renovando a prática pedagógica, com viés na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), sobre o estudo dos poliedros e a Relação de Euler – Construção de poliedros com bala de gomas e palitos. O objetivo foi ampliar a visão espacial dos discentes e melhorar a aprendizagem deste conteúdo no Ensino Médio.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Naturais e ExatasSantarosa, Maria Cecília PereiraBertoglio, Marcia2018-11-29T14:24:26Z2018-11-29T14:24:26Z2016-05-212016Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14983ark:/26339/001300000msqjporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-11-30T05:02:48Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14983Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-11-30T05:02:48Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio Jellybeans: a playful proposal in teaching spatial geometry in high school |
title |
Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio |
spellingShingle |
Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio Bertoglio, Marcia Poliedros Material concreto Conhecimentos prévios Aprendizagem significativa Polyhedra Concrete materials Preliminary knowledge Meaningful learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio |
title_full |
Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio |
title_fullStr |
Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio |
title_sort |
Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio |
author |
Bertoglio, Marcia |
author_facet |
Bertoglio, Marcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santarosa, Maria Cecília Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertoglio, Marcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poliedros Material concreto Conhecimentos prévios Aprendizagem significativa Polyhedra Concrete materials Preliminary knowledge Meaningful learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Poliedros Material concreto Conhecimentos prévios Aprendizagem significativa Polyhedra Concrete materials Preliminary knowledge Meaningful learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-21 2016 2018-11-29T14:24:26Z 2018-11-29T14:24:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14983 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000msqj |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14983 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000msqj |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Naturais e Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Naturais e Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172363804737536 |