Implantação do turno integral nas escolas municipais: avanços e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wergutz, Carla Andréa Haas
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000004xbb
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11603
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.
id UFSM_6c2cc649928943bb60d8e4d0ee4f888b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/11603
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Implantação do turno integral nas escolas municipais: avanços e desafiosFull-time deployment in public schools: advances and challengesEducaçãoTurno integralAvançosDesafiosEducationFull-time schoolAdvancesChallengesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.Through a case study, this paper was performed in order to analyze which advances and challenges were encountered with the full-time deployment in the public schools in Santa Clara do Sul - RS about the expansion of the length of students staying in school. Therefore, a literature review on this topic was carried out articulating the studies conducted in the Specialization in Management of Public Education offered by the Federal University of Santa Maria. Aiming a deepening study on full-time deployment in the researched context, a survey was carried out, which consisted of questionnaires answered by managers, teachers and some parents of full-time school, located in the urban area of the municipal system, in the municipality of Santa Clara do Sul - RS, in which, the researcher works in the Education, Culture and Sport Department, in the administrative sector. The collected data were analyzed linking them with the current public policies that governing the full-time processes in Basic Education, particularly, focusing on the role of school management as a promoter of such processes, by articulating the varoius school segments looking for individual and collective strategies that promote the improvement of the supply of full-time, enhancing the interactions and promoting learning sharing by the different actors in the school community. The reflections made based on research seeking improvements in the full-time deployment in public schools, in teacher training and today teaching and learning challenges. The full-time deployment in the city of Santa Clara do Sul was considered positive, according to the conducted research, there are points to be improved, but they will be solved along the process, day-to-day working in schools.Através de um estudo de caso, a presente investigação foi realizada com o objetivo de analisar quais os avanços e desafios encontrados com a implantação do turno integral nas escolas da rede municipal de ensino de Santa Clara do Sul – RS acerca da ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola. Para tanto, foi realizada a revisão de literatura sobre tal temática articulando com os estudos realizados no decorrer do Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria. Visando aprofundar os estudos acerca da implantação do turno integral no contexto pesquisado, foi realizada uma pesquisa de campo, a qual constou de questionários aplicados a gestores, professores e alguns pais de uma escola de turno integral, localizada na zona urbana da rede municipal, do município de Santa Clara do Sul – RS, no qual a pesquisadora atua na secretaria da Educação, Cultura e Desporto, no setor administrativo. Os dados coletados foram analisados articulando-os com as atuais políticas públicas que regem os processos de turno integral na Educação Básica, em particular, enfocando a função da gestão escolar como promotora de tais processos, ao articular os diversos segmentos da escola na busca de estratégias individuais e coletivas que promovam a melhoria da oferta do turno integral, potencializando as interações e promovendo o compartilhamento das aprendizagens pelos diferentes atores que compõem a comunidade escolar. As reflexões realizadas com base na pesquisa buscam melhorias na implantação do turno integral nas escolas públicas, na formação docente e desafios postos na atualidade. A implantação do turno integral no município de Santa Clara do Sul foi considerada positiva, conforme as pesquisas realizadas, mesmo que existam pontos a serem melhorados, os quais poderão ser solucionados no percurso, no dia-a-dia trabalhado nas escolas.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoPereira, Sueli MenezesWergutz, Carla Andréa Haas2017-09-05T11:37:51Z2017-09-05T11:37:51Z2016-08-082016Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11603ark:/26339/0013000004xbbporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-09-05T11:37:51Zoai:repositorio.ufsm.br:1/11603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-09-05T11:37:51Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação do turno integral nas escolas municipais: avanços e desafios
Full-time deployment in public schools: advances and challenges
title Implantação do turno integral nas escolas municipais: avanços e desafios
spellingShingle Implantação do turno integral nas escolas municipais: avanços e desafios
Wergutz, Carla Andréa Haas
Educação
Turno integral
Avanços
Desafios
Education
Full-time school
Advances
Challenges
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Implantação do turno integral nas escolas municipais: avanços e desafios
title_full Implantação do turno integral nas escolas municipais: avanços e desafios
title_fullStr Implantação do turno integral nas escolas municipais: avanços e desafios
title_full_unstemmed Implantação do turno integral nas escolas municipais: avanços e desafios
title_sort Implantação do turno integral nas escolas municipais: avanços e desafios
author Wergutz, Carla Andréa Haas
author_facet Wergutz, Carla Andréa Haas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Sueli Menezes
dc.contributor.author.fl_str_mv Wergutz, Carla Andréa Haas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Turno integral
Avanços
Desafios
Education
Full-time school
Advances
Challenges
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Turno integral
Avanços
Desafios
Education
Full-time school
Advances
Challenges
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-08
2016
2017-09-05T11:37:51Z
2017-09-05T11:37:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11603
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000004xbb
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11603
identifier_str_mv ark:/26339/0013000004xbb
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172284100378624